Wikipédia:Departamento de Diversão/Entrevista com Richard Melo da Silva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
ENTREVISTA COM RICHARD MELO DA SILVA SOBRE SEUS INTERESSES NA WIKIPÉDIA.

Departamento: Onde surgiu o interesse de participar da Wikipédia?

Richard: Fazendo uma pesquisa sobre a Romênia, encontrei a página na Wikipédia. Quando acessei o sítio fiquei impressionado com a variedade e quantidade de informações num local só. Depois, quando descobri que podia ajudar a melhorar, fiquei mais interessado. A partir daí fiz algumas edições como IP e acabei me registrando.

Departamento: Qual foi o primeiro tema em que você editava quando acabou de criar a conta? Que motivo o levou a fazer isto?

Richard: Desde que me registrei edito principalmente sobre temas relativos à minha cidade natal: Paulínia, pois gosto muito dela e faço de tudo para aumentar sua divulgação.

D: Quais são as suas atuais áreas de colaboração na Wikipédia? Poderia mostrar-nos artigo onde você desempenhou grande trabalho?

R:Atualmente tenho trabalhado em várias áreas diferentes na Wiki. Dedico meu tempo no combate a vandalismos e pequenas correções. Trabalhei significamente no artigo Futebol, participante do Wikiatividade. Também tenho colaborado em artigos relacionados à Paulínia, como de paulinenses (Ataliba e Vitor Faverani) e Paulínia Futebol Clube.

D: Você acha que o número de usuários que combatem vandalismos atualmente é alto ou baixo?

R:Eu acho que há bastante usuários combatendo vandalismo, mas me parece que não crescimento nesse número, ao passo que o número de vândalos aumenta. Isso pode gerar problemas no futuro.

D: Você já se envolveu em alguma grande discussão por defender seu artigo em PEs/EADs/semelhantes? Se for afirmativo, pode responder quais consequências isto levou?

R:Nunca me envolvi em uma grande discussão por causa de EAD, exceto nessa, onde alguns usuários votaram contra com argumentos, ao meu ver, inválidos. Também discuti bastante nessa RAD, onde o usuário que trabalhava no artigo insistia em me contra-argumentar tendo como base a verificabilidade de uma seção, quando eu havia exposto a situação de outras.

D: Eu, por exemplo, comecei editando no wrestling e com o tempo perdi o interesse, passei pelo basquetebol e hoje estou na área de hip hop. Já aconteceu algo semelhante contigo?

R:Nunca perdi interesse pelos temas que gosto aqui na Wiki. Apenas já houve mudança no modo de trabalho (De trabalhar no conteúdo e verificabilidade dos artigos para quase que exclusivamente participar do monitoramento de páginas novas, por exemplo).

D: Quais são, na sua opinião, os cinco maiores problemas atuais da Wikipédia? Como seria possível resolvê-los?

R: Na minha opinião, os cinco maiores problemas da Wikipédia são a falta de bom senso de alguns editores ao participar de votações e TdCs, a falta de novos usuários interessados no combate ao vandalismo, a falta de participação de administradores na realização das tarefas usuais, o grande número de artigos com problemas e a queda no interesse dos usuários em projetos. Acho que o primeiro problema é difícil de ser resolvido, mas poderia ser amenizado com regras mais claras e pressão da comunidade; o segundo também acho de difícil resolução, por que trata-se de uma questão pessoal gostar ou não de combater vandalismo, mas acho que conscientizando todos da importância da ajuda, talvez apareceriam mais voluntários; para o terceiro, acho que deve ser removidas as ferramentas de quem não as usa ou as usa raramente; o penúltimo seria resolvido com a maior dedicação dos usuários a trabalharem nesses artigos; e, por fim, acho que este último problema seria resolvido com maior dinamismo nos projetos.

D: Qual é o seu maior "sonho" dentro do ambiente wikipédico?

R: Antes era de me tornar um administrador. Agora, é poder destacar mais artigos (acho que é chegar aos menos nos joelhos do Tetraktys, hehe).

D: A forma de tratamento aos IPs deve ser diferenciada a dos usuários registrados e experientes? Por quê?

R: Sim, porque um IP geralmente pode ser mais de um usuário, enquanto um usuário registrado é, acredito eu, uma pessoa.

D: Você já convidou seus amigos para participarem da Wikipédia? Quais foram as respostas deles?

R: Já convidei um amigo para participar, mas ele falou que "não tinha cabeça" para contribuir, só para copiar.

D: Vi que você edita e é administrador do Wikinews. Qual é o principal atrativo de lá? É mais fácil de trabalhar que aqui?

R: Para mim a parte mais interessante da Wikinotícias é o fato de que cada página é curta e você não precisa ficar monitorando-a, já que depois de sete dias ela é arquivada (protegida). Lá é relativamente mais fácil de editar, já que não é submetido a muitas políticas, e também ao fato de que não se utiliza muitas predefinições e códigos wiki, mas deve-se ter um cuidado especial em relação às fontes.

D: (uma pergunta que não tem nada a ver com o assunto, mas...) Você está gostando do Departamento de Diversão? Acha ele uma boa iniciativa? Recomendaria-o para quais tipos de editores?

R: Estou adorando, foi uma iniciativa muito boa. Recomendaria à quem está estressado com aquela EAD que está desfavorável, hehe.

D: Como minha imaginação não está muito fértil hoje, encerro aqui a entrevista com Richard Melo da Silva. Você achou fáceis ou difíceis as perguntas? Deseja participar de outra no futuro?

R: Foi uma entrevista interessante, algumas perguntas foram fáceis, outras nem tanto. Mas talvez no futuro posso me interessar em repetir a dose.