Wikipédia:Huggle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Atenção. Tenha em conta que o Huggle não está completamente adaptado a Wikipédia lusófona e apresenta alguns problemas. Ao utilizá-lo pela primeira vez é aconselhável verificar as suas edições (preferencialmente no navegador habitual, mas também é possível fazê-lo no Huggle) até compreender as funcionalidades e limitações do programa. Ver também secção Wikipédia:Huggle/Manual#Notas e recomendações de utilização.

O Huggle é um programa para anti-vandalismo concebido para efectuar várias edições num curto espaço de tempo. Tais funcionalidades devem ser utilizadas com cautela. Não é recomendável a utilização deste programa por pessoas pouco experientes. A utilização deste programa rege-se segundo as políticas e normas da Wikipédia. O seu uso abusivo ou inapropriado poderá levar ao impedimento da utilização do mesmo ou ao bloqueio da conta de usuário na Wikipédia.

A responsabilidade pelas edições feitas com este programa é atribuída à sua conta de usuário. "Utilização de uma ferramenta automatizada" não é uma desculpa.

Huggle
Huggle.
Interface do Huggle.
Screenshot do Huggle.
Desenvolvedor Gurch (criador), Addshore, Calvin_1998.
Lançamento Janeiro de 2008?
Versão estável 3.0.0
Idioma(s) Inglês, português, espanhol, francês, alemão, occitano
Sistema operacional Windows 2000, XP, Vista, 7, 8; Linux, Mac OS
Gênero(s) Monitorização de edições nos projectos Wikimedia
Licença Domínio público (ícones em LGPL)
Página oficial https://github.com/huggle

Huggle é um programa que permite controlar o vandalismo nos projectos Wikimedia. Foi originalmente desenvolvido por Gurch. O programa permite combater o vandalismo, reverter edições, verificar edições, avisar usuários, editar páginas e prever as alterações, entre outras funcionalidades autonomamente, sem ter que usar outro programa, como um navegador.

O Huggle requer alguma habituação. Dadas as suas potencialidades, recomenda-se fazer inicialmente pequenas acções no Huggle e verificar as suas edições no navegador (browser) no sítio da Wikipédia, e se for caso disso, corrigi-las. Lembre-se que pode ser bloqueado na Wikipédia devido à utilização inadequada deste programa.

Em casos de vandalismo utilizando este programa:

  • Administradores: os usuários que abusem desta ferramenta para fazer vandalismo devem ser bloqueados como é habitual em casos de vandalismo persistente. É no entanto possível impedir que um usuário utilize este programa sem que seja necessário bloqueá-lo na Wikipédia, para isso basta eliminar a página pessoal do usuário "Usuário:NomeXYZ/huggle.css" (em que "NomeXYZ" deve corresponder ao nome da conta) e proteger essa página contra recriação. O Huggle necessita que o usuário tenha essa subpágina com o código enable:true para poder ser utilizado. Em casos excepcionais também é possível bloquear a utilização deste programa na Wikipédia ou em todos os projectos Wikimedia.
  • Aos usuários em geral: caso encontre alguém a fazer vandalismo com este programa - visível quando o sumário das edições contém no final (Huggle) - notifique os administradores em Wikipédia:Pedidos/Bloqueio.

No entanto é pouco provável o vandalismo realizado através deste programa dadas as actuais restrições descritas na secção seguinte.

