Wikipédia:Esplanada/geral/Link automático para Request for Comments (30jun2011)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Explicando de uma forma bem simples, Request for Comments, ou simplesmente RFC, é o nome dado a um dos milhares de documentos que definem os padrões de funcionamento da Internet. Cada RFC tem um número. Por exemplo, existe a RFC 768, a RFC 2401, etc. Como este tópico bem exemplifica, a Wikipédia detecta uma citação a uma RFC e automaticamente coloca uma ligação externa no texto para a RFC no site da IETF, responsável pela publicação, mesmo que não haja duplos colchetes (verifique clicando no botão "editar" deste tópico).

Embora a princípio seja interessante, penso que isso seja ruim para a wikipédia em português. Primeiro, porque viola nossos princípios de não adicionar ligações externas de forma direta nos artigos. Segundo, porque a ligação leva a uma página em inglês, o que agrava a situação de inadequação às regras da pt.wiki. Terceiro, porque é desnecessário (e desagradável) ver a mesma ligação repetidas vezes, caso seja necessário em um texto qualquer. Quarto, porque pode ocorrer de, por qualquer motivo que seja, ser usada essa mesma sigla com um significado diferente. Resumindo: gostaria que me indicassem, se possível, onde desativar esta funcionalidade. Até porque imagino que nunca houve consenso para isto ser implantado aqui (se houve, peço desculpas desde já e transformo o pedido em uma proposta de alteração da decisão inicial).

Desde já agradeço. Kleiner msg 19h07min de 30 de junho de 2011 (UTC)

Quando for preciso evitar o link, é só usar <nowiki>, como em "<nowiki>RFC 768</nowiki>", cujo resultado é "RFC 768". Helder 19h35min de 30 de junho de 2011 (UTC)
O problema é que evitar o link deveria ser o padrão, não a exceção, pelo que expliquei acima. Estabelecer unicamente o uso da tag nowiki como solução é muito pouco prático. Kleiner msg 20h42min de 30 de junho de 2011 (UTC)

Trazendo o tópico de volta, do qual me lembrei após ver este.

Explicando novamente: digitar "RFC 1234" no corpo do texto mostra "RFC 1234" (isto é, insere um link externo automático), em vez de simplesmente "RFC 1234"). Alguém sabe como se faz para desativar isto (bugzilla, meta, domínimo MediaWiki, ou qq outro local...)? Kleiner msg 00h25min de 8 de janeiro de 2012 (UTC)

Já descobri: http://www.mediawiki.org/wiki/Markup_spec/BNF/Magic_links#RFCs O jeito é pedir no bugzilla. Alguém discorda da desativação deste "magic link"? Kleiner msg 01h29min de 8 de janeiro de 2012 (UTC)

Concordo com o padrão ser sem link. Um meio termo seria um magicword, q nem o caso do imdb. [[RFC:RFC 1234]] geraria um link q nem o do imdb, q não fica com o visual de ligação externa, e pode ser usado facilmente em discussões, na seção de Link externos, em wikiprojetos, ou outros lugares. Rjclaudio msg 14h20min de 8 de janeiro de 2012 (UTC)
Eu Symbol declined.svg Discordo, pois não vejo problema nenhum nesses links "externos" e há como evitar nos casos em que isso for necessário. Helder 15h02min de 11 de fevereiro de 2012 (UTC)
Não deveria ser o contrário? Esse RFC 1234 pode aparecer várias vezes em uma mesma página (ou até em um mesmo parágrafo), seria necessário escrever em um deles o texto normal para aparecer o link e em todos os outros o texto alterado para não ter link? Devia ser o contrário, só quando se quer colocar o link q devia se colocar um código. Imagino se toda vez q eu escrevesse Brasil o resultado fosse Brasil e eu tivesse q colocar um nowiki qnd não era para ter link. Rjclaudio msg 16h18min de 11 de fevereiro de 2012 (UTC)