Ajuda:Contato/Fale com a Wikipédia

Sobre este espaço de discussão

Entre em contato se estiver no lugar correto e:

  • Tem dúvidas sobre a Wikipédia que não estejam respondidas na seção de Ajuda, nas perguntas frequentes (FAQ) ou nos arquivos.
  • Tem críticas, elogios ou sugestões para a comunidade da Wikipédia.
  • Deseja sugerir melhorias, corrigir informações falsas, relatar violações de direitos autorais ou vandalismos em um artigo (informe o título).

Não deixe mensagem para...

  • ...empresas, escolas, universidades, igrejas, canais ou programas de televisão, etc. Não temos ligações com tais instituições.
  • ...alguma pessoa biografada na Wikipédia. Não temos nenhuma relação com elas.
  • ...pedir ajuda em tarefas escolares ou trabalhos acadêmicos. Não prestamos esse tipo de assistência.
  • ...pedir ajuda médica, odontológica, técnica ou jurídica. Procure profissionais devidamente autorizados.
  • ...fazer propaganda, campanha, protesto ou anúncio de qualquer natureza, seja política, filosófica, comercial ou religiosa.
  • ...pedir respostas por e-mail, telefone ou outros meios que não sejam esta página.

Serão suprimidas e ignoradas as mensagens deste tipo, bem como GRITOS e dados pessoais publicados indevidamente.}

Hoa Fred (discussãocontribs)
Hoa Fred (discussãocontribs)

Gosto, muito da sua musica minha flor da lua! Gosto:

Responder a "[Hoa Fred]"
Bruno.haus (discussãocontribs)

Boa noite! Meu nome é Bruno Haushahn, e sou pesquisador da história do Reggae e da religião afrojamaicana Rastafári. Sou o autor de diversos artigos relacionados a esses temas na plataforma. Atualmente, estou interessado em editar o artigo de Bob Marley, porém, observei que a referida página encontra-se fechada para edições.

Solicitei a desproteção da página, mas fui informado de que tal desbloqueio não seria concedido e fui aconselhado a procurar um editor autorizado do Wikipédia para tratar sobre as edições que desejo realizar.

Minha intenção é enriquecer o artigo de Bob Marley com informações sólidas, embasadas em anos de estudo, sempre com a inclusão de referências e fontes confiáveis. Estou disposto a realizar as edições em colaboração com um editor autorizado, seguindo um processo de autorização, supervisão e ratificação por parte deste profissional.

Cabe destacar que, devido ao atual lançamento de um filme sobre Bob Marley nos cinemas, as pesquisas sobre o músico têm aumentado exponencialmente nas últimas semanas. O texto presente no Wikipédia, no entanto, apresenta informações desencontradas, superficiais e pouco enriquecidas. Meu objetivo é contribuir para a precisão e a profundidade do conteúdo, incorporando referências dos movimentos históricos que se condensaram na figura, mensagem e legado desse grande músico e ativista negro, que foi Bob Marley.

Gostaria de saber como posso entrar em contato com um editor autorizado para tratar sobre as edições e obter as devidas orientações. Também estou disponível para conversar por telefone.

Agradeço pela atenção e aguardo sua orientação. Grande abraço!

Jo Lorib (discussãocontribs)

Use a página de discussão associada ao artigo, cite fontes fiáveis.

Bruno.haus (discussãocontribs)

Ok! Na página de discussão, eu consigo editar todo o texto (colocando as fontes, referências etc) e submetê-lo a uma aprovação? Pois a minha intenção é editar diversos tópicos e trechos do artigo.

Jo Lorib (discussãocontribs)

Comece por alguma coisa, um pequeno trecho, voluntários é que editam a Wikipédia, quanto mais fácil de entender estiver mais rápido vai conseguir ajuda.

Bruno.haus (discussãocontribs)

Bom dia! Coloquei a primeira sugestão de alteração na página de discussão há 02 semanas, mas não obtive nenhum retorno por lá. O que posso fazer para conseguir editar o artigo de Bob Marley? Com quem posso falar?

Responder a "Contato com editor autorizado editar página protegida"
Resumo por BraunOBruno

Usuário encontrou o que procurava.

Marcelfg (discussãocontribs)

Bom dia.

Gostaria de saber se vocês emitem algum tipo de certificado pelas traduções feitas por mim aqui na Wikipedia, ou como que faço para provar que fiz estas traduções...


Muito obrigado.

BraunOBruno (discussãocontribs)
Marcelfg (discussãocontribs)

Grato!

Yanguas (discussãocontribs)

A Wikipédia é construída voluntariamente e não visa a enaltecer contribuições individuais. As intervenções de cada editor, no entanto, podem ser consultadas no histórico de cada página ou na lista de contribuições de cada conta.

Marcelfg (discussãocontribs)

É a própria Wikipedia que diz, em sua página de tradutores, que ela DARÁ OS CRÉDITOS PARA QUEM FIZER AS TRADUÇÕES. Foi a isso que me referi quando fiz a pergunta, como seriam esses créditos, onde eles apareceriam, não me referindo a eventuais enaltações.

A pergunta, inclusive, já havia sido muito bem respondida pelo BraunOBruno, dispensando esta última. De qualquer forma, grato pela atenção.

BraunOBruno (discussãocontribs)

Poderia, por favor, enviar o link desta página? Não encontrei o que você mencionou onde procurei.

Marcelfg (discussãocontribs)

Olá, foi nesta página...https://en.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Translate_us

Mas vejo que foi uma leitura rápida minha....eu li apenas "appropriate credit is given", mas isso não tem a ver com crédito a ser dado aos tradutores...foi um equívoco meu...li por cima e cliquei em outras instruções para aprofundamento...

De qualquer forma, a pergunta já está respondida, e eu agradeço mais uma vez a atenção.

Vannura (discussãocontribs)

As duas páginas MSN Messenger e Windows Live Messenger estão em espera de ser fundidas desde Outubro de 2021, já tem um consenso de fusão entre os usuários mas o processo não foi concluído até então. Entendo que os administradores estão ocupados, mas não há defesa em deixar uma fusão em espera por anos.


Edição: Ah, e alguém aproveite também e funde a página Windows Messenger, também é o mesmo programa só que a página cita que ela é um programa que está no Windows.

