Wikipédia:CheckUser

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Green check.svg Esta página documenta uma política da Wikipédia lusófona, uma norma amplamente aceita que todos os editores devem normalmente seguir. Quaisquer alterações devem ser consensuais. Ela foi decidida pela Wikimedia Foundation de forma alterável apenas por ela (ver cópia original em meta:CheckUser policy), com trechos reforçados em votação pela comunidade local.
Atalhos:
WP:VC
WP:CU

CheckUser é uma interface especial para utilizadores com permissão de CheckUser. Um editor com o estatuto de CheckUser (verificador de contas) tem a possibilidade de verificar se um determinado usuário é um sock puppet de outro utilizador numa determinada wiki (não em todas). Utilizando esta funcionalidade, consegue-se:

  • Determinar o IP por onde o utilizador edita a Wikipédia
  • Determinar as edições de um determinado IP (mesmo quando logado).
  • Determinar se o usuário que está sendo verificado enviou um e-mail a outro editor por intermédio da interface MediaWiki. A data em que a ação foi executada é acessível aos verificadores. O destinatário do correio eletrônico, porém, permanece oculto.

Esta informação é armazenada apenas durante algum tempo. Logo, edições feitas anteriormente não serão mostradas via CheckUser. É guardado um registo sobre quem fez uso da ferramenta, o qual pode ser visualizado pelos usuários com permissão de CheckUser. Desta forma:

Os sumários com o motivo para a verificação devem ser preenchidos em inglês, preferencialmente.

Os pedidos de verificação podem ser feitos em Wikipédia:Pedidos a verificadores.

Utilização

A ferramenta deve ser utilizada para combater vandalismos, para verificar abusos de socket puppets e para controlar a disrupção dentro do projeto. Destina-se apenas à prevenção de danos a quaisquer projetos da Wikimedia Foundation.

A ferramenta não pode ser empregada para promover controles políticos (patrulhas ideológicas), pressionar editores ou ameaçá-los no contexto de uma disputa editorial. Deve haver um motivo válido para se verificar um usuário. Contas alternativas não são proibidas, desde que não sejam usadas para violar as políticas e recomendações como, por exemplo, participar da mesma votação ou transmitir a impressão de maior suporte a determinado ponto de vista com identidades diferentes.

Notificar um usuário de que este está sendo investigado é permitido, porém, não é obrigatório. Da mesma forma, não é obrigatória a divulgação dos resultados para a comunidade, mas tal poderá ser feito desde que não se desrespeite a política de privacidade.

É permitido verificar um editor específico a partir de um pedido que o mesmo tenha feito, quando o mesmo quiser alegar publicamente a sua inocência, ou um outro editor (que não o próprio) desde que obedeça ao exposto em Wikipédia:Pedidos a verificadores.

