Wikipédia:Departamento de Diversão/Entrevista com CasteloPreto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
ENTREVISTA COM CasteloPreto SOBRE FANTOCHES.

Apresentação[editar código-fonte]

CasteloBrancomsg: Quem é você?

CasteloPretomsg: Sou a sua sombra.

: O que te fez decidir participar deste projeto?

: Sua inscrição no Departamento de Diversão. Não acho apropriado que você esteja por aqui, você tem coisas "sérias" para olhar, enquanto eu posso me concentrar somente no que realmente importa: a diversão. Também acho que todos os demais participantes do projeto ficariam mais à vontade para conversar comigo do que com você.

: E por que escolheu um nome parecido com o meu?

: Queria que ficasse óbvia a minha origem, para evitar qualquer mal-entendido nos outros espaços. Não é só o nome, veja o padrão da assinatura, e da página de usuário.

: E por que raios você fez isso?

: É que eu só pensei em aparecer depois que você já tinha se inscrito, e me confundi com as contas (ainda não me acostumei). Mas é sem querer, não me leve a mal. Vi que o Hélio pediu meu bloqueio por isso, e só aí que percebi que isso poderia causar outras interpretações. O que era óbvio para nós, pode não o ser para os outros, até porque, infelizmente, há casos concretos em que tais semelhanças e atitudes vêm de pessoas mal-intencionadas. Peço desculpas por isso, estou tomando mais cuidado agora. Em um caso como aquele, o correto seria você ter removido a sua assinatura e só depois eu ter colocado a minha.

: O que você pretende fazer por aqui? Devo ficar preocupado?

: Não precisa de se preocupar. Só estou aqui mesmo para interagir com os editores do Departamento e, eventualmente, participar de outros domínios mas sempre com o mesmo perfil, ou seja: para conversas amenas, para um concurso ou outra atividade do projeto, ou para me comunicar com outros editores dos assuntos correlatos ao Departamento.

: E o que você não pretende fazer por aqui?

: Não posso e nem pretendo votar e também não quero participar de discussões, além das do Departamento de Diversão. No futuro, até posso opinar sobre coisas afeitas ao que fazemos aqui, mas neste caso, só em casos muito específicos, onde você não deve participar junto e nem seja provável a necessidade de sua participação, de qualquer forma. Votações para PE ou EAD, eleições de admin/burocrata/verificador/árbitro, e decisões sobre políticas e recomendações são exemplos de coisas que eu não faço. Coloquei hoje uma userbox em minha PU, que diz "Eu não voto!". Ficou claro isso?

: Sim, ficou bem mais claro, agora. E isso nos leva ao assunto principal. Gostaria de ter certeza de que você sabe o que está fazendo, então essa parte da entrevista vai ficar parecida com um dos quizzes do Christian, ok?

: Os quizzes do Christian são inigualáveis, você jamais faria algo parecido, mas mesmo sem eu responder a esta pergunta, você já colocou as outras, então vamos lá...

: O que é um fantoche ou sock-puppet?

: Aqui na Wikipédia, chamamos assim uma conta alternativa de um editor já registrado com uma conta. Por meio de um fantoche, um mesmo editor tem duas ou mais contas.

: É proibido usar fantoches?

: É proibido usá-las para alguns fins, como votar, por exemplo. O voto, aqui no projeto, é da pessoa e não da conta. Por isso, cada editor só pode votar uma vez em uma mesma eleição, e usar um fantoche para inserir outro voto, seja no mesmo sentido ou não, é totalmente proibido. Nós, fantoches, também não podemos tentar passar por outro editor.

: E por que você ainda não foi bloqueado, banido, esquartejado e salgado?