Responder a "Páginas esperando ser fundida por anos."
CleoHelou (discussãocontribs)

Olá! Criei uma página sobre a marca Piracanjuba, através do meu próprio usuário, no dia 10 de fevereiro de 2020. Em 2024, surgiu a necessidade de alterar o nome dela, mas não encontrei alternativas na área de edição do conteúdo.

Gostaria de saber como posso realizar essa modificação. Li algumas pesquisas que falaram sobre editor auto confirmado estendido, porém tenho apenas 30 edições. Como criador do artigo, tenho alguma forma de renomear a página?

Desde já, agradeço a atenção!

WikiFer (discussãocontribs)

@CleoHelou Você gostaria que o título do artigo fosse alterado para qual nome? É necessário ter fontes para comprovar o motivo da alteração do título. Quanto a regra, agora é necessário ser autoconfirmado estendido para mover títulos, ou seja, 500 edições na conta.

CleoHelou (discussãocontribs)
WikiFer (discussãocontribs)

@CleoHelou Analisei as fontes e vi que o Grupo Piracanjuba tornou-se uma marca corporativa responsável pelos portfólios dos produtos: Piracanjuba, LeitBom, além das marcas Almond Breeze, Ninho e Molico.

A alteração do título é válida, mas só faria sentido se o artigo sobre o "Grupo Piracanjuba" também fosse criado, assim a companhia responsável por todos estes produtos já teria verbete no artigo, corroborando o fato deste artigo ser referente a marca.

Caso não seja possível realizar a criação deste verbete, então farei a moção do artigo conforme as fontes apresentadas.

Responder a "Mudar nome da página"

Contestação de eliminação do artigo "Movimento Brasil Laico"

4
Lalves76 (discussãocontribs)

Peço a reabilitação da nossa página, pois estamos apenas começado a edição, com base em nosso site próprio.

Não temos ainda outras fontes bibliográficas que atestem a existência de nossa instituição.

Obrigado.

Yanguas (discussãocontribs)

Citação: Você escreveu: «Não temos ainda outras fontes bibliográficas que atestem a existência de nossa instituição» Exatamente por isso não pode ter artigo aqui. YANGUASdiz!-fiz 17h02min de 18 de abril de 2023 (UTC)

Jo Lorib (discussãocontribs)

Só complementando a resposta do Yanguas, a regra é WP:V, que pode ser resumida como "sem fontes independentes sem artigo".

Lalves76 (discussãocontribs)

Agradecemos.

Responder a "Contestação de eliminação do artigo "Movimento Brasil Laico""
Jean Felipe de Oliveira (discussãocontribs)

Olá, criei a página sobre o portal de notícias ND Mais, o maior de Santa Catarina, que até então não existia na Wikipédia. No entanto, está com meu nome e marcada como teste. Peço revisão dos colegas e, caso esteja dentro dos critérios, que seja publicada.

Usuário(a):Jean Felipe de Oliveira/Testes

Responder a "Mudar de nome e publicar página"
179.253.150.244 (discussãocontribs)

Eu sinto muito Wikipedia, sua rica gama de informações me ajudaram de uma forma inconcebível em meus trabalhos escolares do ensino fundamental 1. Porém, infelizmente minha mãe não deixou a minha pessoa efetuar uma doação para sua instituição. Tenho 13 anos e obrigado por tudo se ocorrer algo!

Responder a "Doação"
2804:214:81B2:B0BD:1:2:9E08:61A1 (discussãocontribs)

Eu queria saber quais são os perfis nas redes sociais (Facebook, Instagram e outros) dos editores da Wikipédia.

Responder a "Redes sociais dos editores da Wikipédia"

Suporte , e sastifação.

78
Resumo por DarkWerewolf

Dúvidas sanadas pelos colaboradores a respeito das regras para biografias e critérios de notoriedade.

186.224.72.151 (discussãocontribs)

Olá, Gostaríamos de Saber detalhadamente sem ofenças sobre a eliminação do Artigo ``Guilherme Delara`` para Que possamos melhorar em nossa edição e fornecer mais detalhes sobre alguma figura pública.

WikiFer (discussãocontribs)
Elder N (discussãocontribs)

Só para complementar aqui, o artigo de nome Guilherme Delara apareceu diversas vezes no passado e eliminado em todas, por WP:AUTO, e seguindo junto a regra de eliminação em A4, e G5. De todas as vezes, escrito pelo próprio biografado e sempre com os mesmos problemas.

Agora o mesmo artigo tem voltado e com os mesmos problemas, falta de notoriedade comprovada com fontes confiáveis e independentes.

Agora eu questiono, seria você IP, o próprio Guilherme novamente ? (isso é pergunta, não estou acusando) Da ultima vez que veio para a Wikipédia eu indiquei para não ser feito artigo sobre si mesmo, autobiografia, e deixar que outra pessoa o faça, quando tiver reconhecimento na mídia, e inclusive, seria deixar para alguém fazer de livre e espontânea vontade.

Se não é o próprio Guilherme escrevendo, ainda reitero todas as outras palavras ditas e concordo com o amigo WikiFer, sem fontes, sem artigo, as regras se aplicam para todos.

186.224.72.151 (discussãocontribs)

Ok , concorde com o amigo wikifer. O motivo do link do Facebook vai contra as regras nenhum dos editores da nossa equipe estava ciente desta violação

Elder N (discussãocontribs)

Todos os links da internet, para esse biografado em especifico, ainda vai contra as regras.

Se você pesquisar o nome do próprio Guilherme, vai achar links que não servem como fontes, e eles são: Linkedin, Fandom, Medium, site próprio, youtube, soundcloud, facebook, pintrest, twitter, letras, quizur, pensador, brainly, ifunny(só tem 1 foto aqui), bio site, everybodywiki, urbanaarts, Create WebQuest, escavador.

As biografias para conseguir se manter, precisa cumprir com WP:V, WP:N, por meio das WP:FF. Não tem isso de "você não entende de biografia e notoriedade" - palavras suas -, tem as regras da Wikipédia e os artigos precisam ser escritos seguindo essas regras, a comunidade criou regras para isso. Imagine você ir em um lugar e não seguir as regras do local, será removido de lá, e sem discussão.

