Wikipédia:Contato/Fale com a Wikipédia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
▼ Ir ao fim da página ▼
Bem-vindo ao Fale com a Wikipédia
  • Esta página é usada para responder perguntas sobre a Wikipédia. Você está no lugar correto?
  • Para sua própria segurança, por favor não escreva aqui e-mail, telefone ou outros dados pessoais. Não escreveremos nem telefonaremos para você. As respostas são dadas exclusivamente nesta página.
  • Antes de fazer sua pergunta, considere ler as Perguntas Frequentes sobre a Wikipédia (FAQ) e fazer uma busca na seção de Ajuda.
Crystal Clear action apply-ie.png

Entre em contato se:

  • Tem alguma dúvida sobre a Wikipédia e não encontrou a resposta.
  • Tem algo a dizer para a comunidade da Wikipédia: criticar, elogiar, sugerir, etc.
  • Deseja fazer comentários sobre os artigos: avisos sobre vandalismo ou violação de direitos autorais, correção de informações falsas, sugestão para melhoria.
Stop hand nuvola.svg

Não deixe mensagem para...

  • Red x.svg ...empresas, escolas, universidades, igrejas, canais ou programas de televisão, etc. Não temos ligações com tais instituições.
  • Red x.svg ...alguma pessoa biografada na Wikipédia. Não temos nenhuma relação com elas.
  • Red x.svg ...pedir ajuda em tarefas escolares ou trabalhos acadêmicos. Não prestamos esse tipo de assistência.
  • Red x.svg ...pedir ajuda médica, odontológica, técnica ou jurídica. Procure profissionais devidamente autorizados.
  • Red x.svg ...fazer propaganda, campanha, protesto ou anúncio de qualquer natureza, seja política, filosófica, comercial ou religiosa.

Tais mensagens serão ignoradas e suprimidas.

Nuvola apps remote.png

Por favor, atente ainda para o seguinte:

  • Não escreva apenas com letras maiúsculas (destrave sua tecla CAPS LOCK).
  • Se estiver se referindo a um erro que encontrou num artigo, cite-o, para que possamos localizá-lo mais facilmente.
  • Se não encontrou sua mensagem colocada aqui anteriormente, ela pode estar no Arquivo.
  • Verifique nas mensagens anteriores se sua pergunta já não foi respondida.

Deixar uma crítica, sugestão ou dúvida sobre a Wikipédia

Filing cabinet icon.svg Arquivo



Botswana ou Botsuana[editar | editar código-fonte]

Olá. Creio que a comunidade de editores deve resolver qual variante será utilizada: Botswana (com w) ou Botsuana (com u). O artigo principal é escrito com w, porém várias páginas contêm no título a variante com u. Será que algum robô pode unificar todos os títulos sob uma única variante? E qual deve ser usada? Eu pessoalmente creio que deva ser usada a com u, que é de uso corente e parece ser a forma aportuguesada (Senado Federal do Brasil, IBGE, Portal da Língua Portuguesa). Berganus disc. 00h05min de 2 de janeiro de 2015 (UTC)

Esta foi uma das maiores discussões já registradas na Wikipédia, ver a página de discussão do artigo (e os arquivos). Se que começar tudo novamente (por favorzinho, nos poupe disso!!), utilize aquela página para manifestar sua opinião.Jo Loribd 11h55min de 2 de janeiro de 2015 (UTC)
Olá. A questão principal que eu apresento é a unificação dos títulos sob uma única variante, independente de qual seja. Apesar de crer que a forma com u seja a mais adequada, eu até aceitaria Botswana com w, desde que todas as páginas usassem ela. Penso até que, como o artigo principal usa a variante com w, este deva ser o padrão (Botswana é substantivo masculino, portanto deve ser usado do e não de). Gostaria de saber se algum robô pode fazer essa padronização. Vejam o exemplo: temos a categoria:Demografia de Botsuana e a categoria:Demografia do Botswana!! Ao contrário de iniciar uma nova discussão que aparentemente não levaria a lugar nenhum, eu quero dar um passo adiante. Espero contar com a ajuda de outros usuários. Berganus disc. 20h38min de 3 de janeiro de 2015 (UTC)
  • Concordamos que se deva utilizar um nome só, o bot pode fazer isso, mas qual, com u ou com w? E pronto, recomeçou toda a discussão novamente.Jo Loribd 13h09min de 6 de janeiro de 2015 (UTC)
  • "Concordamos" quem, Jo Lorib? Não vejo problema na variabilidade, desde que corretas. Se entrarmos nessa neurose de unificação, teremos de decidir entre Nova Iorque e Nova York, entre Frankfurt e Francoforte, etc. Penso que, não usando nenhuma forma errada (tipo "Botizuana"), as variantes são bem-vindas. Yanguas diz!-fiz 19h39min de 6 de janeiro de 2015 (UTC)
Talvez eu tenha entendido mal. Se se trata das subcategorias, essas devem seguir o nome da categoria principal. Já houve consenso a respeito, inclusive com relação aos parênteses. Yanguas diz!-fiz 19h41min de 6 de janeiro de 2015 (UTC)
  • Haha, eu falei, num falei que recomeçava a discussão? Eu concordo com o Berganus quando ele pede que se utilize apenas uma versão,posso? Jo Loribd 20h02min de 6 de janeiro de 2015 (UTC)

Pedido de Eliminação Tradição Diânica do Brasil[editar | editar código-fonte]

Olá. Gostaria de compreender os motivos reais e sinceros em sua solicitação de eliminação da Pagina Tradição Diânica do Brasil? Como pode ver no artigo (Atualizado recentemente) ela tem grande importância no Dialogo inter-religioso no país e principalmente na comunidade Wiccaniana, sendo uma das primeiras Tradições do Brasil, e contando com uma personalidade altamente notável na comunidade (Mavesper), como vc poderá ver em qualquer pesquisa do Google. Aguardo.

