Wikipédia:Dez coisas que talvez você não sabia sobre a Wikipédia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O que se segue é um artigo informativo sobre a Wikipédia, que foi entendido como consensual em Wikipédia:Esplanada/propostas/Oficializar artigos informativos (30mai2012).
Prefira utilizar a página de discussão ou até mesmo a esplanada antes de fazer uma modificação que altere o contexto.

Dez coisas que você não sabia sobre a Wikipédia é uma lista de reflexões sobre a Wikipédia direcionada a pessoas que possuem pouco conhecimento prático sobre o projeto, como jornalistas, novos editores e novos leitores. Estas explicações não irão surpreender editores experientes, mas espera-se que ajudem o restante do mundo a formar uma opinião sobre o nosso trabalho.

  1. Não estamos à venda.
    Code 128B.svg
    Se você acredita que a Wikipédia possa ser comprada por algum gigante da internet, não se preocupe. A Wikipédia é gerida pela Wikimedia Foundation, uma organização sem fins lucrativos sediada em São Francisco (Califórnia) - Estados Unidos. Somos sustentados por doações e nossa missão é trazer o conhecimento livre ao planeta inteiro.
    Mais informações: http://wikimediafoundation.org/wiki/Main_Page
  2. Nosso trabalho pertence a todo o mundo.
    A Wikipédia, a exemplo do GNU/Linux e do Mozilla Firefox, eliminou as limitações das leis de copyright tradicional. Adotamos o que é conhecido como "uma licença de conteúdo livre": todo texto e imagens produzidos por nossos usuários estão e permanecerão sempre livres para que qualquer um os copie, modifique e redistribua. Nós insistimos, somente, que você credite os contribuidores e que você não imponha limitações novas ao trabalho ou a nenhuma melhoria a ser feita posteriormente.
  3. Nós falamos javanês
    …e cerca de 265 outras línguas. É bem verdade que somente cerca de 80 destas versões da Wikipédia possuem atualmente mais de 10 000 artigos, mas isso não significa que não procuremos desenvolver todas. A Wikimedia Foundation é auxiliada por uma crescente rede de organizações independentes. São organizações que nos ajudam a aumentar a popularidade da Wikipédia em um nível local. Em muitos países, a Wikipédia é um dos 10 websites mais acessados.
    Mais informações: http://meta.wikimedia.org/wiki/List_of_Wikipedias (em inglês) e http://www.alexa.com/data/details/traffic_details?q=&url=wikipedia.org (em inglês)
  4. Você não pode simplesmente mudar qualquer coisa na Wikipédia...
    ...você pode apenas adicionar informações e acrescentar conhecimento. A Wikipédia é um banco de dados com memória eterna. Um artigo que você lê hoje é apenas a versão atual: os artigos são dinâmicos e mudam conforme uma nova informação é acrescida; no entanto, mantemos sempre o registro das versões anteriores. Isso nos dá a opção de resgatar uma versão anterior e reverter mudanças inapropriadas. Como leitor, você poderá sempre citar uma versão específica de um artigo lido. Para tanto basta clicar em "Link permanente" na lateral esquerda da página e utilizar a URL apresentada, assim a sua citação levará a uma página sem alteração de conteúdo.
  5. Nós zelamos muito pela qualidade do conteúdo.
    A Wikipédia possui uma complexa relação de políticas e processos de controle de qualidade. Editores monitoram as modificações assim que elas acontecem, monitoram, também, tópicos específicos de seu conhecimento, as contribuições de um usuário, marcam artigos com problemas para que outros editores trabalhem neles, e discutem a pertinência de cada artigo e a sua permanência ou não na Wikipédia. Artigos com problemas são propostos para eliminação e os melhores são destacados na página principal. "WikiProjetos" focam o desenvolvimento de artigos em uma determinada área de conhecimento. Nós nos preocupamos sempre em fazer as coisas corretamente, e nunca deixaremos de imaginar novas formas de fazê-lo.
  6. Não queremos que acredite em nós.
    É próprio de um trabalho dinâmico, como a Wikipédia, que enquanto alguns artigos sejam de qualidade extremamente superior, outros sejam incompletos e mal desenvolvidos. Sabemos e admitimos isso. Tentamos sempre manter um nível elevado nos artigos, é claro, e tentamos encontrar maneiras de deixar o leitor a par do nível em que cada artigo se encontra. Mesmo no seu melhor, a Wikipédia, tal qual uma enciclopédia, não é uma fonte primária, e possui limitações. Pedimos que você não condene a Wikipédia, mas que a use compreendendo o que ela é e representa.
  7. Não estamos sozinhos.
    A Wikipédia é parte de um crescente movimento pelo conhecimento livre que começa a permear a ciência e a educação. A Wikimedia Foundation opera diretamente oito projetos-irmãos: o Wikicionário (dicionário universal de conteúdo livre), Wikisource (a biblioteca livre), o Wikimedia Commons (o repositório global de mais de um milhão de imagens, vídeos e arquivos de áudio), Wikilivros (uma coleção de livros didáticos e manuais livres), Wikiversidade (a universidade livre), Wikinotícias (portal de notícias), Wikiquote (a coletânea de citações) e o Wikispecies (diretório livre da vida). Tal qual a própria Wikipédia, todos estes projetos possuem licença livre e são abertos a contribuições.
    Mais informações: http://wikimediafoundation.org/wiki/Nossos_projetos
  8. Somos apenas compiladores.
    Os artigos da Wikipédia não são assinados e os contribuidores são voluntários. Se você diz ser um professor formado, use seu nome real ou, se preferir, permaneça no anonimato, suas edições e argumentos serão julgados por seus méritos. Pedimos que as fontes sejam citadas para embasar contestações e não permitimos que conclusões e opiniões pessoais sejam inseridas em artigos. Os editores devem manter um ponto de vista neutro; eles podem somente mencionar opiniões relevantes que possam ser confirmadas por fontes fiáveis.
  9. Não somos ditadores.
    A Wikimedia Foundation é coordenada por um Conselho de Diretores. O Conselho e a Wikimedia Foundation não cuidam de problemas editoriais e os projetos coordenam-se por consenso de seus próprios usuários. O fundador da Wikimedia, Jimmy Wales, eventualmente atua como árbitro em questões mais relevantes a respeito, principalmente, da Wikipédia anglófona, no entanto, sua influência é baseada em respeito, não poder. Esta influência só tem efeito em comunidades onde não é reprimida. A Wikipédia é transparente e autocrítica; controvérsias são debatidas abertamente e são documentadas na própria Wikipédia.
  10. Estamos aqui para ficar.
    Queremos que a Wikipédia permaneça por centenas de anos e, se possível, torne-se algo ainda mais significativo. Tudo na Wikipédia foi imaginado para caminharmos nesse sentido: nosso licenciamento de conteúdo, nossa organização e governança, nosso foco na internacionalização, nossa estratégia de levantamento de fundos, o uso de software de código livre e nossa incansável busca pelo cumprimento da nossa visão. Imaginamos um mundo em que cada ser humano possa livremente compartilhar a soma de todo o conhecimento do mundo. Este é o nosso compromisso e necessitamos da sua ajuda.
    Mais informações: http://wikimediafoundation.org/wiki/P%C3%A1gina_principal