Wikipédia:Esplanada/geral/Caso de vandalismo furtivo (30jul2014)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Caso de vandalismo furtivo (30jul2014)

Caros, estava observando as contribuições de 177.18.170.67 e 177.18.177.159 e notei que ambas tentam incluir um tal de "Tonie Vermut" no elenco de diversas novelas/filmes.

Atualmente ele consta em:

Não sei se a informação é válida, mas não encontro qualquer fonte que cite o bendito autor (a não ser replicações da Wikipédia), o que me leva crer que seja um caso de Vandalismo. Pelo contrário, encontrei essa fonte de Uga Uga que não cita o ator.

Outros casos existiam (como [1] [2] [3] [4] ), mas foram prontamente revertidos por outros editores.

Alguns outros fatos sobre o caso:

  • Já tentaram criar a página Tonie Vermut, mas ela foi eliminada.
  • Também existe o Usuário Tonie Vermut (DctribAElogsBMF) com edições muito suspeitas. Algumas tentam inserir atores com nomes diferentes (?!) em sua página de discussão.
  • Como se não bastasse, o problema também assombra a Wiki-en.

Enfim, entou avisando apenas para que todos tomem ciência de mais um caso de vandalismo que acabou passando pela nossa patrulha. Peço também que me ajudem a fazer as devidas correções (inclusive as necessárias na Wiki-en).

--Diego Queiroz (discussão) 19h48min de 30 de julho de 2014 (UTC)[responder]

Pois é, precisamos ter um procedimento mais rígido para a composição do Elenco senão seremos muito suscetíveis a esse tipo de vandalismo. Mesmo após as reversões, um novo IP vandalisando 177.18.175.79 (já reverti e bloquiei). --Diego Queiroz (discussão) 01h35min de 31 de julho de 2014 (UTC)[responder]
Caso idêntico ao de William Alexandre Polonea D​ C​ E​ F, onde um troll inseria seu nome como dublador em diversas produções. Também atacou a Wikia. O melhor a se fazer é filtrar o nome falso comunemente colocado. Walter White msg 23h10min de 31 de julho de 2014 (UTC)[responder]
  • Não classificaria isto como vandalismo furtivo talvez recorrente, estes "IPs" são apenas dois das centenas que adicionam nomes a artigos de telenovelas e afins sem adicionar fontes para comprovar a participação do fulano na obra X ou Y. Se passar em artigos/anexos relacionados a esta área encontrará vários nomes que a única ligação a uma obra é a página na Wikipédia. Por que no mundo real nem passaram perto de algumas obras onde são citados. Bem-vindos ao mundo da televisão na Wikipédia. Fabiano msg 23h26min de 31 de julho de 2014 (UTC)[responder]
Eu chamei de furtivo pois esses artigos contém listas imensas do elenco e essas listas são replicadas por aí, virando uma grande bola de neve. Não acho difícil que alguma revista ou similar replique coisas daqui e, num futuro próximo, isso acabe virante fonte para a reinclusão do nome aqui. Claro que isso é um problema para qualquer tipo de informação sem fontes, mas esses casos em particular eu acho difícil de detectar.
Quanto ao caso citado pelo Peralta, eu fiz uma busca aqui e vi que o tal de "William Alexandre Polonea" ainda consta em:
É vandalismo ou não?  ;/ --Diego Queiroz (discussão) 23h38min de 31 de julho de 2014 (UTC)[responder]