Wikipédia:Beta de multimídia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gtk-dialog-info.svg Esta página encontra-se inativa e é mantida por motivos históricos. Se quiser discutir sobre o assunto abordado é aconselhável fazê-lo na esplanada.
Razão: O player de vídeos HTML 5 foi habilitado em todas as wikis, e o desenvolvimento dos demais recursos foi interrompido.

Durante os dois últimos anos, foram desenvolvidas várias funcionalidades novas para aprimorar o tratamento de multimídia nos projetos da Wikimedia Foundation. Esta página fornece instruções para habilitar estes novos recursos, os quais algumas vezes chamados pelo nome de mwEmbed. O software ainda está em uma fase beta de testes.

Os novos recursos[editar | editar código-fonte]

  • Um sistema que simplifica a pesquisa e a inclusão de arquivos de mídia nos artigos da Wikipédia;
  • Simplicidade no carregamento de vídeos e outros arquivos de mídia para o Wikimedia Commons;
  • Um novo player de vídeo que é capaz de exibir e adicionar legendas;
  • Um editor de sequências para criar uma apresentação que misture imagens e sons;

Habilitando os novos recursos[editar | editar código-fonte]

  • Passo 1 Registre-se
  • Passo 2 Clique no botão "Ativar beta de multimídia (mwEmbed) para todas as páginas" que aparece no topo desta página (veja a imagem abaixo)

Tutorial screen shot add media wizard.png

( Se você estiver registrado mas ainda assim o botão não aparece, clique aqui )

Usando os recursos beta de multimídia[editar | editar código-fonte]

Assistente de carregamento de multimídia[editar | editar código-fonte]

De agora em diante, quando editar os artigos, o ícone do Assistente de Carregamento de Multimídia (Add Media Wizard) estará acessível (veja a imagem abaixo)

Add-media-wizard-button-screen-shot.png

Se desabilitou a "nova" barra de ferramentas, encontrará o botão para o assistente de carregamento de multimídia na antiga barra de ferramentas:

Addmediasnapshot.png

Player de vídeos HTML 5[editar | editar código-fonte]

Vídeo de teste se o recurso beta estiver habilitado, deverá ser exibido o player de vídeo do "html5" com um botão cinza no meio da miniatura

O novo player de vídeo é um player HTML5. Se usar o navegador Firefox, o Google Chrome ou o Opera, a execução de vídeo será nativa. Para o Safari, pode-se baixar e instalar os componentes Xiph QuickTime. Se seu navegador não tem suporte integrado à execução de vídeo, o antigo player JAVA Cortado será usado.

Clicando no botão [CC] da barra de ferramentas do player, poderá selecionar uma das legendas (Closed Caption) disponíveis, ou abrir o editor Universal Subtitles para criar legendas para o vídeo.

Carregamento de vídeo[editar | editar código-fonte]

É mais fácil carregar vídeo, com a nova ferramenta de carregamento Firefogg. O recurso facilita o carregamento no formato que é exigido para a Wikipédia, e os demais projetos Wikimedia. É preciso usar o navegador Firefox. Visite a página de ajuda do Firefogg no Wikimedia Commons para mais informações e instruções.

Controle do Gadget É possível habilitar ou desabilitar o mwEmbed na seção de Gadgets de sua página de preferências. O MwEmbed estará listado sob o nome "Adiciona suporte do mwEmbed...". Use a caixa de verificação para habilitar ou desabilitar e então clique em salvar.

Sequenciador[editar | editar código-fonte]

Para mais detalhes sobre o Sequenciador de mídia Kaltura, visite a página de ajuda do Sequenciador no Wikimedia Commons.

Desabilitando os recursos beta de multimídia[editar | editar código-fonte]

É possível habilitar ou desabilitar o mwEmbed na seção de Gadgets de sua página de preferências. Use a caixa de verificação para habilitar ou desabilitar e então clique em salvar.