Wikipédia:Como contribuir para a Wikipédia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sobre a Wikipédia
Políticas
Portal comunitário
Decisões da comunidade
Manutenção de conteúdo
Guias de ajuda
FAQ e Glossário
O que se segue é um artigo informativo sobre a Wikipédia, que foi entendido como consensual em Wikipédia:Esplanada/propostas/Oficializar artigos informativos (30mai2012).
Prefira utilizar a página de discussão ou até mesmo a esplanada antes de fazer uma modificação que altere o contexto.

Eu gostaria de contribuir para a Wikipédia. O que eu devo fazer?

Primeiro, faça uma lista de tudo o que você sabe. Então, escreva um artigo para cada coisa na lista. Se, por alguma razão, isto não for prático, aqui estão outras dicas para ajudá-lo a iniciar:

  • Escolha um tópico de seu interesse. Descubra o que já foi escrito sobre esse tópico. Melhore os artigos que já foram escritos. Preencha as lacunas criando novos artigos sobre aspectos do tópico que não foram cobertos ainda.
  • Visite uma Página Aleatória. Encontre nesta página uma ligação para um artigo que ainda não foi escrito (representado por uma palavra sublinhada e de cor encarnada - vermelho -, ou seguida de um ponto de interrogação azul). Clique na palavra sublinhada (ou no ponto de interrogação), e adicione algo sobre esse tópico.
  • Escreva sobre algo que você não conhece. Use isso como uma desculpa para pesquisar um novo tópico. Enquanto você aprende sobre isso, vá escrevendo o que descobre, aqui na Wikipédia. Na realidade, isso é uma boa ajuda aos estudos, porque o força a tomar notas, a organizar a informação e a expor o que você aprendeu em suas próprias palavras.
  • Faça um projeto! Pegue num livro e escreva um sumário, capítulo por capítulo. Faça páginas para todas as personagens. Ou faça isso com o seu universo fictício favorito (por exemplo, a Guerra das Estrelas ou a Terra Média). Escolha seu ator favorito e faça resenhas de todos os seus filmes. Escolha sua cidade favorita e construa páginas para todas as suas atrações favoritas. Ou crie artigos sobre as suas bandas favoritas, seus membros e seus álbuns.
  • Encontre um grande tópico como a Segunda Guerra Mundial ou a História da China e crie uma página principal, e todas as páginas de subcategorias. Liste todos os tópicos, que devam ser cobertos para um tratamento completo. Você não precisa escrever artigos para todos esses tópicos. Mas se você construir um índice para tudo o que precisa ser escrito, algumas pessoas vão começar a escrever!
  • Você não tem que criar artigos do zero para contribuir. Edite páginas corrigindo gramática e grafia. Remova ou reescreva o que não fizer sentido. Corrija textos falsos ou incorretos. Transforme palavras em links Wiki. Encontre páginas redundantes e combine-as. Faça uma visita ao Estaleiro e descubra artigos que estão a necessitar da sua colaboração.
  • Fale da Wikipédia aos seus amigos, seus inimigos ou a estranhos na rua. Contrate aviadores para escrever "pt.wikipedia.org" no céu. Espalhe a palavra. Divulgue em seu blog ou site pessoal. Inclua o link para http://pt.wikipedia.org na sua assinatura de e-mail. Wikipédia precisa de você tanto quanto você precisa dela!

Para informações mais básicas sobre como contribuir com a Wikipédia, veja Como começar uma página. Para conselhos mais aprofundados sobre a Wikipédia, leia o livro de estilo e as perguntas frequentes, descubra coisas a não fazer, o que a Wikipedia não é e, por que não, leia a página de Ajuda, que liga a muitas outras páginas importantes.

Precisa-se de artigos de alunos

Se é docente ou professor numa escola, politécnico ou universidade, encorajamo-lo a usar a Wikipédia nas aulas para demonstrar como é que um endereço Web de conteúdo aberto funciona. Não é a primeira pessoa a fazê-lo e muitos destes projectos tiveram como resultado tanto o aumento de conhecimentos dos estudantes, como acrescentar conteúdo útil à Wikipédia. Uma vantagem em relação aos trabalhos habituais é o estudante lidar com situações no mundo real, o que não é só educacional, como também torna interessante a elaboração do trabalho («o mundo vê o meu trabalho»), resultando, provavelmente, numa maior dedicação. Além disso, dá uma oportunidade aos estudantes de colaborarem nos apontamentos e artigos da disciplina e o esforço pode ficar em linha para referência, em vez de ser esquecido ou deitado fora, como costuma acontecer com os relatórios em papel ou os sistemas informáticos que são reinicializados rotineiramente.

Com os maiores agradecimentos

Contribuições positivas, como as suas, é que tornam a Wikipédia possível.