Aqui você ainda tem a discussão, mas se insistir, também é removido.

Espero que você e essa "equipe", leia as regras.

E já tem o aviso para todos, o artigo precisa ser escrito por alguém sem ligação com o Guilherme, sem se pago por ele, ou sem ser amigo próximo, pois se a pessoa é próxima dele, vai facilmente omitir informações.

E como uma última sugestão, procure no Google o nome de alguém que é reconhecido na midia e compare com alguém que não é conhecido, as fotos são totalmente diferentes, aqui estou falando de sites maiores, com material escrito por pessoas que deixam o material imparcial, sem opinião, sem ligação com o biografado, é coisa de sites de matéria sério mesmo, não apenas um site qualquer onde qualquer um pode entrar e fazer texto.

186.224.72.151 (discussãocontribs)

Mas poderiam restaurarem o artigo para se manter no ar, para algúm wikipeadista interessado em fornecer fontes e conteúdos apropriados e confirmados ao artigo do Guilherme.

186.224.72.151 (discussãocontribs)

Remova link de Facebook e biografia, deixe somente a info/biografia que contém informações de idade nacionalidade etc..

WikiFer (discussãocontribs)

Você tem fontes confiáveis do G1, Folha de S.Paulo, Estadão, Correio Braziliense, e alguns artigos científicos que destacam o biografado? Se tiver, aí sim haverá possibilidade do artigo ser mantido, pois haverá cobertura significativa por parte de veículos independentes.

186.224.72.151 (discussãocontribs)

No momento não, mas da uma oportunidade .

WikiFer (discussãocontribs)

Então é melhor aguardar ele ser mencionado nestes sites aí para comprovar que terceiros escrevem sobre ele: leia sobre critério geral de notoriedade.

186.224.72.151 (discussãocontribs)

Ok , regras são regras .

186.224.72.151 (discussãocontribs)

Ok , muito obrigado pelo suporte. Tenha uma boa noite

Esta publicação foi ocultada por 186.224.72.151 (histórico)
Jonas Rodrigues Silva (discussãocontribs)
Elder N (discussãocontribs)

Jonas, o artigo no Jornal Tribuna só tem 2 linhas, que se bem colocado só dará 1.

Ainda não é suficiente para manter um artigo, mesmo com esse material do jornal em questão.

Já vi artigo surgir com esse trecho também, ainda não se mantém um artigo sobre o mesmo, infelizmente, ainda não é tempo de criar um artigo para ele.

Agora um alerta, se você tem ligação com o Guilherme, fala pra ele parar um pouco de ficar querendo artigo na Wiki, e focar no trabalho dele e receber reconhecimento na mídia sem ser de forma paga, fazer pelo esforço próprio.

O mesmo esforço que ele tem de buscar pessoas para pagar e faze artigo difamatório e de ataque direcionado a mim, ele mesmo pode pegar esse esforço e focar na carreira dele e parar de querer gerar problemas para a vida dos outros. Se o artigo falando sobre ele não cumpre os critérios da Wiki, não será mantido de qualquer forma, não sou eu ditando a regra, é a comunidade da Wiki que já fez a regra, e ela está ai.

Se o artigo dele estivesse bom para ser mantido, tendo a necessidade até eu passaria nele pra corrigir o que fosse necessário, mas esse negócio de atacar editor só porque um artigo X não se manteve, precisa acabar.

Jonas Rodrigues Silva (discussãocontribs)

Não consegue corrigir então

Jonas Rodrigues Silva (discussãocontribs)

Bloqueia o nome para que param de vandalismo com on nome dele , deixe eu cria - lo e você corrige

Elder N (discussãocontribs)

Me diga como faz para corrigir um artigo que falta com as regras da wikipédia ? Me ensine isso.

Só tem 1 link com material que dá 1 linha.

Não tem o que se manter, não tem fontes na internet.

E ainda por cima, tem um ataque direcionado a mim sendo feito, EU estou pedindo, parem com esse ataque, está cansativo.

Criar material falso na internet é algo que gera problemas para terceiros.

Pega esses esforços e vai focar no que realmente importa, para ganhar reconhecimento de forma correta.

Jonas Rodrigues Silva (discussãocontribs)

Não sei se lhe respondi mas irei mandar de novo ,Está entendido oque o senhor está a dizer, irei passar pará ele oque você disse. So que antes quaisquer vandalismo com o nome dele sempre bloqueiam o nome dele para que só os administradores da wikipedia possam editar qualquer coisa iremos pedir solitacao para edicao do artigo dele.

Jonas Rodrigues Silva (discussãocontribs)

Querermos mais o artigo para que o Google possa liberar aquele painel de informações para que empresas possam gerenciar

Jonas Rodrigues Silva (discussãocontribs)

Está entendido oque o senhor está a dizer, irei passar pará ele oque você disse. So que antes quaisquer vandalismo com o nome dele sempre bloqueiam o nome dele para que só os administradores da wikipedia possam editar qualquer coisa iremos pedir solitacao para edicao do artigo dele

Elder N (discussãocontribs)

Se for solicitado um bloqueio para impedir criação, será um bloqueio inicial que é pequeno.

O problema maior é que estão criando o artigo com o nome dele, com material difamatório que é direcionado a mim.

Ou é criado artigo com meu nome e que segue o mesmo rumo, sendo difamatório.

Não é o Guilherme me atacando, ou seus "funcionários", que vocês vai manter artigo para ele aqui, não é assim que funciona as coisas.

EU Elder estou pedindo, parem de criar artigo com meu nome, parem de me associar com coisas que não fiz.

Querem criar artigo corretamente ? Leia as regras da Wiki e as siga.

O artigo é para o Guilherme ? Veja as regras, procure material, tem muita fonte na internet ? Cria. Não tem ? Não cria. É simples assim.


Se você vai passar recado para ele, fala pra ele pedir para encerrar esses ataques a mim, é simples, parem de me atacar, isso está chato, é ruim até pra ele, porque vocês, sem ser você Jonas, você pediu a explicação, vocês criam artigo com o meu nome, ou cria com o nome dele e tendo material que é difamatório pra mim, fica ruim para criar artigo com o nome dele se esses ataques não para, quando vier alguém criar o artigo pra ele, pode ser considerado outro que tem ligação com ele e apagar e bloquear o usuário.

