Wikipédia:Evite a palavra "vândalo"

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ultimamente se tornou popular adotar deixas e aplicá-las a uma variedade de circunstâncias do que é apropriado. Uma dessas deixas é a palavra 'vândalo'.

Segundo Wikipédia:Vandalismo, vandalismo é "qualquer adição, remoção, ou alteração de conteúdo feita em uma tentativa deliberada de comprometer a integridade da Wikipédia." Esta definição é excessivamente ampla, mesmos para o propósito de uma política para ampla cobertura. Ela prossegue para restringir o que constitui 'vandalismo', no entanto, dizer enfaticamente que "qualquer esforço de boa-fé para melhorar a enciclopédia, mesmo se equivocado ou imprudente, não é vandalismo."

Note que a definição não menciona:

Como resultado, a palavra 'vândalo' não deve ser usada em referência para qualquer colaborador em idoneidade ou para qualquer edição que pode discutivelmente ser construída como de boa-fé. Se as edições em questão são feitas em boa-fé, elas não são vandalismo e o colaborador não deve ser chamado 'vândalo'.

Comportamento desestabilizador não-vandalismo também pode ocorrer. Ao invés de chamá-lo uma pessoa cometendo tais atos de 'vândalo', você ganha mais discutindo as edições especificas com esta pessoa. Comente no conteúdo e substância destas edições ou argumentos, não sua pessoa.