Wikipédia:Conta dormente

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tal como os animais que hibernam, as contas dormentes podem ficar sem editar por longos períodos de tempo. Embora geralmente pertençam a pessoas que apenas perderam o interesse no projeto e passaram a editar ocasionalmente, há casos de contas dormentes que motivam suspeitas de sockpuppetry.

Conta dormente é qualquer conta que não tenha editado regularmente durante um longo período de tempo e se tenha mantido praticamente adormecida. Em termos técnicos, uma conta dormente permanece ativa é permitido voltar a usá-la em qualquer momento. No entanto, qualquer novo uso deve estar de acordo com as regras da Wikipédia, principalmente as que dizem respeito a sockpuppetry.

Uma conta define-se como "dormente" quando o proprietário não a usa para editar. Não existe um intervalo de tempo específico para poder definir uma conta como dormente e este é apenas um termo informal.

Não existe qualquer proibição a que se volte a editar com a conta adormecida após uma longa ausência, desde que essa conta seja idónea e que essa pessoa não esteja a operar outras contas de forma ilegítima contornando as regras para o uso de contas múltiplas.

Razões legítimas[editar código-fonte]

Podem existir uma série de razões legítimas para que uma conta se torne dormente: perda de interesse do editor no projeto, falta de tempo ou quando não existe a necessidade de editar. Muitos editores passam por grandes mudanças em suas vidas como doença ou morte de uma pessoa próxima, nascimento de um filho e troca de emprego. Nestas situações, é comum que eles fiquem sem tempo e energia para editar.

Uma pessoa pode também só ter disponibilidade ocasional; por exemplo, nas férias. Muitos editores interrompem a atividade de edição sem aviso, passando a editar muito esporadicamente, e por vezes regressam apenas semanas, meses ou anos mais tarde.

Pode também dar-se o caso da pessoa ter abandonado definitivamente o projeto, ter falecido ou se ter simplesmente esquecido do nome ou palavra-passe. Não existe forma de determinar com toda a certeza se o proprietário deixou ou não de editar por completo, já que é possível continuar a editar de forma anónima ou abandonar essa conta para editar com uma conta nova, desde que isso corresponda a um recomeço limpo.

Razões ilegítimas[editar código-fonte]

No entanto, também é possível que uma conta adormecida tenha sido criada com a finalidade de vir a ser uma conta fantoche e usada para fins ilegítimos. Este tipo de contas geralmente realiza uma série de edições normais para simular que se trata de um editor comum ou novato, ficando depois dormente até ser necessária. A conta é reativada quando o fantocheiro necessita dela para reforçar opinião numa discussão, fraudar votações, ou qualquer outro tipo de uso proibido de contas alternativas.

Quando uma conta adormecida é subitamente acordada e se envolve num padrão de edição bastante diferente do anterior, é possível que se suspeite que essa conta foi comprometida e esteja na posse de outra pessoa com más intenções. Para um fantocheiro, assumir a conta dormente de alguém que abandonou o projeto permite-lhe ter acesso a uma conta com maior prestígio e confiança junto da comunidade em relação a uma nova conta. O roubo de contas pode ser forçado (hacking) ou voluntário, no caso do dono original ser aliciado pelo fantocheiro a ceder-lhe os dados de acesso.

Lidar com contas adormecidas[editar código-fonte]

Desde que a conta seja idónea e que sejam respeitadas todas as normas relativas ao uso de contas, qualquer editor tem o direito de voltar a usar a sua conta, mesmo após anos de ausência.

Comunicar com o dono de uma conta adormecida pode ser difícil ou até impossível, caso não tenha deixado qualquer outra informação de contacto. É possível que, mesmo que não edite, o dono de uma conta adormecida continue a autenticar-se regularmente e veja a sua lista de vigiados e mensagens na página de utilizador. No entanto, não existe forma de ter a certeza.

Usuários dormentes podem se sentir frustrados por ter interrompido seus projetos na Wikipédia, sobretudo quando a interrupção se faz por razões externas. Seja gentil com essas pessoas, fazendo-os com que se sintam novamente bem-vindos e parte importante da comunidade.

Reativar uma conta dormente[editar código-fonte]

Se é o dono de uma conta dormente, sinta-se à vontade para continuar a editar com ela a qualquer momento, desde que cumpra as regras referentes ao uso de contas múltiplas.