O que eu estou pedindo é isso, Guilherme, pare de me atacar, você não vai manter artigo fazendo isso, chega dessa briga por 1 artigo, eu já te expliquei o motivodo artigo não ser mantido, e você entendeu, pare com esse ataque direcionado, você gera problemas para mim e para si.

Jonas Rodrigues Silva (discussãocontribs)

Se algum vídeo se tornar viral tipo uma entrevista do Guilherme sem ser jornais falando sobre empreenderismo e a sua carreira no YouTube podemos usar fonte de vídeos como fonte na Wikipedia ou só aceitam fontes de jornais ?

Elder N (discussãocontribs)

Peferível é fonte de jornal.

Vídeos raramente são aceitos, são coisas bem raras mesmo, e de canais que seja confirmados, aqueles canais com um selo do YouTube no nome, tipo o verificado que tem no Instagram.

Mas mesmo assim, 1 único link não será suficiente, essa entrevisa poderia ser explorando grande parte sobre o biografado, porém só com vídeo não mantém.

Vai precisar de matérias em outros sites também, porém é sempre como falei várias vezes, as matérias nesses sites não podem ser escritas por pessoas próximas, e nem matérias pagas.

Resolvendo todos esses problemas já citados por várias vezes, pode sim criar o artigo de forma imparcial com as fontes. Problemas de edição que for detectado, será resolvido, seja por mim, ou por outros.

186.224.72.197 (discussãocontribs)

Elder, não tem como você criar úm artigo sobre o Guilherme certo que a única fonte sobre o Guilherme não está completo põe aquela fonte do jornal como fonte no artigo para quando futuros Jornais surgirem editores futuros possam readitar o artigo e adicionar novas fontes. Queremos o painel de informações do Google mas o único jeito é só um artigo sobre a pessoa específica na wikipedia se souber outro jeito de ter um painel de informações do Google sobre uma pessoa específica me diga

Elder N (discussãocontribs)

Não é bem assim que funciona.

Infelizmente, o material encontrado no Google para Guilherme Delara, não é suficiente nem mesmo para um esboço.

Não sou eu ditando a regra, isso é regra já dada pela comunidade.

Veja bem, procura o nome do Guilherme no Google e reuna todos os links achados.

Depois de reunido tire blogs, youtube, rede social, o letras (porque está no meio), site pessoal (não conta como fonte), fóruns, materiais escritos que passa brevemente e não fala de forma aprofundada sobre o mesmo.

Tirando tudo isso, não sobra nada de fonte para um artigo. Se eu criar assim, o material é eliminado em A4, ou até se qualquer outro criar, também vai ser A4, quando não há indicativa de importância, é regra da Wikipédia.

Eu não dito a regra, não sou administrador, só estou aplicando as regras como elas são.

O mesmo que falei para o próprio Guilherme ainda vale, foque no que tem feito, quando realmente tiver reconhecimento na mídia, deixe que alguém venha de livre e espontânea vontade e faça, ainda não é a hora de ter um artigo.


Google e Wikipédia são plataformas sem ligações entre si, já vi itens que tinha painel informativo lá, e não tinha artigo aqui, eu não sei como faz e não é fazendo artigo aqui, e sem seguir as regras que isso vai ser resolvido.

E novamente eu falo a mesma coisa, para você também IP, que eu não sei quem, e certamente você já leu antes, me atacar, não vai fazer o artigo do Guilherme ser mantido, peguem esses esforços para me atacar, e foquem em outras coisas, mas não me ataque, eu sou uma pessoa igual a vocês todos do outro lado da tela.

Esses esforços que vocês gastam criando artigos de ataque direcionado a mim, é muito bem empregado se gastar plantando uma árvore para ajudar a reduzir a poluição no planeta Terra.

Jonas Rodrigues Silva (discussãocontribs)

Falando em materias Porque o Renato cariani não tem um artigo na wikipedia se tem várias matérias sobre no Google ?

Elder N (discussãocontribs)

Nunca foi criado um artigo para o Renato Cariani, e o mesmo pegou fama recentemente depois de algumas acusações.

Antes disso, não passava de um mero influencer, por isso não teve artigo.

Mesmo assim, a maior quantidade de link achado, é dos casos recentes, e redes sociais e youtube.

Criar uma biografia para ele seria eliminado, e a observação na eliminação é possível que seja "Youtber/Influencer seguindo sua carreira", ou algo do gênero.

É capaz até que possa ir para uma eliminação por consenso, que é quando ocorre uma votação para eliminar ou não, no caso de ter um conseno, se for para eliminar, no futuro o título pode voltar, mas diferente da versão antiga já eliminada.

Jonas Rodrigues Silva (discussãocontribs)

Então um futuro artigo relacionado ao Guilherme reconhecido como empreendedor e YouTuber brasileiro não haverá problema

Elder N (discussãocontribs)

Tendo fonte decente, não terá problemas.

Digo fonte decente no fator de as fontes serem indepentendes, sem interferência pessoal do biografado.

E claro, material do artigo escrito por terceiros sem ligação com ele, pois se tiver alguma coisa ruim sobre ele na internet, também será inserido, e quando um artigo é criado por pessoas ligadas a pessoa alvo da biografia, essas mesmas podem vir querer contestar a informação que só será adicionada se tiver fontes, e mesmo que o artigo seja escrito por terceiros sem ligação com ele, o mesmo ainda vale.

Toda informação achada na internet, com fonte boa, será adicionada, seja essa informação boa ou não.

Jonas Rodrigues Silva (discussãocontribs)

Triste em saber que o artigo dele não pode ser mantido Por falta de matéria, mas está compreendido !

Jonas Rodrigues Silva (discussãocontribs)

Elder me tire uma dúvida, se surgirem uma matéria de somente um jornal de notícias Sobre o Guilherme também poderia usa - lo como fonte para o artigo de somente um Portal ?. Podíamos contatar uma matéria sobre o Guilherme para estarmos tendo acesso ao artigo.

Jonas Rodrigues Silva (discussãocontribs)

Ou melhor podíamos contatar uma matéria sobre o Guilherme você que não tem nenhum vinculo com o Guilherme podia cria - lo um artigo sobre com as matérias que terá futuramente

Elder N (discussãocontribs)

Contatar um jornal no caso, não é assim que funciona.

