Wikipédia:Guerra de edições

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Wikipédia:GE)
Resolução de disputas
Páginas informativas
Exemplo de guerra de edições na Wikipédia em espanhol

Uma guerra de edições ou conflito de edições ocorre quando editores ou grupos de editores repetidamente revertem as edições do(s) outro(s) em determinada página ou tópico. Envolver-se deliberadamente numa guerra de edições, em vez de discutir o assunto, é uma quebra das normas de conduta e pode causar o bloqueio de edição dos editores envolvidos. Tentativas de se vencer uma disputa através da força bruta acabam minando o processo de construção de consenso que está por trás do espírito colaborativo wiki. Por favor, não se envolva numa guerra de edições.

A Wikipédia funciona melhor quando as pessoas com opiniões contrárias trabalham juntas, de maneira a "encontrar um terreno comum". O nosso princípio da imparcialidade exige que todas as visões sobre um assunto sejam documentadas de maneira proporcional. Uma guerra de edições impede isto, com os dois lados lutando para fazer com que sua própria versão seja a única.

É aconselhável explicar uma reversão na página de discussão do artigo afetado, ou pelo menos no sumário de edição. Em geral, é melhor discutir tal reversão antes de a fazer. É usual um usuário sentir-se agredido quando vê uma edição sua revertida, especialmente sem explicação. Evidentemente, uma reversão feita para eliminar vandalismo óbvio não precisa ser explicada desta forma, pois é evidente a sua intenção. Ou seja, use o bom senso!

Uma reversão consiste no ato de desfazer, na totalidade ou parcialmente, as edições de outro(s) usuário(s) numa determinada página da Wikipédia, em qualquer domínio, mesmo que sejam edições menores e mesmo que haja contribuições válidas na reversão (como adição de texto).

Existe uma maneira eficaz de detectar uma guerra de edições, que é a regra de três reversões. Conforme ela, não pode fazer mais de três reversões em uma mesma página em 24 horas, exceto em casos particulares. A violação dessa regra pode levar ao bloqueio parcial ou total, conforme a atual política de bloqueio. Além disso, reversões consecutivas, mesmo que não violem a regra de três reversões, podem ser consideradas como uma guerra de edições, ação sujeita às mesmas sanções que as aplicadas pela violação da R3R.

O que é uma guerra de edições?[editar código-fonte]

Guerra de edições.

Uma guerra de edições não é uma única ação; é, ao contrário, um estado de espírito que tolera táticas confrontativas, de modo a afetar disputas de conteúdo. A guerra de edições é o uso belicoso de edições para vencer uma disputa de conteúdo. Neste tipo de conflito os editores acabam por prejudicar a Wikipédia, pois aumentam desnecessariamente o histórico da página, causando o armazenamento de versões repetidas dos artigos. Os administradores frequentemente devem estar atentos para identificar as guerras de edições e tomar uma decisão que arrefeça as disputas. Podem ser utilizados diversos métodos para determinar se um editor está travando uma guerra de edições.

O que não é uma guerra de edições[editar código-fonte]

As seguintes ações são exceções à regra das três reversões, e não são contadas como guerra de edições:

  • Reversão de suas próprias edições ("autorreversão").
  • Reversão de vandalismo óbvio - edições que qualquer editor bem-intencionado imediatamente concordaria que constituem vandalismo, tais como branqueamento de páginas e termos ofensivos (mudanças legítimas de conteúdo, adição e remoção de tags, edições contra o consenso e edições semelhantes não se encaixam na definição de vandalismo). Os administradores devem bloquear vândalos persistentes e proteger páginas que estejam sujeitas ao vandalismo de muitos editores, em vez de revertê-los repetidamente. No entanto, pode ser inevitável aos não-administradores recorrer à reversão para combater estes vandalismos óbvios antes da atuação de algum administrador.
  • Reversão de edições feitas por editores bloqueados.
  • Reversão de edições que estejam violando direitos autorais.
  • Reversão de conteúdo calunioso, parcial, sem fontes ou apoiado apenas por material controverso que viole a política de biografias de pessoas vivas.
  • Reversão de edições à própria página de usuário, com a condição de que isto não trará de volta conteúdo em violação de direitos autorais ou de qualquer uma das políticas da Wikipédia, além de material calunioso, parcial e controverso sobre pessoas vivas.

