Wikipédia:Conselho de WikiProjetos/Manual/Grupo de trabalho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Um Grupo de Trabalho (em inglês: taskforce) é um subgrupo dependente de um WikiProjecto maior que cobre uma parte do assunto desse WikiProjecto.

A principal diferença entre um Grupo de Trabalho e um WikiProjecto (e a razão pela qual foi desenvolvido o conceito de Grupo de Trabalho) é que um Grupo de Trabalho diminui a quantidade de burocracia nas suas actividades ao utilizar os procedimentos e as estruturas técnicas do projecto sob o qual se insere (o projecto progenitor) tanto quanto possível. Desta forma, por exemplo, um Grupo de Trabalho utilizará o sistema de revisão de artigos e de classificação do projecto progenitor em vez de criar um para si. Isto permite ao Grupo de Trabalho focar-se principalmente na escrita e melhoramento de artigos, sem ter que aplicar esforços consideráveis para manter a sua estrutura interna.

Um Grupo de Trabalho é criado geralmente numa subpágina do projecto progenitor. Nos casos em que um Grupo de Trabalho tem mais de um projecto como progenitor (por outras palavras, se o seu tema é abrangido por mais de um WikiProjecto), a subpágina pode ser criada em qualquer dos projectos, e no outro projecto é criado um redireccionamento para a subpágina correspondente.

A página de um Grupo de Trabalho pode ter qualquer forma, mas deve conter inicialmente o mínimo de burocracia. WikiProjectos com um grande número de Grupos de Trabalho podem adoptar um formato mais ou menos estandardizado para todos eles, talvez até incluindo ferramentas comuns, como por exemplo listas de predefinições standard.

Grupos de Trabalho não deverão ter geralmente as suas próprias etiquetas para páginas de discussão, em vez, estas devem ser integradas na etiqueta do projecto progenitor através de parâmetros opcionais. É possível usar esta integração de forma a criar automaticamente dados de avaliação baseados no utilizado pelo projecto progenitor; desta forma, os Grupos de Trabalho não precisam de realizar as avaliações independentemente.

Os Grupos de Trabalho são essencialmente estruturas sociais, mas geralmente contêm os seguintes itens associados.

Subpágina própria[editar código-fonte]

Como já foi dito acima, um Grupo de Trabalho é geralmente criado numa subpágina do projecto progenitor. Nos casos em que um Grupo de Trabalho tem mais de um projecto como progenitor a subpágina pode ser criada em qualquer dos projectos, e no outro projecto é criado um redireccionamento para a subpágina correspondente.

A página de um Grupo de Trabalho pode ter qualquer forma, mas deve conter inicialmente o mínimo de burocracia. WikiProjectos com um grande número de Grupos de Trabalho podem adoptar um formato mais ou menos estandardizado para todos eles, talvez até incluindo ferramentas comuns, como por exemplo listas de predefinições standard.

Secções da página[editar código-fonte]

Cada Grupo de Trabalho geralmente tem as seguintes secções na sua página:

  • O tema a que se o Grupo se dedica
  • Uma lista de participantes
  • Uma lista de coisas a fazer

Adicionalmente, pode conter:

  • Recomendações específicas para o Grupo
  • Listas de Artigos Destacados ou de qualidade
  • Lista de recursos que podem ser úteis ao Grupo de Trabalho

Outros[editar código-fonte]

Outros itens que um Grupo de Trabalho geralmente tem incluem:

  • Pelo menos uma categoria para o Grupo
  • Uma secção na etiqueta do WikiProjecto na página de discussão; esta pode ser usada para atribuir avaliações separadas

Infrastrutura do Projecto progenitor[editar código-fonte]

Os Grupos de Trabalho geralmente aproveitam as estruturas burocráticas e administrativas do projecto progenitor. Mais detalhes podem ser encontrados abaixo na secção "Criando um Grupo de Trabalho", mas algumas dessas estruturas são:

  • Avaliação: Isto inclui a etiqueta da página de discussão (que geralmente pertence ao projecto progenitor, mas possui um marcador para o Grupo de Trabalho). Isto significa que o Grupo não precisa de fazer as suas próprias avaliações, e podem depender do projecto progenitor para isso.
  • Predefinições de navegação dentro do Projecto
  • Criação inicial da página e integração com o resto do WikiProjecto
  • Outros processos burocráticos

Por vezes ajuda ver grupos de trabalho em ação, por vezes, designados por alguns projetos como "subprojetos". O WikiProjeto Árvore da Vida deu origem a uma variedade de grupos de trabalho que seguem o mesmo padrão; veja por exemplo Artrópodes ou Primatas.

Vale também mencionar o WikiProjeto Portugal (vide os seus vários grupos de trabalho), o WikiProjeto Nordeste do Brasil (vide seus grupos de trabalho), e o Projeto Aviação (vide os grupos para construção de infocaixas para aeroportos e padronização e unificação das infocaixas sobre aeronaves).

Se pretende criar um Grupo de Trabalho num WikiProjecto existente, deve conseguir um consenso dos outros membros do projecto antes de se incomodar em ler as secções seguintes; estas foram escritas com o objectivo de ajudar um WikiProjecto existente a criar Grupos de Trabalho, em especial o seu primeiro.

A primeira questão a colocar é se o seu WikiProjecto tem tamanho suficiente para beneficiar da criação de Grupos de Trabalho. De acordo com as recomendações de editores de WikiProjectos bem sucedidos na Wikipédia em inglês, os Grupos de Trabalho devem começar a ser equacionados mais seriamente quando o WikiProjecto tem 50 a 100 membros. Adicionalmente, um bom número de pessoas para começar um Grupo de Trabalho é cinco, embora possa não ser eficaz até que atinja cerca de 10 pessoas. Uma outra noção é a de que a criação de Grupos de Trabalho encoraja as pessoas a aderirem, em vez de criarem o seu próprio WikiProjecto e gerarem um monte de burocracia.

Esta página ainda está bastante incompleta, e no futuro deverá apresentar recomendações sobre os passos de criação de Grupos de Trabalho. Se conhecer casos de Grupos bem sucedidos na Wikipédia em língua portuguesa, pode ser útil partilhar aqui o processo que levou à sua criação.


Ver também a categoria: !Grupos de trabalho de WikiProjetos