Se você contatar um jornal, e esse jornal disser que faz, eles tem de ir atrás do material para fazer o artigo deles, a gente entregar material pronto deixa o conteúdo parcial e não será mantido.

Se pagarmos, é pior, não servirá mesmo para artigo na Wiki.

Jornais grandes vai noticiar algo se o próprio Guilherme ganhar esse reconhecimento por conta própria, é ele quem tem de focar só no seu trabalho e esquecer isso de Wikipédia, assim como associados também deve fazer o mesmo, esqueça a Wikipédia e ajude ele a focar no trabalho, quando tiver reconhecimento e tiver sites sérios falando dele, ai sim será feito o artigo.

Na Wikipédia não pode ter biografias para fatos futuros, isso vai parecer meio grosseiro, aqui não é bola de cristal. Quando escrevemos um artigo, ele ao menos tem de ter as fontes, mesmo que seja de um evento futuro, nós temos que tratar como se fosse o presente.

Quando se trata de biografias, nós não fazemos essa previsão do futuro, pode ocorrer que a gente faça e diga que tal pessoa tem uma fortuna de 1 bilhão, ai no futuro quando chegar material para a biografia, quando for avaliado a fortuna, pode não ter 1 bilhão, mas 1 milhão apenas.

É um exemplo isso da fortuna, mas é algo que dá para entender melhor.

Jonas Rodrigues Silva (discussãocontribs)

Assim entendido . Então melhor deixar Do jeito que você disse ! Ele está tendo reconhecimento Jajá surge uma matéria própria sobre o trabalho profissional dele

Jonas Rodrigues Silva (discussãocontribs)

Elder me tire uma outra dúvida que me surgiu é até quantas matérias de portais sobre o Gui é necessário para cria - lo um artigo na wikipedia, sobre ?

Elder N (discussãocontribs)

Desde que tenha qualidade, a partir de 5 links falando sobre o biografado e trabalho dele, será suficiente.

Quando digo ter qualidade, é ser matéria séria, nada que seja pago, é o próprio pessoal do jornal que deve investigar e criar o artigo, sem interferência do próprio alvo do artigo do jornal ou de associados.

Jonas Rodrigues Silva (discussãocontribs)

Da uma moral pro Gui rapaz está pegando muito pesado e dificultando que ele tenha um artigo na wikipedia

Elder N (discussãocontribs)

A Wikipédia tem regras, quando se trata de uma biografia sobre alguém, é bom ter mais uma quantia boa de fontes para se manter.

O fator principal para criar artigo na Wiki nem é número de fontes, mas sim a qualidade delas.

Porém, é bom também que tenha várias fontes, pois assim se torna muito mais fácil de se manter o artigo.

Não depende de mim, é regra da comunidade, já impostas e votadas pela própria comunidade, é por isso que muitos artigos saem facilmente da Wiki, por não cumprir os critérios.

É igual o caso que você citou sobre Cariani que ainda não tem artigo.

Jonas Rodrigues Silva (discussãocontribs)

Queremos tanto esse artigo para ser inexado no Google e pudermos gerência - lo. Guilherme é pesquisado pela comunidade do YouTube e quem o acompanha nas redes sociais . Eles o pesquisam no Google e não ter um artigo que fornece detalhes não irão saber mesmo Quais são futuros projetos dele

Jonas Rodrigues Silva (discussãocontribs)

Da uma moral para o Guilherme deixa futuramente nós iremos colocar fontes nescessária para o artigo ser mantido tem que ter uma fonte certo? Então durante a semana você coloca únicas fontes Que citam o Guilherme de agora para futuramente serem adicionados e substituídos novas fontes. Vamos fazer um combinado ou um acordo , de acordo com a comunidade

Elder N (discussãocontribs)

A Wikipédia não serve para isso.

Não prevemos o futuro, estamos andando em circulos aqui.

Quando tiver as fontes de boa qualidade, o artigo surgirá, por hora, ele trabalha no que quer trabalhar e ser reconhecido por isso, nada mais que isso e ponto.

Regras são regras, você não vai em lugar nenhum e quebra as regras só por querer, aqui na Wiki não é diferente.

Não é problema pessoal com ele, muito pelo contrário, é a falta de material substâncial que fale sobre ele para manter um artigo.

Entenda você Jonas, a Wikipédia tem regras, artigos sem fontes, não são mantidos, não resolve nada o artigo ter 1 fonte só se essa mesma fala sobre a pessoa de forma breve e mais nada.

Se as pessoas procuram por ele, que continuem procurando, ter link da Wikipédia não é paramêtro para ser fonte de conteúdo e detalhes, Wikipédia é Enciclopédia, não é um currículo, não confunda as coisas.

Que esse assunto se encerre aqui, já está repetitivo sem necessidade, esse tópico já estava encerrado e foi re aberto para ficarmos dando voltas e voltas no mesmo assunto.

Chamo novamente o amigo @DarkWerewolf: para tomar ciência disso, e fechar novamente esse tópico, que deveria ter ficado assim.

E Jonas, também não é problema com você, mas esse tópico já tem as respostas que necessita, para todas as suas dúvidas, a minha recomendação é a leitura do material que já tem aqui e a leitura das regras da Wiki, não volte a abrir esse tópico novamente, isso é cansativo, explicar a mesma coisa várias e várias vezes.

Vamos tomar um rumo e finalizar isso. O Guilherme trabalha no que faz de melhor para ser reconhecido. Você faz o seu trabalho, seja lá ele qual for, e vida que segue.

Sem artigos de ataque, só o bom e velho trabalho duro para receber seu reconhecimento e nada mais.

Jonas Rodrigues Silva (discussãocontribs)

Tudo bém Elder. Entendi tudo oque estava faltando para estarmos compreendendo ! A equipe compreenderam principalmente o Guilherme mesmo disse que você tinha razão. Encerre este tópico.

Esta publicação foi ocultada por Jonas Rodrigues Silva (histórico)
Jonas Rodrigues Silva (discussãocontribs)

O nome correto é separado , Guilherme Delara. Este nome indica ele.

Elder N (discussãocontribs)

Não esquente a cabeça Jonas.