Não haverá lugar a sanções se um dos usuários envolvidos na disputa acabar por reverter a sua própria edição, pois assume-se que tal ato demonstra intenção de resolver o problema. No entanto, se o mesmo usuário persistir em reverter outras edições, esta assunção fica sem efeito.

A R3R também não se aplica à página de testes. A guerra de edições se destaca por uma atitude que visa o confronto. Foge do ciclo tradicionalmente recomendado a um editor, que é o de ser ousado e alterar o artigo; diante de uma reversão de sua edição, deve-se procurar discutir o problema. A reversão de vandalismo e de editores banidos/bloqueados não é guerra de edições; observe que disputas de conteúdo ou até mesmo de pontos de vista controversos e outras edições de boa-fé não constituem vandalismo.

O que há de errado com uma guerra de edições?[editar código-fonte]

Uma guerra de edições é uma reversão combativa, repetitiva e improdutiva das edições de outros. A posição da Wikipédia é de que um sistema aberto pode produzir conteúdo enciclopédico de qualidade e neutro. Isto, porém, exige paciência, negociação racional e um forte espírito comunitário, que é minado por comportamentos antissociais tais como incivilidade e guerras de edições. Uma reversão de conteúdo reverte intencionalmente as mudanças feitas em boa-fé por outro editor, em vez de melhorar aquela edição ou trabalhar com o editor responsável por ela no sentido de resolver o conflito; e não deve ser menosprezada. Editores que se envolvem em guerras de edições mesmo após pedidos, avisos e bloqueios podem levar bloqueios maiores e mais progressivos.

Regra de três reversões[editar código-fonte]

A regra das três reversões ("R3R") é aplicável a todos os usuários[1] Esta regra proíbe que sejam feitas mais de três reversões numa determinada página da Wikipédia, por um mesmo usuário, num período de 24 horas, excetuando-se casos particulares, explicados mais acima. Os usuários que quebrem esta regra poderão sofrer como penalização a restrição editorial nas páginas onde ocorrem as reversões, em primeira instância, ou bloqueios totais. Note-se que esta regra não isenta reversões feitas em menor número, ou seja, um usuário pode ser bloqueado por reversão abusiva numa determinada página mesmo que não quebre esta regra

A "página" significa qualquer página da Wikipédia, incluindo a página de discussão e o espaço de projeto. A "reversão" significa qualquer editor, inclusive administrador, que reverte as ações de outros editores, no todo ou em parte, quer se trate da mesma edição ou uma edição diferente. Pode envolver tanto um texto mais extenso, quanto uma só palavra. Uma série de consecutivas reversões de edições salvas por um usuário sem intervenção de edição por outro usuário conta como uma reversão.

A regra de três reversões é por pessoa e não por conta de usuário. Por isso, o uso de sock puppets ou de diversos números IPs para evitar o limite das três reversões é considerado abusivo e penalizado de acordo com o item §3.16 da política de bloqueio.

A R3R aplica-se a todos os outros tipos de edição, movimento, eliminação, restauro ou recriação de páginas.

As páginas afetadas por guerras de edições podem ser protegidas por um administrador quando não for possível a utilização de medidas restritivas parciais ou totais direcionadas a usuários. As partes envolvidas devem chegar a um acordo antes de pedir a desproteção da página.

É muito aconselhável denunciar um vandalismo em vez de o reverter várias vezes. Embora reversões de vandalismo óbvio não se enquadrem na R3R, o ato de reverter vandalismo muitas vezes num curto espaço de tempo também causa perturbação. Nestes casos, o editor que reverte o vandalismo deve denunciá-lo quanto antes a um administrador, de modo a que seja feita a proteção temporária da página.

O mesmo se aplica a reversões destinadas a remover material que infringe direitos de autor, texto de teor parcial e/ou propagandístico. Não sendo este considerado vandalismo óbvio, usuários que se envolvam em guerras de edições para introduzir/remover tal material estão sujeitos à R3R. Em suma, é extremamente aconselhável que o usuário que pense estar a entrar em guerra de edições para defender uma página contra vandalismo, óbvio ou não, faça sempre um pedido de proteção temporária da página em disputa.