Notas importantes

Para não administradores:

  • Sumários de reversões preenchidos incorretamente - As últimas versões do Huggle apresentam um problema nos sumários de edição quando se reverte uma edição. Ver este exemplo onde diz do lado direito: (Revertidas edições por 189.18.247.94 para a última versão por (Huggle)) Notar que não indica para qual versão foi revertida o que induz em erro todos os outros usuários. Depois de fazer uma reversão desta forma não é possível modificar o sumário de edição que fica registado no histórico da página. Aparentemente este problema não acontece a administradores e reversores devido ao privilégio de sistema "rollback". Para contornar este problema existem pelo menos 2 soluções:
  • Selecione sempre a edição anterior para a qual quer reverter (nos quadrados coloridos do histórico da página) com o botão direito do rato (mouse). Após fazer isso pode usar a opção que quiser de reverter (só reverter ou reverter com aviso). Este procedimento tem o inconveniente de tornar a carregar o dif e aparentemente é o mesmo que não o fazer. Mas desta forma o Huggle utiliza um sumário de edição diferente do pré-definido que origina o erro.
  • Use a opção "Reverter", clicando na seta ao lado do botão vermelho e selecione um motivo no menu que aparece.
Recomenda-se escolher a primeira solução porque a segunda não se aplica a todos os tipos de reversões devido ao número limitado de motivos de reversão mostrados no menu. Se optar sempre pela primeira solução, será um processo repetitivo e mecânico, minimizando a hipótese de se esquecer de o fazer.
Tenha em atenção que se pode esquecer de fazer um destes procedimentos e não é aceitável que os sumários de edição fiquem preenchidos dessa forma. Os sumários de edição são permanentes e inalteráveis após feitas as edições. Se preenchidos incorretamente irão confundir todos os que analisarem o histórico das páginas, quer na Wikipédia, quer em forks.

Para todos:

  • Devido a alterações no MediaWiki nem todas as edições são mostradas no Huggle. Para contornar o problema é necessário desativar o feed IRC. Para isso siga os seguintes passos após fazer o login no Huggle:
    • em inglês: System -> Options... -> Feed e desative a opção "Use IRC feed for recent changes if possible"
    • em português: Sistema -> Opções... -> Feed e desative a opção "Usar se possível o feed IRC para as mudanças recentes".
É necessário desativar sempre esta opção cada vez que se entra no Huggle porque infelizmente ele não a grava (salva) nas preferências.
  • Quem estiver a utilizar pela primeira vez o Huggle, deve fazer testes de reversões na Wikipédia:Página de testes que está disponível no menu do Huggle "Ir para"->"Página de testes". Se fizer reversões nessa página, não utilize os botões que também avisam o usuário (para além da reversão, adiciona uma mensagem de aviso na página de discussão do autor da edição que foi revertida).

Direito de utilização

O direito de acesso ao Huggle é permitido apenas aos administradores e reversores da Wikipédia lusófona que tem o nome na lista de aprovados.

Requisitos mínimos

Opcional, no entanto recomendado

Descarregar (Download)

O Huggle pode ser descarregado a partir do seguinte endereço:

Nota: devido a vários problemas do Huggle na Wikipédia lusófona, antes de descarregar o Huggle ler a secção #Notas importantes.

Se estiver a fazer uma actualização de uma versão anterior do programa, leia w:en:Wikipedia:Huggle/Changes (em inglês) para saber que alterações foram feitas.

Criar a página de configuração do Huggle

Para usar o Huggle, deve criar uma subpágina de usuário da sua conta na Wikipédia em Especial:Mypage/huggle.css. Essa página permite configurar o Huggle para cada conta de usuário ou projectos da Wikimedia. Não se trata de uma página CSS, mas ao configurá-la como tal, permite que apenas o usuário, administradores ou editores de interface possam alterar essa página (como qualquer outra subpágina da sua conta que termine com ".css" ou ".js").

Para activar o Huggle deve acrescentar o seguinte código a essa página:

enable:true

O Huggle irá acrescentar códigos adicionais a essa página automaticamente conforme as opções de configuração que escolher no programa (ver a secção Wikipédia:Huggle/Manual#Configuração).