Sebastian Baltazar (Sacerdote Wiccaniano) (discussão) 14h09min de 4 de janeiro de 2015 (UTC)
Creio que deva aguardar uma resposta na outra página que fez a solicitação de restauro da página apagada. Wikipédia:Pedidos/Restauro#Tradição Diânica do Brasil ou diff. Tradição Diânica do Brasil. --OS2Warp msg 23h55min de 4 de janeiro de 2015 (UTC)

Revisão de paginas[editar | editar código-fonte]

Tenho verificado que algumas paginas tem sido editadas de forma a omitir outras versões de fatos historicos. Em geral, é facil verificar pois a pagina antes da revisão seguia o texto em ingles com alguns acrescimos os comentários adicionados mas sem alterar a imparcialidade dos artigos.

Um exemplo é o termo hebreu em que o texto anterior muito mais completo foi cortado e deixado somente uma versão e, sem sitar que é uma das hipoteses levantadas por historiadores, arqueologos e antropologos e as outras referencias foram igualmente deletadas.

Considerando o objetivo do site que é de ser uma enciclopedia, acho que os administradores deveriam ser mais cuidadosos nas suas revisões.

Obs.: Tentei achar um contato com o administrador de 2 dessas paginas mas não consegui achar.comentário não assinado de 179.210.120.70 (discussão • contrib) 17h20min de 6 de janeiro de 2015 (UTC)

O que escreveu acima é de fato percebido pelos wikipedistas que aqui editam. Mas este tipo de vigilância é exercido pela comunidade lusófona e não apenas pelos administradores. Já esteve pior e tem melhorado com o passar do tempo. Assuntos relacionados a hebreus como tem associados a eles fatos históricos e religiosos, é difícil mante-los imparciais Mas agradecemos pela sua observação.--OS2Warp msg 22h00min de 6 de janeiro de 2015 (UTC)

Sugestão[editar | editar código-fonte]

Olhando algumas páginas da wiki, vi que em algumas tem verbetes com a proposta de fusão e outras com páginas com poderia citar: duplicadasa, sendo que em alguns casos a primeira citada ou é copia da primeira ou o texto está contido no segundo verbete. Seguem abaixo algumas delas:

Espero ter ajudado. CEscudos (discussão) 15h52min de 14 de janeiro de 2015 (UTC)

Um simples texto padrão de como as pessoas podem se tornarem editores ou ajudar o projeto[editar | editar código-fonte]

Fui contactado por um blog (não sei por que me escolheram) para explicar como a Wiki funciona e como as pessoas podem se tornarem editores ou ajudar o projeto. Eu não tenho nenhuma idéia de como explicar o processo, porque eu aprendi fazendo. Assim, eu quero perguntar se há um texto padrão criado e aprovado pelo Wiki-project que eu poderia fornecer a esse Blog para responder a solicitação.

Será que este texto padrão existe?

Em caso de uma resposta negativa, poderia ser um editor experiente pudesse compor / criar esse texto? Boas. Dr. LooFale comigo 19h45min de 7 de janeiro de 2015 (UTC)

Talvez WP:AJUDA ajude. Yanguas diz!-fiz 19h55min de 7 de janeiro de 2015 (UTC)
Olá Luiz, existe este material que eu elaborei sob a execução do Programa Catalisador da Wikimedia no Brasil no ano passado. Se você quiser, eu posso ajudá-lo a compor um novo texto e/ou falar com o pessoal do blog. Cordialmente, Sturm (discussão) 20h06min de 7 de janeiro de 2015 (UTC)
Obrigado, a todos, pela ajuda. Dr. LooFale comigo 16h59min de 8 de janeiro de 2015 (UTC)

Bom dia[editar | editar código-fonte]

Tenho um pintura que era do meu bis avo, ele trouxe com ele quando veio da Alemanha, de Berlim. A pintura tem um forte no morro, abaixo tem um rio sinuoso com uma vila seguindo o rio,e os soldados atacando o forte e o vilarejo.

  • Conserve com carinho, é herança de família. Por quê nos consultou?Jo Loribd 11h15min de 9 de janeiro de 2015 (UTC)

Artigo recusado[editar | editar código-fonte]

Olá,

Tentei inserir um texto e ele foi recusado. Na verdade, tentei alterar a página da Sodexo, munindo-a com mais informações, mas as minhas edições foram recusadas.

Gostaria de saber onde estou errando, já que segui todas as instruções dadas por vocês no tutorial

Favor usar a sua conta Carolina Peres D​ C​ E. O artigo não esta sendo recusado e sim, suas edições, como estas [1] e [2]; é totalmente panfletária, WP:Spam, e utiliza somente a página da empresa como referência [3] em edição irregular, editando como IP apos abandonar a conta. O "R" Aliado 19h24min de 9 de janeiro de 2015 (UTC)

Literatura[editar | editar código-fonte]

Boa noite, meu artigo: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ferramentas_dos_Deuses_-_Contos_Fant%C3%A1sticos. Foi excluído por A5, trata-se de uma informação sobre um livro de literatura brasileira fantástica de minha autoria. Literatura não é mais importante?

