Wikipédia:Como resolver disputas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Pedidos de opinião Resolução de disputas Normas de conduta 
Resolução de disputas
Páginas informativas

É muito fácil entrar numa disputa online, em especial na Wikipédia, onde ao editar você, de maneira efetiva, pisa nas palavras de outros usuários. Disputas online podem ser bem mais amargas, porque é fácil esquecer que por trás do texto simples há uma pessoa que o digita, que provavelmente está aqui pelas mesmas razões que você.

Não se esqueça que as pessoas em geral são protetoras de suas ideias e seu gosto, que são coisas que entram na escrita e nas decisões. Como resultado, egos podem ser feridos facilmente numa edição. Como você pode ter notado, a resposta nem sempre é uma lamúria mas sim uma ânsia de retaliar. Não faça isso, nunca parta para ataques pessoais. No mínimo, as páginas de discussão dão a oportunidade de impedir que egos sejam machucados ou então de aplacar os que já estejam. No entanto, elas são, acima de tudo, lugares para se estabelecerem acordos sobre como melhor escrever os artigos às quais elas estão ligadas. Devemos sempre perdoar e esquecer.

Evite

Colabore para manter um ambiente pacífico na Wikipédia, assim todos ganham.

A melhor maneira de resolver uma disputa é, a princípio, evitá-la.

Seja respeitoso para com os outros e seus pontos de vista. Isto significa primariamente: Não fique revertendo as mudanças de uma disputa. Quando alguém fizer uma edição que você considera preconceituosa ou imprecisa, melhorar esta edição é melhor que revertê-la. Faça um bom sumário de edição quando fizer mudanças significativas que alguém possa vir a discutir e coloque a razão da mesma na aba de discussão. A Regras das três reversões proíbe o uso de reversões repetitivas. Se você encontrar um conduta rude ou inapropriada, resista à tentação de responder no mesmo nível e não faça ataques pessoais.

Escreva de acordo com o "guia do artigo perfeito" e siga o princípio da imparcialidade. Também ajudará se você escrever "defensivamente" e limitar a parcialidade dos seus artigos. Não faça ataques pessoais e, para mais recomendações, veja as Wikipédia:Normas de conduta.

Dicas

  • Deverá sempre respeitar as normas de conduta. Em particular:
  • Assine e coloque a data de edição nas suas mensagens.
  • Lembre-se sempre que você tem um ponto de vista.
  • Deixe bem claro qual o assunto que está a abordar, especialmente quando estiver a responder a outra mensagem.
  • Citar uma mensagem é bom, mas declarar como você a interpretou é melhor. Antes de afirmar que alguém está errado, admita a possibilidade de falha de comunicação.
  • Não ignore perguntas.
  • Se alguém discordar da sua edição, explique os motivos por detrás da sua modificação.
  • Desista de uma discussão quando não tiver mais o que dizer; ou admita quando os seus argumentos forem baseados em intuição ou gosto.
  • Tente chegar a um acordo.
  • Não faça as pessoas debaterem posições que você realmente não defende e não prolongue seu discurso desnecessariamente para evitar que uma decisão seja tomada
  • Termos como "racista", "machista", ou até mesmo "mal escrito" colocam qualquer um em postura defensiva. Desta forma, é difícil discutir os artigos de maneira produtiva.
  • Durante as discussões mais animadas, frequentemente dizemos coisas das quais depois nos arrependemos. Não esconda este sentimento.
  • Dê os seus elogios a quem os merece. Todos gostam de se sentir apreciados, especialmente num ambiente que requer compromissos frequentemente.
  • Esteja sempre pronto a pedir desculpas.
  • Se disser alguma besteira (acontece, errar é humano) risque o trecho da mensagem utilizando <s></s> que aparecerá assim: trecho riscado
  • Quando uma discussão educada fracassar, faça uma pausa se estiver discutindo ou recomende uma pausa se estiver mediando.
  • Volte após uma semana ou duas. Se ninguém estiver mediando e você acreditar que um mediador é necessário, convide alguém.
  • Siga a regra das três reversões - nunca reverta a mesma página mais de três vezes no mesmo dia.
  • Faça bons sumários de edição, de maneira a que suas ações sejam claras e transparentes.

Estratégias de defesa

A não-violência é o melhor caminho contra a violência.

Quem estamos querendo enganar? Palavras hostis serão atiradas de vez em quando. Lembre-se, alguns de nós têm apenas 12 anos. Além de quê, parece que qualquer um pode regredir para seus 12 anos por curtos períodos de tempo. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer quando alguém estoura de raiva, fica vingativo, ou qualquer outro se desvia do jeito polido de se fazer as coisas:

  • Simplesmente ignore: você não é obrigado a responder a alguns tipos de comentários negativos.
  • Alerte seu antagonista que ele machucou seus sentimentos. Essa abordagem tem bem mais hipóteses de despertar simpatia do que uma abordagem agressiva. Você tem inclusive bem mais chance de receber um pedido de desculpas se a pessoa que o ofendeu não percebeu que fez isso, o que com frequência é o caso.
  • Evite usar linguagem ofensiva. Substitua-a por algo mais civilizado. Se um comentário que lhe for feito tiver alguma opinião real sendo defendida, responda à opinião e não à ofensa.

Primeiro passo: fale com as partes envolvidas

O primeiro recurso para resolver quase todos os conflitos é discutir na aba de discussão. Contate a outra parte na aba de discussão do usuário ou use a aba de discussão do artigo em questão. Nunca transporte uma disputa para a página do próprio artigo. Quando discutir um artigo ou item do mesmo, fique calmo e não faça ataques pessoais. Considere a perspectiva da outra pessoa e tente chegar a um acordo ou compromisso. Presuma sempre que a outra pessoa esteja agindo com boas intenções, a menos que haja claras evidências do contrário.

Durante este estágio e em outros estágios mais avançados do processo, conversar com as outras partes não é simplesmente uma formalidade para que logo a seguir se desvie para um outro fórum. Evitar uma discussão é um boa justificativa para demonstrar que você esta tentando aumentar a disputa em vez de resolvê-la. Isto o tornará menos simpático para as demais pessoas e pode efetivamente ser usado mais tarde em outras resoluções ou disputas. Por outro lado, manter uma discussão sustentada e uma negociação séria entre as partes, mesmo que sem resultados imediatos, mostra que você está interessado em achar a solução dentro das políticas da Wikipédia.

O objetivo é alcançar o que todos queremos, uma Wikipédia de paz!

Segundo passo: distancie-se por um tempo

Uma solução simples é simplesmente parar de editar um dado artigo durante algum tempo. Mais tarde, você poderá provavelmente retornar à edição desse artigo, quando os problemas previamente existentes já não acontecerem e o editor com quem você teve a disputa também já se tenha distanciado. Enquanto isto não acontecer, o artigo em disputa irá evoluir e outros editores poderão ficar interessados no artigo, trazendo consigo diferentes perspectivas que poderão ser úteis se o assunto da disputa voltar a renascer.

Uma sugestão é fazer uma WikiPausa e voltar depois que os ânimos das partes envolvidas tiverem retornado ao normal, geralmente após uma semana ou duas os sentimentos negativos tendem a desaparer ou se reduzir. Lembre-se: a Wikipédia não é assim tão importante.