Nós sabemos como é corretamente o nome, se alguém no futuro voltar a criar artigo, se estiver correto, é SE estiver correto, eu edito se precisar de ajustes.

Mas por hora, o que eu estou pedindo a todos os envolvidos, é parar de me atacar, por favor, parem com isso, eu sou uma pessoa igual a vocês todos do outro lado da tela, o ataque de vocês gera problemas em mim também, sou um ser humano, pensem bem nos problemas que vocês criam para outros através da internet.

Jonas Rodrigues Silva (discussãocontribs)

Elder queria entrar em contato não não via jeito a não ser abrir esse tópico novamente , Podemos colocar a foto do Guilherme no Wikimedia para Criarmos outras wikis sobre ele a não ser na wikipedia ? , para entender melhor usaremos a fonte da wikimedia Para wikis externos .

Elder N (discussãocontribs)

Jonas você deve enviar a imagem no Commons, mas ela precisa ter uso dentro dos projetos da Wikimedia para ter sua permanencia.

O melhor é você ver esses sites externos qual é o meio que eles utilizam para imagens e enviar neles.

Entendo que a ideia é usar a imagem anexada no Commons para projetos externos, mas até no Commons mesmo tem regra.

Eu recomendo dar uma lida lá.

Não sendo nenhum projeto envolvido e irmão da Wikipédia, é bom ler as regras do projeto.

Jonas Rodrigues Silva (discussãocontribs)

Elder poderia colocar a foto do Guilherme na wikimedia ?, já li Tudo lá e você que entende dessas coisas Sabe adicionar a foto sem que seja eliminado usaremos desta foto em algum lugar da wikimedia Para estar mantendo lá

Elder N (discussãocontribs)

Na verdade eu não sei adicionar foto lá, nunca o fiz, tanto que se olhar minhas contribuições lá, verá que nunca enviei uma imagem.

Mas como falei, precisa ter um uso em algum projeto da Wikimedia, se tem um uso, pode enviar tranquilamente, lembrando que a imagem entra nos critérios de uso que tem lá, eu recomendo não enviar imagens que seja copiadas de sites externos, e que essa imagem não seja montagem e de criação própria, sem marca d'água.

A parte mais dificil, talvez seja manter a imagem dentro de um projeto da Wikimedia. Como vemos, o artigo aqui na pt-wiki foi eliminado diversas vezes por não cumprir os critérios do projeto.

Jonas Rodrigues Silva (discussãocontribs)
Elder N (discussãocontribs)

Lembro que já vi essa foto lá no Commons, mas foi na época que surgiu o artigo aqui na pt-wiki, até então era só WP:AUTO.

Se a imagem não é copiada de sites externos, não terá problema, imagens precisam atender os critérios do Commons para envio.

Tem um usuário lá que é administrador, o Billinghurst, use esse link aqui para mandar mensagem na página de discussão.

Deixe uma mensagem para ele na página de discussão pedindo ajuda com isso, lembre-se de escrever em inglês, e assinar.

Se você não sabe inglês, usa o Google tradutor mesmo.

Já quando a essa parte de usar em Wikis externos, você já buscou ver os critérios que eles pedem ? É mais importante ler os critérios desses sites externos, para saber se eles aceitam imagens que esteja aqui no Commons ou não.

Aqui na Wikipédia, por exemplo, imagens precisam constar no Commons para funcionar por aqui, ou estar anexada dentro do dominio wikipedia.org, se for link externo, não funciona.

Jonas Rodrigues Silva (discussãocontribs)

O administrador protegeu a página não há como criar tópico para entrar em contato

Jonas Rodrigues Silva (discussãocontribs)

Sim já busquei em ler os critérios e aceitam sim a imagem via Commons agora so é preciso enviar a imagem sem ter que ser levado a eliminação porque você disse que a imagem já apareceu aqui na wikipedia que era WP AUTO a imagem foi eliminada por não ter tido projeto naquela imagem agora não dá de saber se aceitam a mesma imagem enviada que foi eliminado no passado

Elder N (discussãocontribs)

Vou responder duas resposta aqui, então pode ficar meio longo.

Citação: O administrador protegeu a página não há como criar tópico para entrar em contato

Não, a página de discussão do amigo Billinghurst não está protegida, você conseguirá enviar mensagem na página de discussão normalmente, páginas de discussão não são protegidas, pois elas servem para discussão, e quando o usuário não é vandalo, ela e mantida livre para discussões.


Citação: você disse que a imagem já apareceu aqui na wikipedia que era WP AUTO

O WP:AUTO que me refiro, é em maior parte quando o próprio biografado apareceu fazendo o artigo para si, na época foi algo em torno de mais de 5 artigos e uso de mais de umas 5 contas diferentes também.

Para imagens eu nunca vi ser aplicado a regra de WP:AUTO, até porque as regras do Commons e da Wikipédia são diferentes, esses projetos são apenas irmãos, dado que ambos são da Wikimedia.

A regra WP:AUTO é usada apenas quando um artigo aparece para falar de uma pessoa X (seja ela qual for), e esse mesmo artigo é justamente escrito por essa pessoa, por isso o nome da regra, se clicar na ligação azul da regra, cairá na página que fala sobre Autobiografia.

Citação: a imagem foi eliminada por não ter tido projeto naquela imagem

Se a imagem não consta mais no Commons, é realmente por falta de uso em qualquer projeto irmão do Commons, nesse caso, é falta de uso em artigos que esteja dentro de algum projeto da Wikimedia.

Mais especificamente, um artigo eliminado no Commons se dá por não ser usado na Wikipédia de qualquer idioma, ou algum outro projeto.

Jonas Rodrigues Silva (discussãocontribs)

Que tipos de projetos na Commons eu tenho que usar a imagem dele para ser mantido lá?

Elder N (discussãocontribs)

No caso para manter a foto no Commons, pelo que já vi, é que teria de ser usada em um dos projetos irmãos do Commons.

Já que está anexando a imagem no Commons da Wikimedia, teria de fazer o uso em algum lugar que seja um projeto da Wikimedia também.

Wikipédia é um deles.

Você pode ver a lista de projetos aqui: Projectos (Movimento Wikimedia).

