Wikipédia:Evite a palavra "vândalo"

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Crystal Clear mimetype txt.png Este ensaio contém conselhos ou opiniões de um ou mais contribuidores da Wikipédia. Ensaios não são políticas nem recomendações, mas podem representar práticas já bem difundidas na comunidade ou ainda pontos de vista de minorias. Sinta-se livre e até encorajado para melhorar a página ou discutir na página de discussão, mas tenha prudência ao considerar esses pontos de vista já previamente trabalhados.
Text-x-generic-highlight-yellow-pen.png Resumindo: Vândalos são pessoas que tentam danificar deliberadamente a Wikipédia, não aqueles que fazem edições adversas.

Ultimamente se tornou popular adotar deixas e aplicá-las a uma variedade de circunstâncias do que é apropriado. Uma dessas deixas é a palavra 'vândalo'.

Fixar adesivos artísticos à orelhões é vandalismo ou arte criativa na rua?

Segundo Wikipédia:Vandalismo, vandalismo é "qualquer adição, remoção, ou alteração de conteúdo feita em uma tentativa deliberada de comprometer a integridade da Wikipédia." Esta definição é excessivamente ampla, mesmos para o propósito de uma política para ampla cobertura. Ela prossegue para restringir o que constitui 'vandalismo', no entanto, dizer enfaticamente que "qualquer esforço de boa-fé para melhorar a enciclopédia, mesmo se equivocado ou imprudente, não é vandalismo."

Note que a definição não menciona:

Como resultado, a palavra 'vândalo' não deve ser usada em referência para qualquer colaborador em idoneidade ou para qualquer edição que pode discutivelmente ser construída como de boa-fé. Se as edições em questão são feitas em boa-fé, elas não são vandalismo e o colaborador não deve ser chamado 'vândalo'.

Comportamento desestabilizador não-vandalismo também pode ocorrer. Ao invés de chamá-lo uma pessoa cometendo tais atos de 'vândalo', você ganha mais discutindo as edições especificas com esta pessoa. Comente no conteúdo e substância destas edições ou argumentos, não sua pessoa.

Ver também[editar | editar código-fonte]