Wikipédia:Livro de estilo de ficção

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Wikipédia:INUNIVERSE)

A Wikipedia contém numerosos artigos sobre assuntos relacionados com ficção, mundos de ficção e elementos correlatos.

Quando um artigo é criado, notoriedade do assunto no mundo real deve ser estabelecida de acordo com a diretriz geral notoriedade, incluindo fontes secundárias fiáveis e independentes, isto também irá garantir que há material suficientemente verificável para que o artigo seja abrangente e fatualmente preciso.

Em seguida, se há a garantia inclusão do assunto na Wikipédia, os editores devem considerar o que escrever sobre um assunto, e a melhor forma de apresentar a informação. Devido a estas questões serem complementares, elas não devem ser interpretadas de forma isolada umas das outras, e os editores devem tratar estas duas questões simultaneamente, a fim de criar um artigo bem escrito.

Perspectiva do mundo real[editar código-fonte]

Artigos sobre ficção, como todos os artigos da Wikipedia, devem ter o mundo real como seu principal parâmetro de referência. Esta abordagem consiste descrever o assunto do ponto de vista do mundo real, em que a obra de ficção e sua publicação estão contextualizados. Ela requer a utilização de fontes primárias, mas principalmente de fontes secundárias.

Aspectos que exemplificam a perspectiva do mundo real incluem:

  • Diferenciação cuidadosa entre a obra de ficção em si e aspectos de seu processo de produção e publicação, como o impacto que uma obra de ficção teve no mundo real (veja também abaixo).
  • Diferenciação cuidadosa entre o tempo narrado e cronologia ficcional de um lado, e o tempo narrativo e cronologia de eventos do mundo real, por outro (de particular relevância para todos os tópicos relacionados a filmes e TV).
  • A apresentação do material ficcional
  • particularmente para temas de relacionados a filmes e TV, o que pode incluir aspectos cinematográficos
  • para a literatura, isso pode incluir estilo de escrita e técnica literária
  • Descrição dos personagens fictícios, lugares e dispositivos como objetos da narrativa.
  • Fazer menção (referenciada!) sobre a intenção do autor.

Veja uma lista de artigos de exemplares que empregam uma perspectiva do mundo real consistente. No entanto, considerar a perspectiva do mundo real não é um critério de qualidade "opcional", mas uma requerimento geral básico para todos os artigos.

O problema com a perspectiva interna da ficção[editar código-fonte]

Uma perspectiva interna da ficção é a narrativa a partir da perspectiva de personagens dentro do universo ficcional, tratando-a como se fosse real e ignorando o contexto do mundo real e uma análise referenciada. O limite do que constitui a escrita da perspectiva interna da ficção é o esforço para recriar ou manter a ilusão da ficção original, omitindo informações do mundo real.

Muitos sites de fãs e wikis de fãs fazem uso dessa perspectiva, mas esta não deve ser usada para artigos da Wikipédia. Uma perspectiva interna da ficção é inexata e enganosa, convidativa para uma pesquisa inédita não verificável. E o mais importante, a perspectiva interna da ficção desafia o consenso da comunidade como para o que nós não queremos que Wikipédia seja ou se torne.

Problemas associados com uma perspectiva interna da ficção incluem:

  • Desconsiderar aspectos de uma obra de ficção como um esforço criativo
  • A sinopse de enredo escrita como se fosse um relato histórico
  • Fictografia - um artigo de personagem ficcional ou seção foi escrita como se fosse uma biografia. Isto inclui, por exemplo ênfase indevida em títulos ou datas de nascimento que pode de fato ser pontos da trama muito menores
  • Descrição dos lugares ficcionais escritas como lugares geográficos reais
  • Usar passado quando se discute o enredo ou qualquer de seus elementos
  • Tentar conciliar as contradições ou preencher lacunas em uma continuidade de ficção, em vez de denunciá-los como tal
  • Discutir aparições de um tema de ficção em grandes obras e materiais de spin-offs obscuros em igual detalhe
  • Colocar sucessores espirituais na mesma continuidade das obras que os inspiraram
  • O uso de comentários ou piadas descartáveis ​​como fonte de informação
  • Uso de infoBoxes destinados a temas do mundo real
  • Uso de legendas da imagem de fotos do filme e screenshots afirmando que o que é retratado é o personagem, em vez de uma cena de filme mostrando o personagem
  • Referir-se aos eventos fictícios ou datas que ocorrem na estória, em vez de as próprias obras ficcionais
  • Ordenação obras a partir de sua cronologia ficcional, em vez da ordem no mundo real em que foram publicadas

Como os servidores da Wikipedia estão localizados no estado da Flórida, EUA, artigos da Wikipédia devem obedecer às leis de direitos autorais estadunidenses. Há uma série de precedentes judiciais que indicam que qualquer trabalho que re-diz idéias originais de uma fonte de ficção, em quantidade suficiente, sem a adição de informações sobre esse trabalho, ou de alguma forma analisa e explica a obra, pode ser interpretado como uma obra derivada ou uma violação de direitos autorais. Isto pode aplicar-se independentemente da forma como a informação é apresentada, dentro ou fora do universo ficcional respectivo, ou de alguma forma inteiramente diferente, como um quizbook ou "Enciclopédia Galáctica".

Informações protegidas por direitos autorais de obras ficcionais e parcelas de obras de ficção apenas podem ser fornecidas apenas sob a alegação de Fair use, e política da Wikipedia de Fair use defende que a extensão desse conteúdo deve ser mínima possível. Muitas obras de ficção existentes na Wikipedia são protegidas por direitos autorais. Algumas obras são suficientemente antigas que seu copyright expirou, ou os direitos podem ter sido lançadas, de alguma forma, como sob a GFDL ou no domínio público.

Ao escrever sobre ficção, tenha em mente o seguinte:

  • O principal parâmetro de referência é sempre o mundo real, em que tanto o trabalho de ficção e sua publicação estão contextualizados: escreva a partir de uma perspectiva do mundo real;
  • Informações de fontes primárias, mas principalmente fontes secundária são necessárias para uma perspectiva do mundo real: manter um uso equilibrado tanto de fontes primárias e secundárias;
  • Observação pessoal inédita e interpretação do tema do artigo e de fontes primárias não são aceitáveis na Wikipedia: nada de pesquisa inédita;
  • Todas as informações incluídas precisam ser verificáveis em, derivarem de, e ser suportadas por fontes fiáveis, e todas as fontes (incluindo as fontes primárias) precisam ser devidamente citadas no artigo: referencie todas as informações e citar suas fontes;
  • A todos os aspectos relevantes deve ser dado o peso devido em todos os elementos da página do artigo, incluindo texto, imagens, elementos de layout e até mesmo o título do artigo: dar peso onde o peso é devido;
  • Legibilidade e compreensibilidade: explicite quando as informações estão na perspectiva interna do universo;
  • Verifique com a política de uso de imagem antes de adicionar imagens a qualquer artigo;
  • Evite a criação de listas de curiosidades, em vez disso, incorpore informações relevantes no corpo do artigo;
  • Política da Wikipédia de fair-use: a quantidade de material protegido por direitos autorais da obra utilizada deve ser a mínima possível.