  • Literatura é importante, seu livro ainda não.Jo Loribd 13h35min de 11 de janeiro de 2015 (UTC)

Catafalco e não cadafalso[editar | editar código-fonte]

O corpo de Hamlet foi conduzido por soldados da Noruega ao catafalco onde lhe foi prestada homenagem. Fineza corrigir. garciafernando68@yahoo.com.br

«Depois de depositada a urna no catafalco, a Banda da GNR interpretará o hino nacional» («Aquilino vai partilhar a sala com Humberto Delgado», Sandra Silva Costa, Público, 19.09.2007, p. 2). Por outro lado, pergunto a mim mesmo se o termo «catafalco» não merecia os mesmos cuidados que teve o vocábulo «cenotáfio». Com a polémica à volta do caso, ainda alguns leitores de boa-fé (e ignorantes, que, espantem-se!, também os há) vão dizer: «Ah, mas está muito bem que o ponham no patíbulo, afinal era um regicida!» Troca de verbetes: catafalco, do italiano catafalco, é o apoio sobre o qual se coloca um caixão, o mesmo que essa. Cadafalso, por sua vez, vem do catalão cadafal e é o palanque sobre o qual se executam condenados à morte. Embora, é bom que se veja, o catalão cadafal (s. XIII; d’origen incert, potser d’un ll. vg. *catafalicum, encreuament de fala ‘torre de fusta’ i catasta ‘estrada per a la venda d’esclaus’, amb el sufix -icum, segundo o Gran Diccionari de la llengua catalana) designe não apenas a «plataforma dreçada per a l’execució d’un condemnat», mas também «túmul».

Dr. LooFale comigo 22h20min de 10 de janeiro de 2015 (UTC)

reativação da pagina JORGE FOQUES[editar | editar código-fonte]

Prezados senhores Quero reativar a utilização da página JORGE FOQUES

  • Nunca existiu uma página com esse nome no domínio principal, apenas a página Usuário:Jorge Foques, que foi eliminada por uso impróprio de página de usuário. Para incluir um artigo no domínio principal precisará antes arrumar fontes fiáveis que demonstrem a notoriedade dele.Jo Loribd 15h22min de 12 de janeiro de 2015 (UTC)

Reativação da pagina de MARI BUENO[editar | editar código-fonte]

EStou atualizando a pagina da artista plastica Mari Bueno. A mesma foi eliminada mesmo tendo todas as referencias, entao agora estou atualizando com mais referencias sobre as exposições e premiaçoes da artista e o nome dos museus de varios paises onde se encontram as obras. Estou com o novo texto na pagina de testes. Como faço para envia-la para que a verifiquem e seja aceita? Obrigada Diane Zuse

  • Esta?. Acho que esta bom, bem referenciado, principalmente a da London Biennale e a dos jornais. Retire as ligações externas que estão aparecendo no corpo do artigo, não se usa isso, utilize o processo normal de referenciar. Para artigos da própria Wikipédia, não use ligações externas, apenas o nome do artigo entre colchetes duplos é suficiente (como em Viseu). Parece bem melhor que da outra vez.Jo Loribd 12h37min de 13 de janeiro de 2015 (UTC)

Termos da Wikimedia[editar | editar código-fonte]

Olá! Não sei se este é o local adequado para escrever isso, mas como não encontrei outro, será aqui mesmo. Queria tão-somente dar uma sugestão~reclamação: não entendo o porquê dos termos da Wikimedia aparecerem em português europeu.

No caso de holandês e francês, é mais do que justo que se use a variante da antiga metrópole. Com espanhol, apesar de não haver variante dominante, a grafia e a norma culta da língua é muitíssimo semelhante entre os países, o que facilita a situação. Mas no caso da língua inglesa e da língua portuguesa, a variante dos Estados Unidos e do Brasil tem um número muito maior de falantes.

Não tenho nada contra Portugal, nem contra o Português de Portugal. Mas, mesmo levando em consideração as colônias africanas de Portugal, o Português do Brasil é o de 75% dos falantes da língua.

A Wikipédia inglesa segue o padrão americano, que é o de maior peso, usando, por exemplo, "license" e não "licence". É o que julgo fazer mais sentido.

Sendo assim, deixo aqui minha sugestão que seria mais justo usar os termos "arquivo" e "editando", em lugar de "ficheiro" "a editar" etc.

