Wikipédia:Denúncia de depredação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Wikipédia pode enviar uma "denúncia" a qualquer pessoa ou entidade que tenha criado um login.

Estaremos, em breve, fundando um grupo que investiga todo crime que envolva o interesse da Wikipédia, por exemplo: apagar informações que o denunciador acredita serem de valia, que foram apagadas por outro editor sem justificativas válidas; crimes de qualquer tipo, como anúncios particulares ou artigos que falem sobre venda de drogas ou prostituição; falsificação de documentos; pedofilia na internet, etc.

Estas denúncias poderão ser passadas ao Counter Vandalism Unit (por não existir ainda este departamento as denúncias em português serão passadas ao órgão em inglês). Mas, o cidadão wikipedista também poderá acionar o órgão particular ou do governo que acreditar defender os seus direitos para noticiar, por exemplo, a realização de atitudes ilícitas, fraudulentas, atos de improbidade, etc.

Esta "denúncia" não precisa, necessariamente, vir acompanhada de documentos comprobatórios, apenas de indicação do artigo é detalhe sobre a depredação, informações básicas que possibilitem chegar ao autor do delito, quais sejam:

Descrição da conduta que entende irregular; indicando pagina da internet, nomes e datas (mesmo que aproximadas) e outros elementos - números, contatos, etc. - que possam auxiliar nas investigações.

  • Nome (se possível completo) ou login da pessoa a ser investigada.
  • Nomes ou login de testemunhas ou pessoas que possam auxiliar no esclarecimento dos fatos.
  • Nome e login da pessoa que fez a denúncia, caso deseje prestar declarações sobre os fatos trazidos.
  • A "denúncia" pode ser anônima. A identificação do denunciante não é obrigatória.
  • A "denúncia" será encaminhada à pessoa responsável, que distribuirá o caso a quem deva se responsabilizar pelo mesmo.

<--- Elabore abaixo desta linha a sua Denúncia---->