Wikipédia:Projetos/Música/Canções

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: "WP:CANÇÕES" redireciona para esta página. Este artigo é sobre uma página do projeto Música. Para o critério de notoriedade, veja WP:SINGLE.



Wikiprojeto:canções

» Canções, composições, hinos, singles.


Navegação

Bem-vindo(a) ao WikiProjeto Canções, cujo objetivo é ser uma página de discussão central para organizar o trabalho (e o trabalho em conjunto) dos diversos sub-projectos constituintes, visto que muitos grupos de artigo / tarefas estão sob o escopo de mais de um projeto assim não havendo um local adequado para a discussão.

Este é um projecto parente do WikiProjecto Música, sendo que a intenção é melhorar os artigos sobre todo o tipo de canções e singles.

Um editor pode participar de diversas formas com o projecto. Tarefas comuns associadas referem-se a criar, vigiar, ampliar e ilustrar. Sugere-se a todos os participantes que incluam a página de discussão do projecto na lista de artigos vigiados para acompanhar os vários tópicos debatidos. Sinta-se à vontade para colaborar e melhorar este projecto. Boas contribuições!

Predefinições[editar código-fonte]

Para páginas[editar código-fonte]

  • {{Marca de projeto|?|Canções|?}} - Para ser colocada na página de discussão de artigos relacionados com álbuns e usada para avaliar a importância e qualidade das respectivas páginas.
  • {{revisão-sobre|Música/Canções}} - Para usar em artigos de fiabilidade duvidosa que necessitem da atenção ou revisão de membros do projeto.
  • {{esboço-canção}} - A usar em artigos sobre canções que sejam ainda esboços.
  • {{esboço-single}} - A usar em artigos sobre singles que sejam ainda esboços. Para esboços mais específicos sobre álbuns consulte esta categoria.
  • Categoria:!Predefinições sobre singles‎ - Categoria com todas as predefinições úteis para artigos relacionados com singles.

Caixas de informação[editar código-fonte]

As caixas de informação são úteis para determinados tipos de páginas:

    • Para todas as caixas de informação sobre música veja esta categoria
    • Para todas as predefinições disponíveis sobre música veja esta categoria

Para editores[editar código-fonte]

Os membros deste projecto gostam de ver novos artigos sobre canções, mas nem todas devem ter um na Wikipédia. A maioria das canções não merecem um artigo e devem ser redireccionadas para um outro artigo relevante, como para o do álbum onde se enquadra como faixa ou ainda para o artigo do artista que a interpreta. Canções que foram classificadas a nível nacional ou que se posicionaram nas tabelas musicais, que ganharam prémios significativos, homenagens, ou ainda que tenham sido lançadas de forma independente por vários artistas famosos, bandas ou grupos, provavelmente, são notáveis. Um artigo separado só é adequado quando há material e referências suficientes para justificar a sua informação detalhada. Muitos consideram que uma canção de um artista notório merece ter uma página individual; outros editores seguem à risca os critérios establecidos pela comunidade. Veja abaixo as políticas que deve seguir:

Nome[editar código-fonte]

Os títulos de artigos do tipo "canção", devem ser nomeados após a música, sem aspas, por exemplo, Paranoid Android. Se existe um outro artigo com o mesmo nome, basta usar o formato '<nome da canção> (canção)', por exemplo, "American Life (canção)". Se houver mais de que uma canção com o mesmo título, em seguida, desambigua, colocando o nome do artista no título, fazendo '<nome da canção> (canção de <nome do artista>) ", por exemplo "Rehab (canção de Rihanna)".

Formatação[editar código-fonte]

Ao criar quaisquer artigos de música, lembrar que a canção e os títulos individuais vão entre aspas "assim" e títulos de álbuns em itálico assim. O título da música deve estar em negrito na primeira frase da introdução e em cronologias, mas as aspas ao redor não devem estar em negrito.