  • Obrigado pela sugestão. Nós da Wikipédia temos uma alternativa, um gadget que permite escolher a versão do idioma, é só ir em suas preferências e ativa-lo, só verá o que quer ver. O problema é um pouco maior que simplesmente utilizar um critério estatístico para determinar a versão do idioma, o problema é que as minorias também tem direitos e não podem ser simplesmente ignoradas. Eles inclusive inventaram o idioma, não esqueça disso. Eu pessoalmente prefiro como está, gosto de palavras como "comboio" e "protão", acho que nos enriquece como pessoas e cidadãos do mundo.Jo Loribd 15h24min de 14 de janeiro de 2015 (UTC)
  • Symbol support vote.svg Concordo (ou estou a concordar) com o Jo. Dr. LooFale comigo 19h10min de 14 de janeiro de 2015 (UTC)
  • Obrigado pelo feedback. Estou falando do referencial básico da Wikimedia, com ou sem gadget, aquele que os usuários não-logados encontram. Seguindo seu raciocínio: As maiorias também tem direitos, tal qual as minorias. Deixando como está, simplesmente se ignora uma maioria de falantes. Entende? Nada tenho contra o português de Portugal e também acho enriquecedoras as muitas variantes do Português. Mas é sem dúvida o mais justo que os termos-padrão sejam mais confortáveis à maioria dos falantes. Você não acha? É assim com a Wikipédia em inglês, sendo a variante americana a usada. Os americanos são dois terços dos falantes nativos de inglês. Os brasileiros são três quartos dos falantes nativos de português. O problema é, para usar suas palavras, um pouco maior do que justificar certo uso com a origem geográfica de um idioma. O uso concreto é fator de maior peso. Julgo o critério estatístico neste caso, dado a predominância da variante brasileira, o justo para justificar o uso do modo brasileiro na estrutura da Wikimedia. Qualquer outro seria parcial, e dizer que uma variante específica é melhor e mais digna de uso do que a outra. Arkanathos (discussão) 20h13min de 15 de janeiro de 2015 (UTC)
  • Eu não acho, o que tem que ser confortável é sofá, por esse argumento, nunca vai ler um livro se o filme estiver disponível, não deve nem saber o que está perdendo. Você está utilizando os mesmos argumentos e quase as mesmas palavras de outro editor que fez a mesma proposta recentemente, deve ser uma baita coincidência, a comunidade não aceita isso, a ultima discussão pode ser vista em Wikipédia:Esplanada/geral/Minha impressão sobre a Wikipédia em português (com honestidade) (6jan2015). Crie uma enciclopédia só para você, ou para vocês, sei lá.Jo Loribd 15h56min de 16 de janeiro de 2015 (UTC)
  • Não sou esta pessoa que criou a discussão supracitada. O AO é irrelevante pra mim e acho mais do que justo que em certos artigos se use o modo europeu. Mais uma vez repito: nada tenho contra o Português de Portugal. Já li diversos artigos relacionados a Portugal sem maiores problemas aqui na Wikipédia. Já conversei com portugueses e assim conheci seu modo de falar. O que proponho é, nas páginas em que inevitavelmente se tenha que se decidir por uma variante ou outra (no caso, a Wikimedia), deve se usar a brasileira. (Por sinal, o tal gadget não funciona.) Já demonstrei suficientemente meu ponto de vista, assim como você o seu, Jo Lorib. Gostaria agora de ouvir a opinião de outros colaboradores da Wikipédia, que vejo que consultam eventualmente essa página. O que vocês acham?
  • Vocês quem? Eu acho que esta página não é um fórum, deverá utilizar a Esplanada, como aquele outro editor que não é você.Jo Loribd 19h22min de 16 de janeiro de 2015 (UTC)
  • "eu acho que esta página não é um fórum" "o que tem que ser confortável é sofá" Acho que esses modos de falar foram um tanto quanto não-refinados. Vou lá criar um tópico na tal Esplanada. comentário não assinado de Arkanathos (discussão • contrib) 18h24min de 16 de janeiro de 2015 (UTC)

Sou irmão do Dagoberto pelentier[editar | editar código-fonte]

Desconheço cristalina Pelentier como filha e ele não nasceu em Nova esperança do sudoeste.

Symbol comment vote.svg Comentário Prazer. Afinal, ele volta ou não para o São Paulo? Yanguas diz!-fiz 17h30min de 15 de janeiro de 2015 (UTC)

União Europeia[editar | editar código-fonte]

Boa tarde à Wikipédia . Venho sugerir à Wikipédia que no artigo « União Europeia » se coloque na " caixa " situada no lado direito , a data oficial da União Europeia - 9 de Maio ( de 1950 ) . Assinado - Quinones 55

    • A data consta no texto em Antecedentes, como data da Declaração Schuman, mas será está a data oficial da UE? Qual é a fonte? sem fontes, sem modificações.Jo Loribd 20h09min de 15 de janeiro de 2015 (UTC)

Em reposta , a fonte é da própria União Europeia . Assinado - Quinones 55 / dia 18 de Janeiro de 2015

  • Favor citar a fonte corretamente, onde? qual página? se possível um link. O ônus de citar corretamente a fonte, no costume da comunidade dos editores da Wikipédia, é de quem propõe a alteração.Jo Loribd 17h26min de 19 de janeiro de 2015 (UTC)

Melhoria no artigo Palazzo Farnese (Caprarola)[editar | editar código-fonte]

Ola, tenho sugestões referente ao artigo do Palazzo Farnese (Caprarola) . Tive a chance de visitar o local e conhecer sobre sua historia e seus afrescos. Tenho diversas fotos que conseguem mostrar bem como é o local e dando enfase aos locais mais detalhados do palácio. Gostaria, se possível ajudar esse artigo com as fotos que tirei sem nenhuma ajuda de custo, com a condição de ter meu nome em autoria nas fotos. Caso aceitem minha opinião de melhoria nesse artigo por favor contate-me. PS. visitei diversos locais e tenho ótimas fotos de tais, caso queriam adicionar ao artigo avise.

Att. Gustavo comentário não assinado de GustavoAlvesVicente (discussão • contrib) (data/hora não informada)

@GustavoAlvesVicente:. Qualquer pessoa é livre para editar os artigos da Wikipédia, mas devem prover as informações citando fontes fiáveis, ou seja, já publicadas em fontes secundárias. Quanto às fotos, deve carregá-las no nosso projeto-irmão, o Commons, concordando desde já em abrir mão de quaisquer direitos. Os créditos ficarão lá disponíveis, caso alguém consulte. Cordialmente, Yanguas diz!-fiz 20h10min de 15 de janeiro de 2015 (UTC)
  • Olá senhor Gustavo. As imagens que aparecem na Wikipédia na realidade estão armazenadas num projeto irmão, o Commons, já com 24 milhões de arquivos, a grande maioria imagens mas também com vídeos e arquivos de áudio, foram carregados ou copiados de arquivos com licença livre, por voluntários como eu ou o senhor e são utilizadas em todos os projetos e em todos os idiomas. Colocar imagens no Commons é uma doação, nossa única obrigação é indicar a autoria (é só clicar em qualquer imagem que aparecerá a página com a licença de uso e o nome do autor). Não podemos prometer manter seu nome na imagem, a licença obrigatoriamente permite o reuso e trabalho derivado, inclusive comercial, então é só editá-la de algum modo. Mas é um site impressionante, onde existe uma comunidade atuante, arquivos imensos, diversos concursos de fotografia. Mesmo que não queira carregar suas imagens sem suas condições, visite o site (esta é a categoria que agrupa as imagens do palácio FC), garanto que vale a pena.Jo Loribd 20h32min de 15 de janeiro de 2015 (UTC)