: Se eu fosse outra pessoa, e pretendesse ser confundido com você, certamente mereceria tudo isso. Mas não é o caso. Há usos permitidos para fantoches, e são esses que me interessam aqui. Em particular, porque você não queria ter sua conta associada às atividades que fazemos aqui, pois "os diffs voam" e podem pousar em algum local fora de contexto. Já se for um comentário assinado por mim, em uma página de humor, sem ferir qualquer política, recomendação ou decisão do projeto, então para isso ser atribuído a você seria muito "forçar a barra". Claro que não impede, mas dificulta bastante, pois fica mais claro para os demais que a participação aqui não tem o mesmo propósito que as demais intervenções que você faz em outros locais. Editores do Departamento, ao se depararem com um comentário seu, podem, por algum motivo, se sentir um tanto intimidados, e o Christian me convidou para ajudar e não para atrapalhar, então esse me parece um bom propósito e é um uso legítimo para outra conta.

: Se alguém estiver duvidando de sua palavra, pode pedir uma verificação das duas contas?

: Se for por mera curiosidade, um pedido destes provavelmente seria arquivado pelos verificadores. Primeiro, porque bastaria me perguntar, ou lhe perguntar, sei lá... Como já ocorreu, aliás, e achei louvável a preocupação e agradeço pelos puxões de orelha que recebi. Porém, se a dúvida for baseada em um comportamento que, caso constatado o uso de fantoches, esteja de encontro às políticas e recomendações do projeto, a verificação deve ser solicitada. E o resultado confirmará que são contas de um mesmo usuário, resultando no meu bloqueio infinito (snif...) e também no seu bloqueio, com remoção de estatutos atribuídos, se houver. Por isso, acho bem prudente evitar chegar perto do que pode ser interpretado como "reforço de apoio a um determinado ponto de vista". Se eu opinar sobre um assunto que você não se mete, aí fica bem mais fácil dos demais editores não se sentirem iludidos. Por isso, você não me apareça nunca mais por aqui, fazendo favor, e eu não me meto nos seus assuntos, está bem? Cada um no seu quadrado, e esse quadrado aqui não é seu.

Último bloco[editar código-fonte]

: Tá, tá bom, eu já entendi. Mas para não terminar a entrevista nesse clima chato, vou colocar outras perguntas, está bem? Serão aquelas de sempre...

: Está bem, está mal, tanto faz... Você já colocou as perguntas, mesmo, né?

: Qual seu maior sonho na Wikipédia?

: Editar sem ter que colocar esse Captchato toda vez que clico em gravar.

: Qual sua opinião sobre o Departamento de Diversão?

: Muito boa ideia, o Christian está provando que é possível fazer um espaço de humor sem ter que ofender ninguém. E se desaprender, eu caio fora. Mas achei coisas muito interessantes por aqui, como o Show do Milhão, os quizzes... São formas divertidas de estimular a colaboração e a pesquisa. Ainda não vi todos os jogos, mas espero participar de todos.

: Quem você já conhece por aqui, ou melhor, quem por aqui já te conhece?

:O Hélio me viu te dando um chega-pra-lá na lista de participantes e pediu meu bloqueio. O Rmsilva também me reverteu. O Christian estava de olho, e uma tal de Lydia Smirnoff também andou me criticando. O Yanguas foi te avisar da minha chegada, e o Robertogilnei me chamou de lado negro (veja bem: ele não usou o "afro-descendente"). Ou seja, eu faço amizades muito rapidamente! Se continuar nesse ritmo, vou ser banido em menos de um mês. Mas talvez essa entrevista ajude a me deixar por aqui mais um pouquinho...

: Dá um tchauzinho pra mamãe, que ainda está em tempo...

: Mãe, amo você. Parabéns pelo seu dia, mas sinta que todos os dias são seus, pois temos muito a te agradecer pela grande pessoa que és. Em breve nos encontraremos de novo. A outra mamãe está fazendo o maior sucesso, parece uma leoa! Você precisa ver...

: Muito obrigado por esta entrevista e espero não topar com você por aí nunca mais. Sai, encosto! Me erra! Fui!

: Eu é que agradeço a oportunidade de desfazer esse mal-entendido. E agradeço mais ainda se você permanecer da porta para fora, please! Adiaŭ!