Wikipédia:Artigos destacados/arquivo/Florestas da Península Ibérica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Floresta de sobreiros no sul de Portugal (Algarve)
Floresta de sobreiros no sul de Portugal (Algarve)

As florestas da Península Ibérica - que são integradas, atualmente, pelos territórios continentais de Espanha, Portugal e Andorra - se enquadram dentro de duas grandes regiões florestais: a eurosiberiana e a mediterrânea. Cada uma delas é caracterizada por um conjunto de plantas e comunidades biológicas que lhe são próprias, podendo, entretanto, haver algumas espécies em comum.

A divisão entre essas duas regiões não é bem definida, existindo áreas de influência dos dois tipos de vegetação. Algumas espécies têm seu hábitat preferencial exatamente nesses pontos de convergência, o que torna muito difícil estabelecer limites precisos.

A flora da Península, por suas condições bio-históricas, geográficas, geológicas e orográficas, é uma das mais ricas e variadas de toda a Europa, comparando-se apenas à de outros países mediterrâneos, como a Grécia e a Itália. Calcula-se que inclua mais de 8.000 espécies diferentes de plantas, sendo muitas delas endêmicas.

O Mediterrâneo, sabe-se hoje, foi submetido no passado a grandes alterações no clima e na vegetação, unidas a outras variações, às vezes muito grandes, no nível do mar e a nas posições relativas das massas continentais (placas européia e africana). Com a introdução de plantas e o isolamento, devido às flutuações marítimas ou às periódicas glaciações, pode-se encontrar uma variada diversidade de espécies vegetais.