Atualização de conteúdo - TV Globo Minas[editar | editar código-fonte]

Olá, administradores do Wikipedia

É o seguinte... tem uma página de uma TV que está com o logotipo desatualizado. Já usam um novo logotipo há pelo menos um ano e não atualizaram a logo que está na página. Sei que o logotipo tem Copyright, mas não consigo encontrar um jeito de colocar que ele pertence à tal empresa de TV. Já tentei diversas vezes fazer a atualização, mas sempre esbarro nessa questão da atribuição.

Então, como resolver isso?

Segue o link da imagem atualizada e da página em questão:

Logotitpo: https://pbs.twimg.com/profile_images/453615968703361024/hxLHTDyv.png Página : https://pt.wikipedia.org/wiki/TV_Globo_Minas

Obrigado pela atenção!

  • Se sabe que o logo tem copyrights também sabe por que ele não é atualizado, não podemos utilizar imagens que violem direitos autorais. Uma solução seria conseguir uma autorização formal da Globo.Jo Loribd 15h35min de 16 de janeiro de 2015 (UTC)

Vandalismo e ataques ao verbete sobre o Alejandro Peña Esclusa.[editar | editar código-fonte]

O verbete sobre o Alejandro Peña Esclusa está sendo editado por vândalos.

Favor investigar.

179.236.208.214 (discussão) 15h56min de 16 de janeiro de 2015 (UTC)

  • Olá. Efetuei edição em Alejandro Peña Esclusa onde foi suprimido um logo texto do Luis Posada Carriles pois a biografia se trata de Alejandro Peña Esclusa. Na versão em inglês o dito cujo possui uma extensa biografia que deveria ser indicada na versão em português e não colocar nesta biografia especulações com fonte confiáveis. Agradeço a atenção. --OS2Warp msg 19h33min de 16 de janeiro de 2015 (UTC)
    • Talvez fosse relativamente interessante deixar o Olavo de Carvalho fora desta e de outras também..., senão fica parecendo um deus, pois está onipresente onde tem socialismo fazendo água, o que não é novidade...--OS2Warp msg 19h40min de 16 de janeiro de 2015 (UTC)

Vandalismo no artigo "O Pasquim"[editar | editar código-fonte]

https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=O_Pasquim&action=history Como explicado na edição, o verbo deve ser flexionado corretamente para que faça sentido. O sr. "Agiesbrecht" simplesmente desfez não levando em conta o que foi dito sabe-se lá porquê.

Esta é a segunda incidência que encontro em artigos que se relacionam a política, militantes pagos pra fiscalizarem artigos ideologicamente ao favorecerem um lado único da história não recebem nenhum tipo de restrição. Da outra vez fui banido por simplesmente colocar uma seção alterativa em um artigo de um ex-governador apresentando os processos e argumentos contrários, onde um militante teimava em apagar pra colocá-lo como "repugnante ditatorial da repressão" sendo que fora absolvidos de todas acusações caluniosas. É uma pena ver como a wiki se deixa controlar por uma facção e até mesmo bane quem tenta mostrar a verdade e lhe pede ajuda por justiça histórica.

  • Menos, menos. Sua modificação, trocando " O Pasquim passou então a ser porta-voz da indignação social brasileira." por " O Pasquim passou então a ser porta-voz da indignação socialista brasileira." não se baseou em fontes fiáveis, apenas em sua opinião e foi corretamente e tecnicamente revertida, pois o texto modificado apresenta a fonte 1. o senhor mudou o texto sem trocar a fonte. Pronto, virei um quadro comunista-petista-solcialista, infiltrado da Wikipédia para promover a esquerda e a conspiração mundial. Cadê o meu salário, ainda não me pagaram, corja de comunistas caloteiros...Jo Loribd 13h47min de 18 de janeiro de 2015 (UTC)
    • Exagerar uma réplica, a fim de denegrir o exagero criado e não a réplica, não altera o corpo da denúncia tão pouco lhe dá direitos de patetizar usuários seguindo hipérboles previamente caricaturizadas, ou, de ajuizar o que deve ou não sem argumento firmado nem autoridade.
    • O que eu disse foi argumentado. Você tira calúnias para apoiar um ofício que nem responsabilidade tua configura.
    • Repetindo novamente pelo inconveniente usuário que tenta apaziguar o que ninguém lhe deu permissão ou autorização ou convite: NÃO EXISTE UMA ENTIDADE SOCIAL. É um termo abstrato SEM CONSCIÊNCIA ou VONTADE. Isso tipifica o vandalismo injustificado contra uma alteração correta como passível de correção e punimento aos infratores como imediato.
    • Cumplicidade com o fato e usar de má fé para injuriar a imagem alheia persistente também exige punição se mesmo depois do aviso continuar o agravante. 16h48min de 19 de janeiro de 2015 (UTC)
  • Me desculpe mas não entendi o significado de seu texto acima, lamento.Jo Loribd 17h21min de 19 de janeiro de 2015 (UTC)
Po, e' simples a reclamacao do editor. Ele le a frase "A indignação social brasileira", sem ver que nao se fala da "social brasileira", mas sim da "indignação social". Se voce completamente ignorar a palavra "indignação", ai' a "social brasileira" ficam sem sentido por que - como ele disse acima, "NÃO EXISTE UMA ENTIDADE SOCIAL". Viu que simples. Foi somente uma ma leitura. Dr. LooFale comigo 13h32min de 20 de janeiro de 2015 (UTC)