Quando criar hiperligações para artigos de música, use a "tubagem" para esconder os termos desambiguação, por exemplo, usar a sintaxe " [[Rehab (canção de Rihanna)|Rehab]] ", para fazer a ligação, e simplesmente irá aparecer assim "Rehab".

Embora a "tubagem" ser normalmente desencorajada em páginas de desambiguação, títulos de canções e álbuns são uma excepção:

  • Para uma música, usar aspas duplas com a sintaxe: [[Rehab (canção de Rihanna)|"Rehab" (canção de Rihanna)]] , para formatar o título como: "Rehab" (canção de Rihanna).
  • Para um álbum, utilizar duas plicas com a sintaxe: [[Anastacia (álbum)|''Anastacia'' (álbum)]], para formatar o título como: Anastacia (álbum).
  • Veja Wikipédia:Desambiguação para mais detalhes.

Capitalização de títulos de canções[editar código-fonte]

Veja Wikipédia:Projetos/Música/Álbuns#Capitalização

Participantes[editar código-fonte]

última atualização: 21h10min de 20 de junho de 2013 (UTC)


Artigos de canções devem ser colocados em várias categorias, quando aplicáveis:

  1. uma subcategoria de canções: Categoria:Canções por artista e de singles: Categoria:Singles por artista ("Categoria:Canções de <nome do artista>" e/ou "Categoria:Singles de <nome do artista>")
  2. uma subcategoria de Categoria:Canções por ano e/ou Categoria:Singles por ano ([[:Categoria:Canções de <ano>]], [[:Categoria:Singles de <ano>]] para singles).
  3. os compositores deverão ser assinalados também por categoria, em Categoria:Canções por compositor ("Categoria:Canções compostas por <nome do compositor>")
  4. também poderão ser incluídos outro tipo de subcategorias retiradas de Categoria:Canções por país e/ou Categoria:Canções por gênero musical.
  5. por fim, se a canção atingiu o topo de alguma tabela musical por país, poderão ser adicionadas subcategorias a partir de Categoria:Singles número um.

Nota: *A canção pode possuir mais que um intérprete, nesses casos inclua as categorias de canções e/ou singles de quantos artistas a música tenha.

  • Distinga a categoria, no caso de ser canção e no caso de ser single. A diferença está na caixa de informação localizada à direita. Se for de cor amarela, é um single, mas se for azul, é uma canção.
  • Por favor não coloque artigos de música directamente na Categoria:Canções ou Categoria:Singles.

Conteúdo do artigo[editar código-fonte]

Corpo principal[editar código-fonte]

Escreva uma descrição da música. Escreva o básico primeiro (isto é, informações que devem ser contidas na caixa de informação). Então, escreva sobre a música e a letra, suas influências e seu efeito sobre a cultura (com referências, é claro). Porque o artigo inteiro é sobre a canção, é recomendável que haja cabeçalhos de secção com títulos como "Informação sobre a canção" ou "Sobre a música".

Providencie de material factual. Não inclua "pesquisa inédita", tais como opiniões sobre um tema, ou interpretações das letras e/ou dos títulos traduzidos ou até mesmo declarações sobre o que a música é "sobre", a menos que eles podem ser fornecidos sob a forma de citações que podem ser referenciadas a partir de fontes com alguma credibilidade (como o compositor, ou um intérprete notável). Outros sites estão disponíveis para pessoas que querem dar interpretações subjectivas de canções.

Listas de faixas do single[editar código-fonte]

Se a canção for single inclui listas de faixas com diferentes formatos.

Letras e vídeos musicais[editar código-fonte]

Não inclua toda a letra da canção ou incorpore o vídeo da canção no artigo, a menos que você tem certeza que eles estão no domínio público. A maioria das letras e vídeos de música estão sobre direitos de autor, não podem ser colocadas legalmente num artigo. É totalmente proibido na Wikipédia lusófona, colocar no artigo, letras, vídeo ou até mesmo a música, mesmo que seja uma pequena demonstração, pois estão protegidos.