Política de privacidade

  • Nos projetos da Wikimedia, a política de privacidade é extremamente importante. A não ser que alguém esteja definitivamente violando as políticas da Wikimedia (vandalismo por bot ou spam) e seja necessário divulgar determinados dados para impedir a continuidade do comportamento desestabilizador, a revelação do seu IP, paradeiro ou de informações suficientes para a sua identificação será considerada violação.
  • O CheckUser requer um nível de confidencialidade semelhante ao que usamos com a nossa informação mais confidencial.
É política da Wikimedia que toda informação pessoal derivada dos dados recolhidos dos registos dos servidores não seja divulgada por quem a ela tenha acesso, exceto nos seguintes casos:
  1. Como resposta a uma notificação ou outro pedido compulsório por parte das autoridades legais.
  2. Com a permissão do usuário em causa.
  3. Ao diretor executivo da Fundação Wikimedia, a seu representante legal ou designado, quando necessário para a investigação de queixas de abuso.
  4. Onde a informação pertencente às visualizações de páginas geradas por um spider ou bot e sua disseminação é necessária para ilustrar ou resolver assuntos técnicos.
  5. Quando o utilizador tenha vandalizado páginas ou tenha-se comportado persistentemente de forma disruptiva, a informação poderá ser divulgada por forma a ajudar à formulação de queixa ao respectivo Serviço Provedor de Internet (ISP), auxiliando no bloqueio das faixas de endereços IP.
  6. Quando seja razoavelmente necessário para a proteção dos direitos, da propriedade ou segurança da Wikimedia Foundation, dos seus utilizadores ou do público.
A política da Wikimedia não permite a distribuição pública dessa informação, em nenhuma circunstância, exceto as acima referenciadas.
  • Mesmo que o utilizador esteja cometendo abusos, é preferível, se possível, não revelar informação pessoal.
  • Por norma, não se deve revelar IP. Apenas fornecer informação sobre se pertence ou não à mesma rede ou similar. No caso de ser fornecida tal informação, assegurar que a pessoa a quem ela é fornecida é de confiança e não a revelará.
  • Se o usuário afirmou que é de algum lugar e o IP confirma isso, não se trata de divulgar informação pessoal na confirmação, caso necessário.
  • Se o utilizador pertencer a um grande Provedor de Serviços Internet (ISP), (ex: AOL, NTL, BT, Telstra), ele é um entre milhões e não é pessoalmente identificável.
  • A revelação do país de origem não é normalmente considerada identificação pessoal (ex: "Usuário:Querulous edita a partir do Brasil, Usuário:Sockpuppet edita a partir de Portugal").
  • Em caso de dúvida, não fornecer detalhes.

Acesso ao estatuto de CheckUser

Desde 11 de abril de 2007, os verificadores deverão ter 18 anos de idade (ou maioridade correspondente ao seu local de residência) e estar dispostos a fornecer a sua identificação à Wikimedia Foundation, de maneira a que possam ser qualificáveis para utilizar a ferramenta. Ver a resolução da fundação

Apenas stewards e pouquíssimos editores estão autorizados a ter acesso de CheckUser. Usuários que não sejam stewards apenas terão o estatuto localmente.

Se em um projeto existirem verificadores locais, as verificações só poderão ser realizadas por estes, de modo geral. Em situações de emergência, ou para verificações em multíplos projetos como no caso de ataques cross-wiki, os stewards estão autorizados a realizar verificações locais. No entanto, deverão remover de si o estatuto de CheckUser assim que a verificação for concluída e notificar os verificadores locais ou informar o ocorrido na lista de e-mail.

Em qualquer wiki, devem existir pelo menos dois verificadores, ou nenhum. A razão desta exigência é para que estes possam controlar-se mutuamente e confirmar suas ações. No caso de restar apenas um verificador local (quando o outro renunciar ou for desnomeado), a comunidade deve escolher um novo verificador imediatamente (de modo que o número mínimo de verificadores está fixado em dois).

Nas wikis em que houver um conselho de arbitragem instituído, cujos membros tenham sido eleitos com o apoio de pelo menos 25 ou 30 membros da comunidade local, os verificadores podem ser indicados apenas pelos árbitros. Após a decisão, um membro do conselho de arbitragem apenas deverá listar os escolhidos em Steward requests/Permissions.

Nas wikis sem um conselho de arbitragem que cumpra os critérios supracitados, ou onde a comunidade prefira eleições independentes, existem duas opções possíveis:

A comunidade deve aprovar os verificadores por consenso. O candidato a CheckUser deverá requerer o acesso à comunidade local e anunciá-lo adequadamente (Esplanada, lista de e-mail quando disponível...) O usuário deve estar familiarizado com a política de privacidade. Após a obtenção de consenso (pelo menos 70%-80% de votos favoráveis ou o maior número de votos em eleições de múltipla escolha) em sua comunidade local, contando com o suporte de, pelo menos, 25 a 30 editores, o usuário deve solicitar o acesso em Steward requests/Permissions, fornecendo uma ligação para a página com a decisão da comunidade.
Se não houver um número suficiente de votantes para a escolha de pelo menos dois verificadores, não poderá haver usuários com tal permissão localmente. Os editores precisarão requerer verificações de contas ou IPs a um steward. Para tanto, o pedido deve ser adicionado à página Steward requests/Checkuser, listando os usuários suspeitos e fornecendo as evidências e diferenciais de edição necessários. Também será preciso um consenso na comunidade. O steward então informará se os usuários utilizam os mesmos IPs, proxies, redes, se são dos mesmos países ou completamente não-relacionados.

