Wikipédia:Conta de propósito único

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Uma conta de propósito único (CPU) é uma conta de usuário que edita um único artigo ou um grupo de artigos relacionados, ou que realiza edições de forma similar num grupo de artigos não-relacionados da Wikipédia. A presença de tais contas com objetivos claramente definidos tem provocado uma forte reação entre a comunidade. Alguns editores preocupam-se com a possibilidade de que contas de propósito único não sejam consoantes com os padrões de imparcialidade ou isenção, conflitando assim com aquilo que a Wikipédia não é. Outros editores contra-argumentam ressaltando a necessidade que a comunidade tem de atrair usuários novos e bem-informados, versados num assunto específico, sendo assim capazes de citar fontes relevantes confiáveis. Identificar e interagir com estas contas de propósito único exige tanto civilidade quanto tato.

Identificação de CPUs[editar código-fonte]

Enquanto um novo usuário sem qualquer histórico de edições, que comece imediatamente a realizar tarefas que aparentemente exigem as habilidades de um editor experimentado (tais como editar páginas fora do domínio principal, carregar imagens ou participar numa discussão) pode ser um sock puppet ilegítimo, ainda resta a possibilidade de que as contribuições de um novo usuário sejam, alternativamente, o produto de um anônimo desinteressado, com experiência prévia como IP, desejando melhorar o projeto Wikipédia. Por isso, declarações sobre motivos partidas de um usuário experiente e direcionadas a usuário novato não são geralmente recomendados. O termo deve ser usado descritivamente e não lido pejorativamente, a menos que uma agenda disruptiva tenha sido claramente estabelecida. Os usuários devem ser informados sobre as políticas e recomendações relevantes de forma civilizada e cortês, especialmente se um rótulo for aplicado ao comentário.

Novos usuários que agem de boa-fé, frequentemente editam tópicos pelos quais têm um interesse geral. Tais contas requerem um exame detalhado sem sobressaltos antes que possam ser acusadas de qualquer quebra de políticas e recomendações oficiais. Especificamente, alguns editores novos podem não estar cientes de que editar um único tópico, e nisso acrescentar seus próprios pontos de vista, possa levar alguns editores a reputar menos importância a suas ideias ao discutir artigos. Alguns usuários experientes da Wikipédia podem ser ativos numa ampla variedade de artigos e visam expandir a enciclopédia como um todo. Proponentes deste aspecto da cultura da Wikipédia esperam que novos usuários desenvolvam um interesse mais amplo.

Somente podemos formar opiniões sobre editores como resultado de suas ações. Ao longo do tempo, eles podem diversificar suas contribuições. Usuários que continuem a trabalhar numa estreita faixa de artigos podem encontrar dificuldade em construir credibilidade nas discussões da comunidade, embora a melhoria contínua de uma seção específica da Wikipédia não deveria desqualificar a opinião de um especialista. Como em todos os artigos da Wikipédia, os usuários precisam citar evidências relevantes verificáveis de fontes fiáveis para sustentar seu ponto de vista. Inevitavelmente, alguns editores experimentados podem não concordar com as interpretações citadas durante discussões de conteúdo. Por favor, não se sinta desencorajado por tais editores. Eventualmente, irão respeitá-lo.

Pode ser útil citar as políticas oficiais a respeito de sock puppets e meat puppets como guia em tais assuntos, especialmente se novos usuários se houverem registrado na Wikipédia especificamente para participar de um debate, ou se houverem entrado no debate a pedido de outro usuário que quer ajuda nas discussões de um artigo em particular.

Tratamento e conselhos[editar código-fonte]

Se você entrar em discussão com alguém que edita uma conta de propósito único
Padrões comunitários tais como não morda os novatos aplicam-se a todos os usuários. Seja cortês. Concentre-se na matéria em discussão, não na pessoa. Se lhes for dado um tratamento justo, podem tornar-se mais participantes com o passar do tempo.
Se você é um novato ou edita uma conta de propósito único
Edições baseadas em boas práticas serão rapidamente respeitadas. Para aprender, peça ajuda a outras pessoas. As mesmas políticas aplicam-se a você e aos demais, embora sua reputação e sua evidência sejam inevitavelmente levadas em conta nas discussões por alguns editores experientes.
Se você criar uma conta de propósito único, não escolha um nome de usuário relacionado ao assunto que está editando. Adotar tal pseudônimo pode levar alguns editores a assumir que você resguarda um conflito de interesses, causando um conflito desnecessário.[1][2]
Se você deseja continuar trabalhando com uma conta de propósito único, explore os aspectos positivos deste papel, particularmente no que diz respeito às fontes. Prontifique-se a comprar ou pegar emprestados livros e artigos sobre seu assunto predileto. Pesquise intensivamente informações online. Tome notas que o recordem de onde suas informações provém, verificando cuidadosamente sua credibilidade e neutralidade. Reproduza-as sob a forma de citações.
A principal preocupação da comunidade é que edições feitas por contas de propósito único estejam indo de encontro às políticas de neutralidade e isenção. Efetivamente, em alguns casos, existem conflitos de interesse óbvios. Agir com cuidado nestas áreas será visto como um sinal de boa edição.

Conta para vandalismo[editar código-fonte]

Uma conta para vandalismo é uma conta criada apenas para vandalizar a Wikipédia.

Lidando com contas para vandalismo

Contas para vandalismo são geralmente bloqueadas em infinito (conta de ataque); algumas vezes, sem aviso. Ocasionalmente, a depender da gravidade do vandalismo, o primeiro bloqueio aplicado pode ser temporário. Se o vandalismo continuar após expirar o bloqueio temporário, é extremamente raro que o segundo bloqueio seja temporário.

A suspeita de que uma conta para vandalismo foi criada pode ser apontada aqui.

Informações adicionais para os leitores desta página[editar código-fonte]

Por favor, caso seja um novato, leia cuidadosamente as seguintes políticas e páginas informativas, visto que as discussões e edições na Wikipédia podem usar critérios aos quais você pode não estar acostumado:

Referências

  1. «Log de Virgin United, provavelmente o primeiro precedente explícito de bloqueio para uma CPU.» (em inglês) 
  2. A conta "Young Trigg" adotou o nome do filho mais jovem de Sarah Palin, e acabou envolveu-se em conflitos de edição no verbete da política estadunidense.