Wikipédia:Desenvolvimento técnico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Programador?
thumbtime=2
thumbtime=2

Pode contribuir para a Wikipédia editando ou através de doações, mas se é programador ou percebe de programação há muito mais por onde pode ajudar.


Os robôs são ferramentas automáticas e gerenciáveis que operam na Wikipédia para facilitar a execução de edições repetitivas e em série. Entretanto, não são precisamente robôs, que fazem tudo sozinhos, e sim são agentes de manipulação de artigos, que obedecem a instruções claras e precisas do programador responsável por ele.
Um gadget da Wikipédia é uma ferramenta que consiste de um script em JavaScript e/ou formatação em CSS que pode ser habilitado por meio da seleção de uma opção em suas preferências da Wikipédia. Esta funcionalidade é fornecida pela extensão do MediaWiki chamada de Gadgets.
Os scripts são ferramentas que se podem utilizar na Wikipédia visando facilitar vários tipos de acções. Desde reverter edições, prever páginas em ligações internas, funções avançadas de edição, etc.
O AutoWikiBrowser é um editor semi-automatizado para a Wikipedia (semi-bot) para Microsoft Windows,desenvolvido para tornar tarefas repetitivas mais fáceis e rápidas. É essencialmente um navegador que abre automaticamente uma nova página quando a anterior já foi salva, a partir de uma lista gerada pelo utilizador, sugerindo algumas correcções, tipicamente de formatação e de ortografia previamente definidas.
Atualmente, não há uma página local sobre localização. Por enquanto, consulte mw:Localisation.