Wikipédia:Artigos destacados/arquivo/Mécia Lopes de Haro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
D. Mécia Lopes de Haro, Rainha de Portugal
D. Mécia Lopes de Haro, Rainha de Portugal

D. Mécia Lopes de Haro (ou Mencia Lopez de Haro) (Biscaia, c. 1215 - Palência, c. 1270) foi uma dama leoneso-biscainha, que pelo seu casamento com D. Sancho II terá sido rainha de Portugal. A sua consideração no número de rainhas portuguesas é contestada, uma vez que o seu matrimónio com o monarca português foi anulado pelo Papa Inocêncio IV no Concílio de Lião. D. Mécia teve um papel central na crise política de 1245 em Portugal.

D. Mécia nasceu no seio de uma família nobre de Leão e Castela, sendo a sua mãe D. Urraca de Leão (bastarda de Inês Iniguez de Mendonza e de Afonso IX de Leão) e de Lopo Dias de Haro, senhor da Biscaia, filho de Maria Manrique de Lara e de Diogo Lopes de Haro, 10º senhor de Biscaia.

Descendia, por via da mãe, Urraca Afonso, do primeiro rei português, D. Afonso Henriques, pois o seu avô materno, o rei Afonso IX de Leão era filho de Urraca de Portugal e, portanto, era neto materno de Afonso I de Portugal e de Mafalda de Saboia.

Por volta do ano 1227 D. Álvaro Peres de Castro, um cavaleiro que adquirira reconhecimento na corte durante as guerras de Fernando III contra os mouros, foi incumbido da missão de medianeiro de uma trégua pactuada entre o monarca de Castela e os mouros, que libertaria cerca de 300 cristãos. Entre esses cristãos estava Dias de Haro. No acampamento achava-se também a sua filha, D. Mécia.

D. Álvaro depressa se interessou pela jovem e a presença do filho de D. Sancho I de Portugal, enciumara-o, o que fez com que desposasse D. Mécia, talvez ainda no mesmo ano. Foi a segunda mulher deste, já que a primeira, a condessa de Urgel, foi por ele repudiada entre 1225 e 1228 por não obter descendência. A primeira referência a D. Mécia consta do nobiliário do infante D. Pedro, filho de Sancho I de Portugal, o qual atesta o papel de D. Mécia nas campanhas do seu marido contra os mouros. Não obteve descendência deste casamento.