Illuminati[editar | editar código-fonte]

Na página « Illuminati » pode ler-se " ... levarão ao establecimento de uma Nova Ordem Mundial , com os objectivos primários de unir o mundo sob uma espécie de TIRANIA GLOBAL ..." . Ora a Tirania é contra os princípios desta organização de matriz liberal , que evoluiu para uma " Democracia Global " . 18 / 01 / 2015

  • A frase completa é "Nos tempos modernos, (o termo Illuminati)também é usado para se referir a uma suposta organização conspiratória que controlaria os assuntos dos vários Estados secretamente, normalmente como versão moderna ou como continuação dos referidos Illuminati bávaros, como sinónimo e cérebro por trás dos acontecimentos que levarão ao estabelecimento de uma Nova Ordem Mundial, com os objetivos primários de unir o mundo sob uma espécie de tirania global". Existe muita mistura de imaginação contra um fundo histórico, tudo misturado com teorias da conspiração e livros de ficção barata, valem os avisos no topo de artigo.Jo Loribd 13h36min de 18 de janeiro de 2015 (UTC)

Edson Luiz Sampel[editar | editar código-fonte]

Na semana passada criei a página "Edson Luiz Sampel". Não a encontro mais. Gostaria de saber quem a tirou do ar. Obrigado. Edson Luiz Sampel

  • O motivo da eliminação foi..."apagou a página Edson Luiz Sampel (A4 - Sem indicação de importância : o conteúdo era: "{{ER|A4|2 ". Não entenda isso como uma afirmação que essa pessoa não tem importância, motivo A4 quer dizer que a importância não foi demonstrada (com fontes fiáveis que falem sobre o biografado), está criticando o autor do artigo que não atendeu WP:V e as normas da Wikipédia, e não o biografado. Frases como "Como jornalista, Sampel escreve brilhantes artigos" escrita numa autobiografia também não ajuda seu caso. A Wikipédia, como enciclopédia, tem a regra de só publicar o que já foi antes publicado em fontes fiáveis e independentes, sem fontes sem artigo. Em tempo, a comunidade tem um antigo consenso de quem deve incluir fontes é quem quer manter o artigo. É uma resposta rápida e talvez não atenda todas suas dúvidas, mas estamos sempre abertos a novos questionamentos. Jo Loribd 20h43min de 19 de janeiro de 2015 (UTC)

as informacoes que estao acima referentes ao perfil do distrito de Nacaroa sao antigas presisam de ser actualizadas.

Manuel Rodriges de Azevedo[editar | editar código-fonte]

Manuel Rodrigues de Azevedo: Nesta página existe uma biografia da pessoa que foi um Cónego. Este cónego não foi objeto de estudo até ao momento. Nós, a familia dele, em cooperação com outras entidades, estamos preparando uma cerimónia decomemoração do seu centenário. Nesse dia será lançado um Livro com todo o espólio musical do Cónego Manuel Rodrigues de Azevedo. Contudo, a biografia que se pode consultar nessa página foi escrita pela pessoa que a assina, sendo que o autor é historiador e professor. Não há violação de direitos de autor, portanto. Nada do que ali se pode ler existe em lugar algum, seja na internet, seja em livro, em nenhuma biblioteca. Será lançado o livro brevemente, e nesse momento, essa será a bibliografia fidedigna para sustentar os factos biografados. Não há bibliografia para citar, por enquanto. qual o procedimento?

  • O artigo não foi deletado por violação de direitos, esse foi o motivo incial, ao final foi deletado por falta de fontes verificáveis.Fontes fiáveis são textos já publicados, livros futuros não servem. Volte breve, quando tiver o que citar. Jo Loribd 11h06min de 27 de janeiro de 2015 (UTC)

Neste momento tenho em minha posse um conjunto de referências que procurei e encontrei. Tenho recortes de jornais que noticiam a sua elevação a Cónego, recortes de jornais que falam dele enquanto mestre de cerimónias, tenho exemplares dos livros escritos por ele, assim como as capas dos livros dele todas digitalizadas, tenho partituras das músicas que ele próprio compôs, tenho vários livros já editados que falam sobre o biografado, nomeadamente um referente à toponímia da terra onde ele nasceu, etc. Gostava de colocar a biografia dele online novamente, complementada com estas referências. Tenho isto tudo digitalizado. No caso dos livros, poderei colocar em referencia toda a informação do livro, assim como a digitalização da capa do mesmo. Os recortes dos jornais, tenho as informaçoes da data completa em que aquele jornal esteve nas bancas. Para finalizar tenho as capas de quase todos os livros que ele escreveu, e que estão enumerados na biografia. Tenho também recortes de artigos escritos e assinados por ele em jornais da sua época. Tenho matéria que comprova tudo o que estava escrito na biografia. A minha pergunta é: como colocar esta informação toda nas referencias? OBRIGADO.