Jonas Rodrigues Silva (discussãocontribs)

Mas este projetos pode ser falado de alguma pessoa né? Tem que ter algum tipo de referência?

Jonas Rodrigues Silva (discussãocontribs)

Elder mas sera que dá tempo de eu enviar a imagem e adicionar em algum projeto da Commons? Porque uma vez enviei uma imagem para colocar em algum projeto eu iria adicionar mas eliminaram a 10 minutos antes de eu adiciona - lo em algum projeto, então eles não tem paciência de esperar como eu enviarei imagem na Commons ?

Elder N (discussãocontribs)

Respondendo duas perguntas aqui.

Citação: Mas este projetos pode ser falado de alguma pessoa né? Tem que ter algum tipo de referência?

Precisa ver as regras de cada projeto e para que eles servem, e se é necessário regras também.

No Wiktionary, por exemplo, é um dicionário apenas, não dá para falar de pessoa.

Já no Wikibooks, é para livros e materiais educativos, mas um adendo aqui é que pode ser necessário fontes independentes assim como é na Wikipédia.

E não é por ter algo nesses outros projetos da Wikimedia, que irá manter artigo na Wikipédia, dado que teve explicação sobre isso antes e o mesmo se mantém.

Citação: mas sera que dá tempo de eu enviar a imagem e adicionar em algum projeto da Commons? Porque uma vez enviei uma imagem para colocar em algum projeto eu iria adicionar mas eliminaram a 10 minutos antes de eu adiciona - lo em algum projeto, então eles não tem paciência de esperar como eu enviarei imagem na Commons?

Não tem como saber quanto tempo vai levar para ser removida a imagem ou ficar.

Se ela cumprir com os critérios da plataforma irá ficar, do contrário é removida.

Foi por isso que recomendei não enviar fotos que seja montagem.

Jonas Rodrigues Silva (discussãocontribs)

Até o ano que vem faço esse trabalho Porque teremos muitos projetos para ser lançado publicamente e ter notoriedade para isso , se assim possível ter um artigo na wikipedia que éo principal.

Elder N (discussãocontribs)

Jonas, o principal é ter o reconhecimento, artigo na Wiki vem depois.

Mas se for conseguido o recebimento da notoriedade e ter mais fontes, pode voltar sim.

Porém, ao invés de já sair publicando o artigo, para evitar problemas de ser eliminado, coloque em uma página de testes, que pode ser acessada no topo da tela no bonequinho preto e indo em Testes.

No ano que vem, depois de receber mais notoriedade, você volta aqui e pergunta novamente sobre a página de testes se precisar, já começa a elaborar lá, e pergunta se está bom para artigo próprio, fazer isso não será um problema, terá mais tempo de arrumar problemas e saberá se está bom para se manter como artigo próprio.

Jonas Rodrigues Silva (discussãocontribs)

Mas página de teste no momento até que não há alguma matéria não é necessário referências até o momento certo ?

Elder N (discussãocontribs)

Para páginas de testes não.

A página de testes não fica disponível na web para todos ver, só quem tem o link verá, inclusive a página de testes por vezes não aparece nem nos resultados de busca do Google mesmo.

Nós recomendamos páginas de testes para vários casos, criação de artigos novos, tradução, reformulação de artigos já existentes, em especial aqui os últimos casos tem, para usuários testar códigos, usuários novatos aprender a editar e ver como funciona a Wiki, esboçar seus primeiros (ou todos) os artigos que for criar, arrumar problemas de códigos que aparecer em artigos da versão final, ou até mesmo ter tempo para arrumar os problemas que surgem durante criação, tradução e esboço de artigos.

O uso da página de testes é válido para todo editor da wiki, seja experiente ou não, eu mesmo, por exemplo, atualmente tenho 31 mil edições na Wiki, e ainda faço uso da página de teste, pois ela é sempre útil.

Infelizmente muitos usuários novatos pulam a recomendação de usar páginas de testes para esboços, se você quiser aprender melhor como as coisas funcionam por aqui, pode usar a vontade essa página de testes, só não faça propaganda, difamação e afins, mas fora isso, pode usar sem problemas, seja para criar artigo novo ou arrumar um já existente.

Eu recomendo testar os códigos para ver como funciona e tentar arrumar algum artigo que já tenha na Wiki, antes de se aventurar em criar um novo. Já quando for criar um novo, tente procurar um artigo em inglês para traduzir, será um artigo novo, assim você aprende mais como funciona o sistema de criação de artigos, e saberá melhor até como funciona a questão de fontes também, já que vai copiar material da Wikipédia de outros idiomas, necessário ter as fontes e traduzir para o português o texto final, sem usar Google tradutor ou bots.

Jonas Rodrigues Silva (discussãocontribs)

Quero criar do Guilherme

Elder N (discussãocontribs)

Você pode criar de quem desejar.

Eu recomendei criar outras para aprender como tudo funciona por aqui já para quando chegar em um artigo desejado, ele acabar tendo tudo que é necessário.

E foi uma recomendação, pode ser seguida ou não.

Apenas atente-se que, mesmo que seu artigo não se mantenha, em uma avaliação futura, você pode guardar o conteúdo na página de testes até que surja mais fontes na internet.

Eu ainda reforço a recomendação de criação e edição de outras páginas, para que você aprenda como funciona as coisas, só temos como aprender na prática, e fazendo outros artigos vai ajudar a evitar erros em artigos que realmente você queira criar.

Jonas Rodrigues Silva (discussãocontribs)

Muito obrigado elder pela orientação eu irei vê - lo e aprendendo mais sobre criações de artigos e seus idiomas eu criarei sobre o Guilherme na página de teste e qualquer coisa você poderá ir até lá na minha página de teste e dar sua avaliação sobre minha aprendizagem aqui na wikipedia quero criar e virar contribuidor aqui na wikipedia feliz ano novo Elder guilherme também está a te desejar um feliz ano novo que dê tudo certo em sua vida daqui pra frente e que dê tudo certo daqui pra frente neste ano!!!

Jonas Rodrigues Silva (discussãocontribs)
Jonas Rodrigues Silva (discussãocontribs)

Elder eu simplesmente pedi para recuperarem a imagem do Guilherme do wikimedia bloquearam meu perfil

Elder N (discussãocontribs)

Boa tarde Jonas, desejo um feliz ano novo para si, e para o Guilherme.