Instruções de utilização

Desenvolvimento

O desenvolvimento do Huggle é coordenado através do Google Code na página http://code.google.com/p/huggle/ Para requisitar uma conta neste projecto do Google Code contacte os usuários Addshore ou Gurch. O código-fonte da versão actual em desenvolvimento pode ser consultado e verificado em SVN em http://huggle.googlecode.com/svn/trunk/ Não é necessário uma conta no Google para visualizar o código-fonte. No entanto é necessária uma conta caso queira fazer alterações ou carregar (upload) ficheiros do programa. Qualquer conta do Google pode ser utilizada para reportar erros ou colocar comentários na página do projecto do Google Code.

Licença

O Huggle e o seu código-fonte são lançados em domínio público. Agradece-se a atribuição, apesar de não ser obrigatória. As modificações por outros, pode estar sujeita a restrições de licença. O Huggle incorpora imagens na interface disponíveis segundo os termos definidos na GNU Lesser General Public License. Para mais detalhes consultar w:en:Wikipedia:Huggle/Icons (em inglês).

Comparação com outros programas

Ver também: Wikipédia:Projetos/AntiVandalismo/Ferramentas

Segue-se um resumo de algumas vantagens e desvantagens do Huggle em relação a outros programas de combate ao vandalismo na Wikipédia lusófona. Ver também Wikipédia:Projetos/AntiVandalismo/Ferramentas.

Vantagens

  • O Huggle é mais rápido do que qualquer outra ferramenta anti-vandalismo disponível na Wikipédia lusófona (excepto os robôs);
  • Reverte edições e avisa o usuário simultaneamente. Quando for adaptado à Wikipédia lusófona avisará também automaticamente os administradores para bloquearem a conta após o terceiro aviso ao usuário (caso seja administrador, o Huggle pergunta se quer bloquear o usuário sem ser necessário aceder ao navegador);
  • A navegação e inspecção de edições no histórico de uma página é muito mais simples e rápida do que qualquer outro programa (incluindo o MediaWiki);
  • É possível editar páginas no Huggle com destaque da sintaxe tal como no Wikipédia:Software/Scripts/wikEd (ver imagem de destaque da sintaxe do wikEd em Imagem:WikEd screenshot.png) O Huggle pode inclusive ser utilizado apenas para editar páginas, apesar de não ser destinado especificamente para isso. Também permite prever as edições, apesar de algumas limitações (algumas predefinições de avisos não são centradas, por exemplo);
  • Todas as páginas que estejam na fila para analisar, caso sejam posteriormente editadas por usuários da lista branca são automaticamente retiradas da fila, reduzindo o número de edições a rever. Pode ser uma desvantagem caso os usuários da lista branca não revertam vandalismo e editem simplesmente a página;
  • Identifica os diferentes tipos de usuários através de ícones, incluindo usuários que tenham edições posteriormente revertidas e que tenham sido avisados, entre outras informações;
  • Através das abas é possível ter várias páginas "abertas";
  • Facilita bastante a inspecção de edições dos usuários, anónimos e registados;
  • Caso o Huggle seja utilizado por vários usuários, pode tornar desnecessária a lista de artigos vigiados do MediaWiki na Wikipédia lusófona, no que se refere ao vandalismo. Neste caso, a lista de artigos vigiados pode ser utilizada apenas para saber das alterações que façam a certas páginas (principalmente de usuários da lista branca, de confiança) e o Huggle para controlo do vandalismo de usuários que não estejam na lista branca, incluindo anónimos.

Desvantagens

  • Por não ser uma versão "definitiva" e estável o Huggle ainda contém muitos erros (principalmente devido a alterações que têm ocorrido no MediaWiki que afectam o Huggle);
  • Não contém uma lista negra de expressões regulares a detectar como no Anti-vandal tool. No entanto o Huggle pode usar expressões regulares para verificar determinados títulos de páginas entre outras características;
  • Usuários que tenham mais de 500 edições e façam vandalismo, são ignorados pelo programa (a não ser que esteja a rever todas as edições no Huggle). No entanto é possível alterar este número e os programadores do Huggle podem eventualmente arranjar uma solução para este problema (já reportado).

Notas e referências

Ver também