Wikipédia:Citando a Wikipédia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Se você usou em seu trabalho conteúdos disponibilizados na Wikipédia, é fundamental que faça menção desta fonte na lista de referências. Segundo as normas da Associação Brasileira de Normas técnicas - ABNT, norma NBR 6023:ago 2003 a forma indicada é a seguinte:

NOME do verbete. In: título da enciclopédia. Disponível em:. <Endereço>. Acesso em: data.

Exemplo 

CONTEÚDO aberto. In: Wikipédia: a enciclopédia livre. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Conteúdo_aberto&oldid=15696001> Acesso em: 8 out 2009.

Gerando citações

No menu "ferramentas" ao lado de cada artigo da Wikipédia, há a opção "Citar este artigo". Quando escolhida, o software da Wikipédia gerará automaticamente os textos para a citação do respectivo artigo.

As citações são geradas nos seguintes estilos: ABNT, American Psychological Association, Modern Language Association, Modern Humanities Research Association, Chicago Manual of Style, Council of Science/Biology Editors, Bluebook: a Uniform System of Citation, BibTeX.

É recomendável verificar a sintaxe da citação, a fim de que sejam atendidas às exigências do local onde ela será posta.

Citando com ABNTeX e BibTeX

 @inbook{wiki:TeoriaDosErros,
   publisher = "Wikimedia",
   title = "Teoria dos erros",
   booktitle = "Wikip\'edia: a enciclop\'edia livre",
   year = "2015",
   url = "\url{http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Teoria_dos_erros&oldid=1812415}",
   urlaccessdate = "21 abr. 2006"
 }

O código acima produz:

TEORIA dos erros. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. Wikimedia, 2006. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Teoria dos erros&oldid=1812415>. Acesso em: 21 abr. 2006.

Wikipédia como fonte

Assim como qualquer outra fonte de pesquisa, especialmente aquelas de autoria não conhecida, recomenda-se estar atento para, se possível, verificar independentemente a exatidão das informações da Wikipédia. Para muitas finalidades, mas particularmente no meio acadêmico, a Wikipédia e as enciclopédias em geral podem não ser uma fonte aceitável – pelo menos quando não usadas sem corroboração das informações por outras fontes. Considerando que grande parte do conteúdo da Wikipédia está referenciado, uma alternativa é citar as fontes confiáveis presentes no verbete, em vez de citar apenas este último.

Normalmente, o uso acadêmico da Wikipédia e de outras enciclopédias é para compreender as generalidades de um problema e reunir palavras-chave, referências e indicações bibliográficas. A Wikipédia é uma wiki, portanto pode ser alterada por qualquer pessoa com acesso à internet. Por mais que ofereça boa visão geral sobre grande parte dos tópicos cobertos, a Wikipédia pode sofrer a qualquer momento alterações com exclusão de informações exatas ou acréscimo de informações falsas, as quais o leitor pode eventualmente não reconhecer como tais.

Para mais informações, ler a página de aviso geral da Wikipédia em português.

Citando a Wikipédia na tradução de artigos

Segundo as licenças de direitos de autor sob as quais são publicados os artigos da Wikipédia, permite-se a modificação e reutilização dos textos, desde que, entre outras condições, haja atribuição de autoria. A exigência de atribuição de autoria fica satisfeita, por exemplo, com um link para a página da Wikipédia que foi reutilizada.

Para indicar um link ao traduzir material da Wikipédia em outras línguas para a Wikipédia em português, é possível fazê-lo no sumário de edição[1] ou conforme descrito na documentação de predefinições como {{Tradução/ref}} ou {{Traduzido}}.

Referências

  1. Termos e condições de uso Wikimedia Foundation. Visitado em 12 de abril de 2015. "Caso importe texto sob uma licença CC BY-SA que exija atribuição, você deverá dar crédito ao(s) autor(es) de uma maneira razoável. Quando tal crédito for normalmente atribuído através de históricos de página (tais como cópias internas da Wikimedia), será suficiente fazer a atribuição no sumário de edição, que é registrado no histórico da página, ao importar o texto."