Agora indo direto a responder seu caso.

Infelizmente tem-se considerado um possível sock para usuários de grande interesse em querer a todo custo criar ou trazer algo de volta.

A busca por material sobre o pessoa alvo da discussão aqui está sendo grande porque pessoas próximas a ele está vindo buscar, e por já ter aparecido várias vezes em projetos da Wikimedia, e eliminados, boa parte dos usuários novos que surgir por recente busca no mesmo tema, está indo junto no bloqueio.

Esse interesse a todo custo de usuários em querer pro querer esse material, o já eliminado, demonstra ligação ou o próprio usuário que surgiu antes querendo uma biografia novamente, e por isso os adms de plataformas está pegando contas que demonstra esse interesse já de inicio.

Quando o Guilherme veio para a Wikipédia criar uma biografia dele mesmo, veio com uma conta, depois a página foi eliminada e foi para outra conta, e depois mais outra, e mais outra, e mais outra, não me lembro quantas contas ele fez, mas posteriormente a isso, quando ele mesmo parou de fazer contas, veio usuários ligados a ele, criando o mesmo artigo já eliminado várias vezes aqui, e agora como estamos vendo, você caiu no filtro de suspeita no Commons, dado o seu interesse único em trazer de volta uma foto já eliminada.

Até agora, aqui na Wiki também não foi bloqueado, e só tens editado aqui para tirar dúvidas, mas o seu único interesse nessa biografia, pode gerar bloqueio por aqui também, isso porque vimos o artigo surgir e ser eliminado na mesma quantidade de vezes, então qualquer conta nova está indo como WP:SOCK, também podendo ser WP:CPU, quando só quer divulgar algo especifico e já eliminado.

Mas é como você falou antes, vai esperar mais tempo antes de criar o artigo, e enquanto isso poderá aprender como a Wiki funciona, até lá, tem tempo de conseguir aprender, saber como tudo funciona e criar um artigo de forma correta sem cair na suspeita de divulgação de algum conteúdo.

Jonas Rodrigues Silva (discussãocontribs)

Ok irei dar uma olhada como a Wikipedia funciona, Só achei injusto o Banimento sendo que eu somente pedi uma solitação, não cometi nemnhum vandalismo ou alterei algo dentro da wikimedia.

Elder N (discussãocontribs)

Dar uma olhada não faz mal.

Mas o seu banimento foi decorrente do interesse especifico em imagem já eliminada por ter sido usada em autobiografia(aqui na wikipédia), por um usuário que cometeu WP:CONTORNO, voltando várias vezes com contas diferentes para o mesmo ato.

Ainda vale muito as minhas recomendações anteriores que lhe fiz, de aprender como as coisas funcionam, editar outros artigos, criar outros artigos, e quando tiver relevância enciclopédica, criar esse artigo especifico a qual deseja.

Bom, por enquanto é só, todas as explicações está aqui presente.

Jonas Rodrigues Silva (discussãocontribs)

Ah é verdade página de teste eu criarei uma página de teste

Jonas Rodrigues Silva (discussãocontribs)

Aaa sim compreendido.

Jonas Rodrigues Silva (discussãocontribs)

Vou dar uma lida e qualquer coisa entro em contato novamente

Jonas Rodrigues Silva (discussãocontribs)

Tá beleza Elder entendido mas mesmo tendo fontes não a elimine o artigo pois o corrija porque tem muito sacana na Internet querer improvisar algo assim, como improvisaram que o Guilherme foi compositor brasileiro.


Não temos controle Quem o ataca mas quando soubermos que deve ser hater do Guilherme revoltados porque maioria criaram um artigo aqui na Wikipedia e você o eliminou então estão jogando revolta contra os administradores que fazem isso assim que soubermos iremos repassar a sua mensagem.

Conde Edmond Dantès (discussãocontribs)

Gostaria de esclarecer alguns pontos relevantes em relação ao debate em curso neste tópico público, em virtude da participação da conta denominada Jonas Rodrigues Silva, a qual foi bloqueada após os resultados da verificação indicarem tratar-se de mais uma conta alternativa associada a conta Guilherme delara.

Inicialmente, é importante salientar que este caso não pode ser categorizado como uma tentativa de promoção profissional por parte de empresas de marketing, ao contrário de diversos outros casos semelhantes. Apesar de haver comentários que sugerem tal propósito, como é evidenciado neste tópico em específico, no qual a conta Jonas afirma ter como objetivo a criação de um artigo visando a indexação no Google para que "empresas possam gerenciar", desde a primeira solicitação de verificação foi possível identificar tentativas de usurpação. Isto é, a conta procedeu à eliminação de todo o conteúdo associado a uma pessoa para então inserir conteúdo relacionado a outra.

Como se isso não bastasse, fui informado de que este indivíduo iniciou uma série de ataques contra o editor Elder N, insinuando que este seria um criminoso. Essa atitude parece estar, provavelmente, vinculada exclusivamente às remoções do artigo de um youtuber qualquer, cujo único canal que pude identificar possuía um número reduzido de seguidores. As contas em questão não demonstraram competência nem mesmo ao incluir o link do canal do youtuber no artigo.

Durante o processo de verificação, foi possível confirmar que as contas denominadas Jonas Rodrigues Silva e Gabriel Santana Rodrigues foram acessadas pelo mesmo endereço de IP estático em um curto intervalo de minutos. Enquanto a primeira estava engajada em uma conversa com Elder neste tópico, a segunda estava envolvida na criação de um artigo em que insinuava que ele era criminoso.

Dessa forma, chego à conclusão de que o indivíduo que participou deste diálogo apresenta notável cinismo, independentemente de sua verdadeira identidade. O aspecto mais preocupante reside na possibilidade de se tratar de uma empresa de assessoria. Imaginar o baixo nível de profissionalismo dessa suposta empresa, que se envolve em diálogos com terceiros enquanto realiza ataques às suas reputações nas entrelinhas, é algo lamentável.

Francisco Bernado (discussãocontribs)

Olá quero fazer um pedido de remoção deste pedido, pois aparece nos resultado de busca quando se pesquisa "Guilherme Delara" ainda que estão fazendo acusação sem referências

Responder a "Suporte , e sastifação."