Não devem ser denunciadas guerras de edições antigas: estas não causam problemas no presente e não contribuem para resolver disputas correntes entre usuários.

Como funciona na prática[editar código-fonte]

Para o cômputo das 3 reversões, deve-se considerar também a edição controversa, para que enquanto não haja consenso, se respeite o status quo. Assim, se uma edição controversa feita por um usuário A é revertida pelo usuário B, cada usuário já começa a contagem com uma reversão. Se A reverte em seguida, B logo depois (duas reversões para cada), A novamente reverte, e por fim B, encerram-se aí as três reversões. Qualquer reversão a partir daí é uma infração à R3R e deve ser denunciada, com a página sendo protegida na versão estável, e/ou o usuário infrator (A) sendo bloqueado. Porém, se o usuário B também insistir na guerra de edições, pode ser passível de um bloqueio, juntamente com A.

Variações da R3R[editar código-fonte]

Em situações especiais, a comunidade pode instituir a R2R, a R1R, ou até mesmo a R0R, em relação a determinado artigo, usuário ou grupo de usuários. Estas variações da R3R podem ser instituídas por consenso pela comunidade e aplicadas pelos administradores, em situações naturalmente mais conflituosas, onde uma longa série de reversões tem acontecido e a R3R já não tem sido suficiente, tendo em vista ser esta uma forma extrema de guerra de edições, o que não significa que reversões menores que a R3R devem ser vistas com naturalidade.

O que deve ser feito[editar código-fonte]

Antes de quebrar a R3R[editar código-fonte]

Editores que tenham um espírito mais combativo devem reverter apenas quando necessário. Antes de fazer múltiplas reversões, discuta as mudanças em questão na página de discussão do editor, ou na sua, e lembre-se de que é muito fácil interpretar mal ou até mesmo não compreender as intenções dos outros editores, ou sobrestimar a agressão dos outros na Internet. Acreditar que um "adversário" esteja "errado", "empurrando o seu ponto de vista" ou "não cooperando" nunca é desculpa para uma guerra de edições.

Se estiver numa situação em que a sua edição é revertida, tente perceber primeiro qual foi a razão para a reversão. Se não concordar, use primeiro a página de discussão para expor calmamente os seus argumentos. Se não houver resposta, contacte o usuário na página de discussão dele, e chame a atenção para a sua justificativa na página de discussão. Isso será sempre mais construtivo do que reverter novamente.

Trazer mais atenção a uma disputa pode levar a uma solução de compromisso. Considere abrir um pedido de opinião. Editores neutros, ao ficarem sabendo da disputa, poderão ajudar a controlar edições polêmicas, ao mesmo tempo em que o consenso é construído a respeito do conflito.

Editores que observaram o acontecimento devem, primeiramente, informar os editores, especialmente os novatos, das políticas e práticas da Wikipédia, e dos problemas com suas edições, e encorajar os envolvidos a abrir um processo de resolução de disputas.

Qualquer editor que observar uma guerra de edições em andamento, pode também reportá-la na página de avisos sobre guerras de edição, para que sejam tomadas as ações para contê-la.

Administradores que não estiverem envolvidos na discussão podem ou aplicar bloqueios por um período de tempo ou proteger a(s) página(s) afetada(s). A proteção pode ser útil quando as partes envolvidas se propõem a trabalhar para resolver o conflito; já os bloqueios devem ocorrer quando há provas de que os editores não conseguem ou não desejam moderar seu comportamento, demonstrando-o especialmente através de comportamentos inflexíveis, incivilidade, ou de exemplos de guerras de edições no seu passado, bem como comportamentos inalterados mesmo depois de repreensões e sanções passadas.

O administrador que proteger a página deve agir do modo mais neutro possível, sem violar a política de proteção. Ou seja, as edições só devem ser revertidas para remoção de vandalismo óbvio, como definido acima, retirada de material que infringe comprovadamente direitos de autor e a política de verificabilidade ou reposição de uma versão estável anterior ao início da disputa.

