Wikipédia:Artigos novos/Guia-Relevância de website

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
1. Início Left nav.svg 2. Assunto Left nav 2.svg 3. Relevância Left nav.svg 4. Fontes Left nav.svg 5. Conteúdo Left nav.svg 6. Fim!

Criando um artigo sobre um website, serviço web ou portal

Poucos websites e serviços da internet têm relevância suficiente ou é apropriado para ter um artigo na Wikipédia. "Conteúdo da rede" compreende, mas não se limita a, webcomics, podcasts, blogs, fóruns da Internet, revistas e outras mídias online, portais e servidores. Qualquer conteúdo existente apenas na internet é considerado como conteúdo da rede.

Para um artigo sobre esse tipo de conteúdo ser aceito na Wikipédia, seu conteúdo precisa cumprir com pelo menos um dos seguintes requisitos:

  1. O website, serviço, portal etc precisa ter sido o assunto de terceiros, ou seja, ter fontes independentes.[2]
Isso exclui:
  • Re-publicações de press releases e publicidade para o conteúdo.
  • Menção simples, tais como artigos de jornal que simplesmente publicam o endereço do website. Incluindo trabalhos fiáveis publicados em qualquer formato, tais como artigos de jornal ou revista, livros, documentários televisivos e relatórios publicados por organizações de defesa do consumidor.
  1. O website, serviço, portal etc ganhou prémio reconhecido, reputado e independente, seja de uma publicação ou organização.


O artigo que quer criar cumpre algum dos critérios?

Sim, o artigo vai cumprir com um ou mais critérios Não, o artigo não vai cumprir com nenhum dos critérios O artigo pode parecer apenas publicidade O artigo é para divulgar nosso trabalho Em dúvida se devo criar o artigo



O que é isso?
1 Fontes independentes são fontes que comprovam uma afirmação sem que elas mesmas tenham interesse no fato afirmado Saiba mais
2 Marcas genéricas são marcas que se popularizam a ponto de seus nomes se tornaram um sinônimo do próprio produto, por exemplo Aspirina, Kerosene, etc. Saiba mais