  • Para efeito de comprovar fontes fiáveis, importam os livros escritos sobre ele, ou os artigos de jornal, desde que relevante, escritos sobre ele. Os livros e artigos que ele escreveu são importantes e devem ser citados no artigo, mas não são considerados fontes fiáveis. Cite aqui mesmo, mas não exagere, muito nem sempre é suficiente, poucas e boas é melhor, lembre que verificamos todas, mas deve citar a fonte original, com editora, autor, página data etc, fontes digitalizadas são muito problemáticas. Jo Loribd 11h42min de 28 de janeiro de 2015 (UTC)

Ficam aqui enumerados, em nome da verdade dos factos, várias referências bibliográficas, para nota:

• Dados biográficos nas seguintes referências:

- Espólio Musical do Cónego Rodrigues de Azevedo, de Gil de Azevedo Abreu, Março de 2014. [SPAM REMOVIDO]

- Autores de Forjães, de Gil de Azevedo Abreu, Abril de 2004, p. 43-46. [SPAM REMOVIDO]

- Toponímia de Forjães, Junho de 2014, p.27-30. [SPAM REMOVIDO]

- Memórias da Cidade, de Eduardo Melo Peixoto, 2007, p. 185-186. [SPAM REMOVIDO]

Acerca do Autor: https://pt.wikipedia.org/wiki/Eduardo_Melo_Peixoto

No artigo da wikipédia acerca do autor, o livro Memórias da Cidade é mencionado.


• Notícia da elevação a Cónego, em Braga, em:

- Diário do Minho, 11 de Março de 1960, p. 1 e 4. [SPAM REMOVIDO]

e

[SPAM REMOVIDO]


• Referência ao biografado enquanto Mestre de Cerimónias:

- Diário do Minho, 24 de Outubro de 1966, P. 1. [SPAM REMOVIDO]


• Provas do biografado enquanto Calendarista: [SPAM REMOVIDO]

etc etc


• Provas do biografado enquanto compositor:

- Florilégio Mariano, P. Manuel de Faria Borda, P. Manuel Rodrigues de Azevedo, Braga 1949. [SPAM REMOVIDO]

- Florilégio Eucarístico, P.Manuel de Faria Borda, P. Manuel Rodrigues de Azevedo, Braga. [SPAM REMOVIDO]


Tenho, também, toda a bibliografia por ele publicada, em vida, assim como a digitalização de todas as capas. Serão também incluídas essas imagens na página que pretendo reactivar. Perante isto, qual é o próximo procedimento? Existe alguma urgência em ter este artigo ONLINE, pois o centenário do nascimento do biografado vai ser celebrado com uma série de conferências, lancamento de um livro, concertos das músicas de autoria do biografado, etc etc, já no mês de Fevereiro. Obrigado pela ajuda.

Citação: Anônimo escreveu: «Existe alguma urgência em ter este artigo ONLINE, pois o centenário do nascimento do biografado vai ser celebrado com uma série de conferências, lancamento de um livro, concertos das músicas de autoria do biografado, etc etc, já no mês de Fevereiro» Lamentamos que o senhor tenha incluído a Wikipédia na sua estratégia de marketing, mas este projeto é uma enciclopédia, não uma plataforma de mídia. Mas já que citou o que chama de "fontes", esse "dropbox", de cujos links você encheu a página, não passa de um diretório de arquivamento de imagens e não pode ser tomado como fonte confiável. Ademais, ainda que provasse a autoria de algumas canções, é preciso ainda atestar notoriedade. Por favor, volte depois do "espetáculo". Se ainda interessar, claro. Yanguas diz!-fiz 17h52min de 30 de janeiro de 2015 (UTC)

Caro YANGUAS... Os links de dropbox não são para servir de fonte. É apenas para vocês saberem que os livros que eu menciono existem. Não pretendo incluí-los na página do biografado. A notoriedade do biografado está na sua biografia, toda ela fundamentada nos livros que apresento acima. Nada foi inventado e o biografado é um notáveis... não sou eu que o digo. São as suas obras, a sua vida, e todas as referencias citadas que falam por si, não eu. De que forma quer que a notoriedade do biografado seja atestada? As suas músicas são cantadas um pouco por todo o país; vao realizar-se as comemorações do seu centenário com uma dimensão aceitável, cobertura dos media, transmissão em direto ONLINE, e lançamento de mais um livro. Quem é que, se não for digno de notoriedade, "vê" os seu centenário de nascimento ser comemorado desta forma? Por favor, não entenda tudo isto como uma provocação. Foque-se nos factos apresentados e, mediante eles, tome decisões. Posso publicar o texto com todos esses livros a servir como referência? sim, porque eles são referências. Aguardo brevidade de resposta, sem provocações, por favor. Isto não é um espetaculo, óbvio.

De minha parte, considero respondido, face a óbvia necessidade de usar a Wikipédia como parte de plano de marketing. Mas a comunidade é livre para se manifestar. Yanguas diz!-fiz 21h23min de 30 de janeiro de 2015 (UTC)

Não há plano de markting nenhum que vise a utilização da wikipedia. A wikipédia é um meio de informação imensamente válido e será normal as pessoas fazerem pesquisas na internet sobre o biografado. É nesse ponto que acho necessário estar aqui presente, e devidamente fundamentado. Já agora, fui à página da wikipédia que regulamenta a notoriedade e pude ler o seguinte:

Um compositor, libretista ou letrista é considerado notável se preencher pelo menos um dos seguintes critérios: 1. Criou ou foi coautor de uma letra, libreto, música, musical de algum tipo (inclui peças de teatro, musicais, óperas, etc), ou outro tipo de composição que tenha sido considerada notável. 2. Tenha criado ou foi coautor de uma composição ou letra para uma composição que tenha ganho algum tipo de concurso considerado notável.

Pois ele foi autor de letras, musicou-as também, foi autor de libretos, e todas as suas obras são notáveis pois são utilizadas em massa nas igrejas do país, e não só. Também escreveu obras em latim.