R3R quebrada[editar código-fonte]

  • A violação da R3R deve ser denunciada o mais rapidamente possível na página de pedidos a administradores.
    • Caso você tenha quebrado a R3R, reverta a sua própria edição. Os administradores deverão verificar isso e levar em conta, presumindo a sua boa-fé nesse caso. Tenha em atenção que se continuar uma guerra de reversões após reverter uma edição própria, continua a poder ser sancionado pela R3R.
  • Os usuários envolvidos em guerras de edições que quebrarem a R3R devem, em primeira instância, ser impedidos de editar as páginas onde ocorre o conflito, preferencialmente com a utilização do filtro de edições, por pelo menos 24 horas, por um administrador não envolvido na guerra de edições.
    • Deve ser feito um esforço para evitar bloquear usuários pouco experientes. Em vez do bloqueio, deve ser apresentada esta página para que haja compreensão da regra. O bloqueio, parcial ou total, é justificável se as reversões continuarem após tal tentativa de diálogo.
  • Em se constatando a ineficiência das restrições editoriais ou o espalhamento do conflito, com maior número de páginas atingidas, bloqueios de abrangência maior, parciais ou totais, poderão ser aplicados, de acordo com a política de bloqueio.

Usuários que testem os limites da R3R estão sujeitos a bloqueios superiores aos já aplicados. Este caso inclui:

  • usuários que façam exatamente três reversões num mesmo artigo em períodos de 24 horas, fazendo novas reversões logo que comece novo período de 24 horas;
  • usuários que tenham estado envolvidos em anteriores guerras de edições e sujeitos a sanções por causa disso;
  • usuários que utilizem diversos IPs ou sock puppets para evitar acumular mais de três reversões sob o mesmo IP/nome (bloqueio por uso indevido de fantoches).

Administrador envolvido na guerra de edições[editar código-fonte]

Um administrador que esteja envolvido numa guerra de edições penalizável pela R3R não deverá em circunstância alguma proteger o artigo em que está envolvido nem bloquear o outro usuário envolvido. Também não deverá em circunstância alguma editar um artigo após a sua proteção.

O software wiki permite a um administrador levantar o seu próprio bloqueio. Se um administrador for bloqueado, não deverá em circunstância alguma autodesbloquear-se.

Um administrador envolvido numa guerra de edições que quebre a R3R está sujeito às mesmas penalizações que um usuário sem privilégios administrativos. Um administrador que quebre reiterada e deliberadamente a R3R pode ser sujeito a desnomeação por quebra de uma política oficial.

Bloqueio por guerra de edições[editar código-fonte]

Se você foi bloqueado por violar a R3R, verifique se fez mais de três reversões numa mesma página, durante um período inferior a 24 horas e se são reversões penalizáveis pela R3R.

Em caso afirmativo pode:

  • esperar pacientemente que o seu bloqueio termine, ou
  • enviar e-mail ao canal de desbloqueio ou pedir a um administrador (de preferência, o que o bloqueou) que o desbloqueie desde que reconheça o seu erro, se arrependa, e se comprometa a não continuar a guerra de edições. Um «falso arrependimento» (isto é, abusar da boa-fé do administrador que desbloqueia, para continuar a guerra de edições) resultará num bloqueio mais longo.

Em caso negativo, esclareça educadamente sobre a injustiça desse bloqueio.

Por favor, não use a Esplanada para denunciar bloqueios, indevidos ou não, por parte de administradores, envolvidos ou não na disputa. A mobilização da comunidade para ganhar simpatias após qualquer tipo de disputa não contribui para o desenvolvimento saudável do chamado "espírito de comunidade", servindo apenas para aguçar desentendimentos pessoais.

Esperar pacientemente pelo fim do bloqueio pode ser vantajoso para o usuário bloqueado, pois este tempo pode ser aproveitado para uma reflexão sobre o problema. Lembre-se de que a melhor forma de resolver conflitos é evitá-los.

Humor[editar código-fonte]

Outros[editar código-fonte]

  • {{Aviso-GE}} - Predefinição para avisar usuários das consequências de guerras de edição.
  • {{Aviso-R3R}} - Predefinição para avisar usuários antes de violar a regra de três reversões.

Referências

  1. Aprovada em março de 2012 aqui.

Ligações externas[editar código-fonte]