Na Wikipédia em língua portuguesa, disponibilizarão de acesso à ferramenta de CheckUser aqueles utilizadores que forem eleitos verificadores de contas, sendo que a perda ou conquista de acesso a tal recurso deverá estar condicionado a perda ou acesso deste estatuto. Para mais detalhes, ver Wikipédia:CheckUser/Candidaturas.

Desde novembro de 2007, o estatuto está desvinculado do estatuto de burocrata.

Lista de e-mail

Há uma lista de e-mail fechada (CheckUser-l) a qual todos os stewards e verificadores devem ter acesso. Para que o verificador tenha acesso a ela, basta enviar um e-mail ao moderador da lista. O canal de e-mail pode ser utilizado para obtenção de ajuda e troca de ideias ou opiniões se houver incerteza acerca do resultado obtido na verificação.

Canal IRC

Existe um canal IRC privado (#wikimedia-checkuser) ao qual todos os stewards e verificadores que utilizam o IRC devem ter acesso. Este canal têm a mesma função da lista de e-mail, mas em tempo real. O verificador pode contatar qualquer membro do canal para obter acesso a ele; o moderador do canal, posteriormente, autorizará o acesso permanente. Se for necessária ajuda adicional para obtenção do acesso, pode-se contatar um steward.

Remoção do acesso

Qualquer verificador que esteja inativo por mais de um ano poderá ter seu acesso removido.

Nos casos de uso abusivo da ferramenta, a pessoa que tiver acesso ao CheckUser perdê-lo-á imediatamente. Como abuso se entendem as verificações feitas rotineiramente sem motivos sérios que as justifiquem (links e provas de mau comportamento deverão ser fornecidos).

As suspeitas de abusos deverão ser discutidas localmente em cada wiki. Em comunidades com um conselho de arbitragem instituído, este é que deverá decidir pela remoção de acesso à ferramenta. Comunidades sem o ArbCom deverão realizar votação relativa à remoção do acesso ao estatuto. A remoção só pode ser feita pelos stewards. Os stewards, por sua vez, não podem decidir sozinhos pela remoção, mas poderão ajudar fornecendo as informações necessárias para se provar o abuso (registros de verificação). Se necessário e, sobretudo, se ocorrer desrespeito à política de privacidade, o Conselho da Wikimedia Foundation poderá ser consultado sobre a remoção do acesso ao CheckUser.

Queixas de abusos de CheckUser ou de violação da política de privacidade podem ser encaminhadas à Ombudsman commission.

Complementarmente à política oficial global, foi decidido na votação de ativação do estatuto para a Wikipédia lusófona que o utilizador que abusar do uso de tal ferramenta deverá passar por uma votação sobre a perda de acesso aos estatutos de burocrata (caso o possua) e de administrador.

Usuários com estatuto de verificador de contas

Atalho:
WP:UEVC

Atuais

Ativo Jbribeiro1 - (desde 21 de setembro de 2013discussãocontribuiçõesediçõesações) Obs: As ações são visíveis apenas para os CheckUsers.
Ativo Lord Mota - (desde 10 de março de 2014discussãocontribuiçõesediçõesações) Obs: As ações são visíveis apenas para os CheckUsers.
Ativo Teles - (desde 05 de junho de 2014discussãocontribuiçõesediçõesações) Obs: As ações são visíveis apenas para os CheckUsers.

Verificadores anteriores

O mandato do seguinte verificador terminou a 18 de maio de 2014:

Anterior Teles - (desde 17 de maio de 2013discussãocontribuiçõesediçõesações) Obs: As ações são visíveis apenas para os CheckUsers.