  • Senhor, o problema todo parece serem as fontes que indica, tem que citar corretamente, com nome da obra, editora, ano, página, etc. Versões digitalizadas não servem, já lhe comunicamos isso Também não se tiram conclusões (se isto -> então aquilo), precisa referenciar tudo com fontes fiáveis, livros ou revistas de grande circulação.Jo Loribd 13h54min de 31 de janeiro de 2015 (UTC)

Obrigado pelas dicas. De facto eu tenho todas as informações dos livros: titulo, autor(es), autor(es) da capa, editoras, data, tiragem, depósito-legal e execução gráfica. Vou elaborar a lista atualizada, e colocá-la aqui para sua apreciação. Mais uma vez, obrigado.
Aqui estou eu para publicar as referências que sustentam todo o artigo que eu havia publicado na wikipédia e, por falta de referências, foi removido.

Espólio Musical do Cónego Rodrigues de Azevedo, de Gil de Azevedo Abreu, edição de Março de 2014, pp. 3.
(Depósito Legal: 371952/2014)
Autores de Forjães, de Gil de Azevedo Abreu, edição de Junta de Freguesia de Forjães, Abril de 2004, pp. 43-46.
(Depósito Legal: 211425/2004)
Toponímia de Forjães, de Gil de Azevedo Abreu, edição da Junta de Freguesia de Forjães, Junho de 2014, pp.27-30.
(Depósito Legal: 376771/2014)
Memórias da Cidade, de Eduardo Melo Peixoto, edição de Irmandade de São Bento da Porta Aberta 2007, pp. 185-186.
(Depósito Legal: 267391/2007) Presente na Biblioteca Nacional de Portugal, ONLINE inclusive.
Diário do Minho (1960), “Sua Ex.cia Rev.ma elevou ao canonicato”, 11 de Março, pp. 1 e 4.
Diário do Minho (1966), “Braga segue as pisadas missionárias do Grande Missionário S. Frutuoso”, 24 de Outubro, P. 1.

Perante isto, disponibilizo-me a partilhar os conteúdos dos livros com quem quiser, para acreditarem que são reais. As informações dos livros podem ser consultadas na Biblioteca Nacional de Portugal (também Online). Aguardo a vossa resposta, revisores, pois, se me validarem as referências supramencionadas, procederei à republicação do artigo acerca do biografado. Desde já fico grato pela vossa colaboração pois, apesar de tudo, contribuem ativamente para a qualidade do artigo.

Página Marco Antônio Araújo (músico) eliminada. Por quê?[editar | editar código-fonte]

Fui agora procurar a página sobre o músico e compositor mineiro Marco Antônio Araújo e encontrei apenas a página de um jornalista homônimo de São Paulo. Estranhei, porque embora já fizesse muito tempo, eu me lembrava de ter visto o artigo anteriormente na Wikipédia. Além disto, o músico em questão, falecido há 30 anos, foi em sua época um dos mais aclamados instrumentistas do Brasil e seu último disco (Lucas, de 1984) chegou a ser escolhido o melhor do ano no Brasil por várias publicações, inclusive a Veja, a revista de maior circulação do país. Dentre os aficionados de rock progressivo (gênero predominante, mas não único, do seu trabalho) em todo o mundo (não apenas no Brasil), Marco Antônio Araújo ainda é lembrado e reverenciado até hoje. Ele é o que se chamaria de um músico cult. Portanto, está longe de ser um total desconhecido ou de não satisfazer os critérios de notoriedade e relevância da Wikipédia.

Intrigado, procurei então o histórico da página. Este só continha a história de edições da página sobre o jornalista. Encontrei, porém, a ocorrência dessa página no registro de eliminações (desculpem colocar como link externo, não sei como colocar um link interno que não seja para um artigo principal). Descobri que a página foi eliminada duas vezes, ambas pelo usuário Francisco Leandro (ou três, se for contada uma ocasião anterior em que, segundo entendi, isso parece ter sido feito por outro usuário apenas como um truque de edição para eliminar uma página duplicada).

A primeira eliminação foi em 2 de abril de 2011; não consta a restauração ou recriação da página depois disso, mas consta um segundo apagamento em 7 de outubro de 2011. Nas duas ocasiões, o motivo alegado foi violação de direitos autorais, seguidos de URLs que suponho referirem-se às fontes originais dos textos supostamente copiados. Na segunda eliminação, a fonte era o blog do irmão de Marco Antônio, o também músico Alexandre Araújo (que duvido que se opusesse a ser citado num texto sobre o seu falecido irmão), mas a página não está mais disponível.

Não teria sido um tanto drástico demais eliminar a página inteira por causa de um texto copiado? Desfalcar a Wikipédia de todo e qualquer conteúdo sobre um músico brasileiro de renome por causa disso? Não poderia ter sido simplesmente eliminado o texto copiado e deixado mesmo que fosse um esboço (stub) com dados sumários? Eu até poderia recriar o artigo, ainda que com um texto breve e sumário, mas primeiro eu gostaria de saber se houve algum outro motivo para a página ter sido eliminada, pois eu não gostaria de, no caso de eu vir a fazer isso, ter meu trabalho apagado sob qualquer pretexto - em outras palavras, se há algum impedimento ou interdição para que o músico Marco Antônio Araújo conste da Wikipédia. UrsoBR (discussão) 17h29min de 30 de janeiro de 2015 (UTC)

Vários motivos podem ter levado à eliminação da biografia do músico, mas duas delas estão visíveis: violação de direitos autorais. A biografia do jornalista homônimo foi criada em 2010 e não tem nenhuma relação com a biografia do músico, salvo a coincidência dos nomes. Yanguas diz!-fiz 17h45min de 30 de janeiro de 2015 (UTC)