Wikipédia:Esplanada/propostas/Mudar a prioridade da tag VDA (9abr2014)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Mudar a prioridade da tag VDA (9abr2014)

Esta proposta foi criada pelo Rodrigo Tetsuo Argenton na WP:Esplanada/políticas, porém de modo abusivo, com ataques a outros usuários, o que fez o tópico ser corretamente eliminado. Ainda que eu discorde da forma como foi dito, não tiro a razão de que existe algum problema que pode ser melhorado, por isso quero trazer à discussão as falas do Rodrigo em que constavam propostas apenas (sem os ataques):

O texto seguinte foi movido de: Wikipédia:Esplanada/políticas/VDA deve mudar a porcaria da regra (18mar2014)

Tem que mudar a regra de VDA, pois a tag atual é essa {{VDA}}, que leva para Wikipédia:OTRS/Como enviar a permissão, só que eu tenho que ouvir esses envios, orientar esses envios, dizer que talvez não fiquem, ao invés de as pessoas com a intenção de eliminar já colocar a tag {{ESR}} de uma vez que é o que elas querem. Só que como VDA é mais rápida a eliminação, elas fazem essa volta achando que as pessoas que criaram não vão se dar o trabalho de conseguir a autorização para disponibilizar o texto aqui. Isso sobrecarrega outras áreas, e desgasta quem quer colaborar com a comunidade.

Eu sugiro que se o texto já estiver orientado para publicidade, já coloquem para eliminar por {{ESR}}, e deixem em <!-- --> o texto sob VDA. Agora se o texto for enciclopédico, se não fosse apagado por nenhuma outra regra, ai sim, {{VDA}}

Me manifestei anteriormente Esplanada/geral/Problemas em deleções [...] é só mudar a prioridade, simples assim. Sargenton Deixe uma massagem 20h22min de 18 de março de 2014 (UTC)

[...]

Simples, mudar a prioridade de tag
  • Hoje
    • Se há VDA e poderia ser eliminado por ESR/ER (critérios de notoriedade, cv, propaganda...), é marcado para deleção por VDA.
  • Proposta
    • Se há VDA e poderia ser eliminado por ESR/ER (critérios de notoriedade, cv, propaganda...), marque como ESR/ER, e coloque <!-- --> na VDA.
Pois assim evita de que a pessoa passe por todo o processo para tornar o texto livre, sem razão.
VDA só seria utilizado em casos que passa em todos os outros critérios, mas o texto todo viola os direitos autorais.
E se colocar o texto entre <!-- --> podemos até deixar mais tempo para ser eliminado, pois não estamos utilizando o texto.
Se for parcialmente violado, é só remover a parte que viola. Sargenton Deixe uma massagem 01h37min de 19 de março de 2014 (UTC)
Basta acrescentar em {{VDA}} algo como "antes de prosseguir no envio da autorização, certifique-se que o seu artigo cumpre as normas de material aceitável na Wikipédia, notadamente verificabilidade e notoriedade. BelanidiaMsg 22h39min de 19 de março de 2014 (UTC)
Belanidia, não acho que funcione e nem que seja, digamos, inteligente, pois são pouquíssimos os casos de VDA em que algo pode ser aproveitado, a maioria deles o artigo poderia ser excluído por outros motivos, até mais óbvios. Sargenton Deixe uma massagem 17h44min de 20 de março de 2014 (UTC)

O texto acima foi movido de: Wikipédia:Esplanada/políticas/VDA deve mudar a porcaria da regra (18mar2014) BelanidiaMsg 17h40min de 9 de abril de 2014 (UTC)[responder]

Parece mais razoável indicar que certo "artigo" tem outros problemas além do VDA (em vez de dizer só que é VDA), que impedirão a permanência do material mesmo que a questão dos direitos autorais seja esclarecida. Isso me lembra de Discussão:Sociedade Brasileira de Lógica (observem o histórico do artigo). Helder.wiki (discussão) 18h04min de 9 de abril de 2014 (UTC)[responder]