O seguinte verificador foi desnomeado a 19 de abril de 2014:

Anterior Nelson Teixeira - (desde 7 de março de 2013discussãocontribuiçõesediçõesações) Obs: As ações são visíveis apenas para os CheckUsers.

O seguinte verificador resignou a 28 de janeiro de 2014:

Anterior Eduardofeld - (desde 23 de junho de 2013discussãocontribuiçõesediçõesações) Obs: As ações são visíveis apenas para os CheckUsers.

O seguinte verificador resignou a 1 de junho de 2013:

Anterior Biologo32 - (desde 9 de março de 2013discussãocontribuiçõesediçõesações) Obs: As ações são visíveis apenas para os CheckUsers.

O mandato do seguinte verificador terminou a 26 de abril de 2013:

Anterior Teles - (desde 24 de abril de 2012discussãocontribuiçõesediçõesações) Obs: As ações são visíveis apenas para os CheckUsers.

O seguinte verificador resignou a 12 de abril de 2013:

Anterior Jbribeiro1 - (desde 23 de abril de 2012discussãocontribuiçõesediçõesações) Obs: As ações são visíveis apenas para os CheckUsers.

O seguinte verificador resignou a 14 de fevereiro de 2013:

Anterior Luckas Blade - (desde 26 de abril de 2012discussãocontribuiçõesediçõesações) Obs: As ações são visíveis apenas para os CheckUsers.

O seguinte verificador resignou a 8 de junho de 2012:

Anterior viniciusmc - (desde 21 de abril de 2012discussãocontribuiçõesediçõesações) Obs: As ações são visíveis apenas para os CheckUsers.

O mandato dos seguintes verificadores terminou a 11 de novembro de 2010:

Anterior Castelobranco - (desde Novembro de 2009discussãocontribuiçõesediçõesações) Obs: As ações são visíveis apenas para os CheckUsers.
Anterior Ruy Pugliesi - (desde Abril de 2009discussãocontribuiçõesediçõesações) Obs: As ações são visíveis apenas para os CheckUsers.
Anterior Teles - (desde Novembro de 2009discussãocontribuiçõesediçõesações) Obs: As ações são visíveis apenas para os CheckUsers.

O seguinte verificador resignou a 23 de outubro de 2010:

Anterior Daimore - (desde Novembro de 2009discussãocontribuiçõesediçõesações) Obs: As ações são visíveis apenas para os CheckUsers.

O mandato do seguinte verificador terminou a 11 de novembro de 2009:

Anterior Alexanderps - (desde Abril de 2008discussãocontribuiçõesediçõesações) Obs: As ações são visíveis apenas para os CheckUsers.

O seguinte verificador resignou a 24 de agosto de 2009:

Anterior Nuno Tavares - (desde Novembro de 2008discussãocontribuiçõesediçõesações) Obs: As ações são visíveis apenas para os CheckUsers.

O seguinte verificador foi desnomeado a 20 de abril de 2009:

Anterior Beria - (desde Novembro de 2008discussãocontribuiçõesediçõesações) Obs: As ações são visíveis apenas para os CheckUsers.

O seguinte verificador resignou a 16 de março de 2009:

Anterior Adailton - (desde Novembro de 2008discussãocontribuiçõesediçõesações) Obs: As ações são visíveis apenas para os CheckUsers.

O mandato do seguinte verificador terminou a 11 de novembro de 2008:

Anterior Nuno Tavares - (desde Novembro de 2007discussãocontribuiçõesediçõesações) Obs: As ações são visíveis apenas para os CheckUsers.

O seguinte verificador resignou a 12 de setembro de 2008:

Anterior Epinheiro - (desde Novembro de 2007discussãocontribuiçõesediçõesações) Obs: As ações são visíveis apenas para os CheckUsers.

O seguinte verificador resignou a 27 de março de 2008:

Anterior PatríciaR - (desde Novembro de 2007discussãocontribuiçõesediçõesações) Obs: As ações são visíveis apenas para os CheckUsers.

Ver também