Wikipédia:A Wikipédia não é um fórum de discussões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Wikipédia:FÓRUM)
Esta página é o desenvolvimento de uma seção de Wikipedia:O que a Wikipédia não é.

A Wikipédia é apenas uma enciclopédia. Não exija mudanças no seu país, na sociedade e no mundo através da Wikipédia, nem procure assistência médica num artigo relacionado com medicina. Tenha em mente que as páginas de discussão dos artigos servem para discutir possíveis melhorias dos próprios artigos, ou seja, não são páginas de discussão geral sobre o tema dos artigos, nem servem para obtenção de ajuda pessoal, instruções ou assistência técnica.

Uso apropriado das páginas de discussão[editar código-fonte]

Ao editar em páginas de discussão, procure sempre manter-se em pauta e tenha em mente o conceito de abuso do espaço público.

Páginas de discussão de artigos[editar código-fonte]

Tais páginas servem para debater o conteúdo do artigo, propor melhorias, denunciar erros ou inexatidões e justificar alterações relevantes, sendo elas: proteção da página do artigo, retirada de texto e colocação de certas predefinições (como {{parcial}}).

Esplanada[editar código-fonte]

Na esplanada, discutem-se assuntos mais genéricos do projeto ou que necessitem de ampla atenção por parte da comunidade.

A seção de anúncios serve para informar quanto a novidades no projeto: votações, notícias sobre a Wikipédia, novos ensaios, novas predefinições,

A seção de propostas serve para apresentar propostas ou ao menos sugeri-las. Não se sinta obrigado a levar uma proposta adiante, mas sempre leve em conta a possibilidade de aplicação antes de expô-la. Recomenda-se aos novos usuários que leiam a documentação e que procurem se inteirar melhor sobre o projeto antes de iniciarem propostas mirabolantes. Aconselhamos que veja os temas recorrentes.

A seção geral, apesar de tratar de assuntos genéricos do projeto, não implica no direito de abusar do mesmo espaço. Por ser um espaço mais conturbado do projeto, segue um número maior de conselhos:

  • Não crie seções direcionadas a um wikipedista. Se há problemas com alguém, busque conselhos sobre como tratar do assunto, reflita sobre sua própria atuação no projeto. Cuidado com o argumentum ad hominem.
    • Evite ao máximo lançar indiretas em seções da esplanada. Isso tende a tirar o foco do tema em discussão, a irritar a os wikipedistas que visitam tal espaço e a alimentar um ciclo vicioso de conflitos.
  • O silêncio pode ser a melhor resposta. Se alguém te provocar, ignore. Se preferir responder, em vez de alimentar o conflito, mostre ao outro usuário o quanto ele está sendo incoerente com o objetivo dos espaços de discussão da Wikipédia. Assim, em vez de rancor, você pode gerar arrependimento.
  • Não faça julgamentos sobre as pessoas. Critique construtivamente ideias e comentários, mesmo que pareçam absurdos. Explore sua capacidade de persuasão. É muito mais saudável para a comunidade quando os wikipedistas tentam resolver problemas por meio de propostas e argumentos decentes, ao invés de escalar conflitos.
  • Leia atentamente Wikipédia:Abuso do espaço público, Wikipédia:Civilidade e Wikipédia:Normas de conduta.
  • Não especule sobre o caráter de uma pessoa. Isso é um argumentum ad hominem.

Pedidos a administradores[editar código-fonte]

Nestes espaços, seja conciso e preciso. Faça o pedido, exponha algum motivo e, se for o caso, evidencie quais regras da Wikipédia estão sendo violadas. Não julgue o caráter de outros editores, nem faça alegações se não existirem diffs para comprovar.