Pela política da Wikipédia, não inclua hiperligações que violem os direitos de autor do artista da canção. Veja Wikipédia:Direitos de autor#Criar ligações para trabalhos sob copyright.

Em relação aos vídeos musicais, apenas deve existir uma ligação externa a um vídeo se este tiver sido carregado pelo cantor, editora discográfica, ou pelo Vevo no YouTube. O canal no YouTube da Billboard também pode ser usado. Para incluir a ligação ao vídeo na caixa de informação, inclua em "Miscelâneo" a predefinição {{Ligação externa vídeo}}, também poderá divulgar a hiperligação na secção "Ligações externas". A lista abaixo inclui alguns dos canais oficiais no TouTube que poderão ser usados como link nos artigos:

Tabelas musicais e sucessão[editar código-fonte]

Canções que são populares o suficiente para aparecer em tabelas musicais oficiais proeminente devem ter uma secção intitulada "Desempenho nas tabelas musicais". Esta secção deve descrever os registos na história das tabelas de música, e geralmente inclui uma tabela mostrando as melhores posições. Se a música alcançou em algum país a primeira posição, abaixo da tabela deve ser incluída uma caixa de precessão e sucessão. Para ajudar a pesquisar a história de uma canção gráfico veja a lista de sites confiáveis que incluem as posições alcançadas nas tabelas musicais abaixo.

Ligações externas[editar código-fonte]

Inclua as seguintes ligações externas:

  • Página oficial da canção ou single;
  • Letras - Apenas sites oficiais, que indiquem os direitos de autor. Ver Wikipédia:Direitos de autor. Exemplos são MTV.com, CMT.com, e Yahoo! Music;
  • Vídeo musical - Apenas sites oficiais, como o da editora discográfica que lançou o vídeo, ou algum sítio confiável que indique os direitos de autor;
  • Algo mais relevante e oficial.

Lista de fontes[editar código-fonte]

Lista de tabelas musicais oficiais[editar código-fonte]

  • AllMusic contém informações incompletas sobre algumas das entidades oficiais responsáveis por posicionar as canções, oferece destaque às tabelas de música da Billboard, como a Hot 100. Contém ainda discografia do artista e atribui os créditos a cada canção.
  • Top40-charts.com na Wikipédia anglófona foi listado como "BAD CHARTS", ou seja, um site não confiável. Embora seja completo e indique a trajectória das posições alcançadas pelos singles.
  • ARIA contém arquivos com os singles de fim-de-ano e a lista de certificações na Austrália.
  • Songfacts.com lista as tabelas de música dos Estados Unidos e do Reino Unido, e contém detalhes de cada canção.
  • Oz Music Charts lista as primeiras posições alcançadas nos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália, desde 1950.
  • Everyhit.com é um top 40 de posições do Reino Unido, desde 1952.
  • The Database of Popular Music é uma extensa lista de canções e inclui as canções com mais sucesso durante o ano no Reino Unido e nos Estados Unidos.
  • Randy Price compila a lista de vendas das canções na Cash Box magazine.
  • Chartstats.com é um arquivo semanal das tabelas musicais do Reino Unido desde 1952.
  • Billboard.com é a tabela oficial dos Estados Unidos.

Lista de fontes a evitar[editar código-fonte]

  • Mariah-Charts é uma página que mostra as posições alcançadas por canções e álbuns desde 1996.

Lista de faixas[editar código-fonte]

  • Freedb é uma base de dados que contém informações sobre gravações de álbuns, lista de faixas, durações, e muito mais.


Conteúdo destacado[editar código-fonte]

Artigo/Lista/Portal destacado Artigos destacados[editar código-fonte]

Artigo bom/Lista boa Artigos bons[editar código-fonte]

Discussões na Wikipédia[editar código-fonte]

Total de discussões: 0

Outros projectos Lista de Wikiprojetos

 

Guia Guia de Wikiprojetos

 

Conselho Conselho de Wikiprojetos

 

Recarregar Recarregar o conteúdo