Wikipédia:Critérios de notoriedade/Elementos de ficção

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Esta página trata dos critérios de notoriedade a aplicar pela conservação e remoção de artigos sobre personagens, lugares, conceitos, objetos, criaturas, entre outros elementos provenientes de obras de ficção. Ela fornece conselhos gerais com a finalidade de ajudar os editores a adotarem os procedimentos corretos sobre um elemento de uma ficção.


Alguns tipos de obras de ficção são: série de televisão (incluindo anime e desenho animado), livros com romance (e outras obras literárias), série de quadrinhos (incluindo mangá), filme (ou conjunto de filmes), jogo eletrônico, jogos de RPG e light novel.

Origem[editar | editar código-fonte]

Texto final[editar | editar código-fonte]

  • 1- Os personagens principais de uma obra de ficção podem ser descritos no artigo principal que trata da obra. Se o personagem no entanto tiver um nível de relevância que possa ser comparado ao da obra, poderá ter artigo próprio. O simples fato de ser o personagem principal não lhe confere de modo automático a mesma relevância da obra. A criação de um artigo próprio para o personagem não deve ser baseado na opinião de nenhum usuário e sim na apresentação de fontes que comprovem a relevância do tema. Personagens como Superman, Harry Potter, Mônica, entre outros podem ser utilizados como parâmetro no tema relevância.
  • 2- Os personagens secundários de uma obra de ficção, bem como lugares, espécies de animais, robôs, objetos, conceitos, golpes, etc, devem ser curtamente descritos no artigo da obra em seções intituladas == Personagens de... == ou em anexos Anexo:Lista de personagens da obra X, Anexo:Lista de conceitos da obra Z, Anexo:Lista de espécies da obra W, caso se necessite desmembrar do artigo principal. Podem figurar numa lista em anexo todos os elementos menores e maiores da obra de ficção, que deve possuir, entre outras ligações, as entradas com artigos próprios. Se a parte descrita tem um elemento inicialmente considerado como menor, mas que cresce em conteúdo enciclopédico ao ponto de ficar desproporcional em relação às outras entradas da lista, pode ser criado seu próprio artigo.
  • 3- Os personagens podem ser agrupados em grupos de personagens que possuem semelhanças, como serem do mesmo lugar de origem, fazerem parte de uma equipe, serem da mesma família, etc. Isso ajuda na organização da lista de personagens e na separação dos personagens para serem descritos num artigo separado sobre o grupo.
    • Pode-se criar um artigo sobre um lugar fictício só para descrever os personagens presentes ou provenientes dele.
    • Personagens fundamentalmente relacionados a outro mais importante, como um subordinado que sempre aparecem seguindo o líder, pode ser fundido no artigo do mais importante.
  • 4- Os personagens que são referências culturais e que aparecem em obras que não estão diretamente relacionadas com o mesmo (como em caso de participações especiais ou personagem convidado) merecem seu próprio artigo, pouco importando as circunstâncias.
  • 5- Os nomes dos personagens que não possuírem artigos próprios deverão ser redirecionados para o artigo sobre a obra de ficção ou a lista de personagens para cada personagem ali listado.
  • 6 - [Revogado].
  • 7- Personagens que aparecem em crossovers e em múltiplas obras cujo enredo não tem relação entre si:
    • Terão suas características semelhantes, como aspectos físicos e psicológicos e habilidades, descritas no artigo da franquia de origem ou do autor que criou, tendo a mesma regra de desmembramento. Será incluido links para o trecho onde o personagem é descrito em cada obra.
    • Em cada obra onde participa, será listado normalmente, com um link para o lugar principal onde estão suas características gerais.
    • Quando o personagem tiver artigo próprio, esse artigo receberá as informações sobre a participação do personagens em cada obra, além das características gerais.
    • Isso não se aplica a franquias de filmes e jogos eletrônicos de enredo ligado.
  • 8- [Revogado].
  • 9- Estes critérios se aplicam de forma geral aos elementos de ficção, deixando aberto para a comunidade ou editores de um assunto criem critérios e regulamentos específicos para uma certa obra ou franquia através do consenso.
  • 10- É permitido criar uma lista de episódios de séries de TV contendo uma sinopse do episódio. O mesmo vale para capítulos de livro e quadrinhos.

Observações[editar | editar código-fonte]

  • Se uma obra não é familiar ou se está em dúvida se um elemento desta obra deve ser considerado como menor ou maior, procure se informar nas páginas de discussão dos artigos e projetos apropriados antes de fazer as modificações.
  • Quando a lista de personagens estiver grande num artigo sobre a obra e for separado, deve-se tomar o cuidado de verificar os afluentes e atualizar corretamente todos os redirecionamentos. O mesmo deve ser feito ao separar um personagem de uma lista.
  • Páginas relativas a criações pessoais de fãs (ou fanfiction) podem ser consideradas como auto-promoção, o que leva a remoção do artigo. Isso inclui potencialmente: toda obra publicada pelo próprio autor, baseado em uma obra de ficção já existente ou não, publicada por exemplo no site Fanfiction.net ou num fanzine; informação sobre uma campanha de seu jogo pessoal ou sobre um avatar, seja de um RPG clássico ou de jogo online, assim como mods ou mapas de jogos modificados de jogos eletrônicos.
  • Um artigo sobre uma obra de ficção que ainda não se encontra disponível pode ser considerado especulação (não necessariamente, mas potencialmente), o que permite a sua remoção, pois a Wikipédia não é uma bola de cristal e deve se apoiar em fatos verificáveis. Isso inclui livros, filmes, jogos, telenovelas, seriados, entre outras coisas ainda não publicadas, a menos que sejam amplamente esperadas no curto prazo (ver discussão sobre Eventos Futuros) e que a obra já tenha abordada por fontes externas (imprensa e mídia em geral). Elementos relacionados a eventos futuros serão cobertos pelas políticas específicas de eventos futuros.

Ver também[editar | editar código-fonte]