Wikipédia:Livro de estilo/Biografias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Este formato padrão serve como exemplo para a construção de um artigo biográfico. Para que se consiga uma certa uniformidade em sua apresentação, tão logo possua os dados para a edição de uma nova biografia, desde que interessante e útil, oriente-se pelo modelo aqui apresentado. Abaixo do exemplo está uma área, da qual pode-se copiar os códigos para a edição da sua nova página. Para inspiração pode-se utilizar também dos melhores artigos biográficos como por exemplo, sobre Getúlio Vargas ou Albert Einstein. Outras biografias podem ser vistas no Portal de biografias.
Pede-se também observar as indicações ao final desta página! Vamos então ao exemplo:

Manuel Nuno Modelo (Modelópolis, 1 de abril de 1000Exemplópolis, 24 de dezembro de 1100), origem/ título Mané-Nuno Barão de Modelo, foi um astrônomo marinho modelandês.

Imagem de Manuel Modelo

A frase mais importante, por exemplo: Einstein, físico alemão, é conhecido por sua formulação da teoria da relatividade. Também: qual foi sua profissão, nacionalidade e qual é o motivo que justifique ele estar nesta enciclopédia. Local de nascimento, e se for o caso, o de morte e respectivas datas destes acontecimentos. Não faça qualquer observação após a data de falecimento (“assassinado”), isto pertence ao texto. Do mesmo modo pertencem ao texto e não ao título os graus acadêmicos, títulos de nobreza e patentes militares.

Indicar apenas o local de nascimento ou morte (município, cidade, vila). Especificações sobre os locais também devem ser feitas no texto ou em infocaixas (infoboxes), se houver. Em caso de ambiguidade, é aconselhável adicionar mais um nível político-geográfico.

Exemplos:

  • [[Springfield (Illinois)|Springfield]], [[Illinois]].
  • [[Toledo (Ohio)|Toledo]], [[Ohio]]. | :[[Toledo (Paraná)|Toledo]], [[Paraná]].
  • [[Paris (Tennessee)|Paris]], [[Tennessee]].

Vida

De acordo com o grau de importância dessa personalidade (tenha bom-senso!) será feito aqui um relato mais curto ou mais extenso de sua vida.

Realizações

Para um cientista a descrição do resultado de suas investigações, normalmente é a parte principal de toda a biografia. No século??? ele propôs a Teoria da relatividade...

Obras

Para artistas ou escritores. Para cientistas dá-se o nome dessa seção de “Escritos”. Do mesmo modo para políticos, que publicam programas, resoluções, planos, projetos, etc., mas sem a pretensão literária.

  • Quadros ultrafamosos (Galeria, Museu, Coleção), ano de criação, comprimento × largura.
  • Álbum Total (1999)

Referências

Nota: O Projeto Biblioteca possibilita consultas para o benefício de artigos da Wikipédia.

Ver também

Esta seção deve aparecer antes da seção "Ligações externas", caso essa seção exista (se não existir, obviamente, deve ficar no final do artigo). Não devem ser incluídas ligações que já tenham sido incluídas no texto do artigo. Para um melhor entendimento leia: Seção "Ver também".

Ligações externas

(alguns Weblinks, de alto valor qualitativo)

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikcionário Definições no Wikcionário
Wikilivros Livros e manuais no Wikilivros
Wikiquote Citações no Wikiquote
Wikisource Textos originais no Wikisource
Commons Imagens e media no Commons
Wikinotícias Notícias no Wikinotícias
Wikispecies Diretório no Wikispecies
Meta-Wiki Meta-Wiki


Para um melhor entendimento sobre esta seção leia: Ligações externas


Categorias: Regra geral, para fins de organização, todo e qualquer artigo da Wikipédia tem de ser categorizado por quem criou a página. Para saber mais o que vem a ser uma categoria, sua utilidade e como classificar o seu artigo, consulte Categorizar. Para o caso específico de artigo biográfico, existe uma recomendação particular em Categorização de pessoas, não deixe de observar!

Ligações interlinguísticas: (ou simplesmente interwikis) são ligações gerenciadas pelo Wikidata para um mesmo artigo na Wikipédia em outras línguas. Os interwikis não são colocados automaticamente pelo sistema! Cabe ao usuário, quando criar um artigo ou encontrar algum artigo sem interwikis, colocá-los. Leia mais sobre este tema em: Interwikis. (outras línguas)

Como modelo (favor apagar linhas supérfluas):
'''Manuel Nuno Modelo''' ([[Modelópolis]], [[Província de Modelo]], [[1 de Abril]] de [[1000]]
— [[Exemplópolis]], [[Província de Exemplo]], [[24 de Dezembro]] de [[1100]]), origem/ título''

Mané-Nuno Barão de Modelo'', foi um exemplar [[astrônomo marinho]] [[Modelândia|modelandês]].

[[Imagem:EECummings pd4.jpg|thumb|Descrição da imagem]]

==Vida==
A impressionante vida do Barão de Modelo saltaria da moldura deste formato modelo... 

==Realizações==
Para um cientista a descrição do resultado de suas investigações, normalmente é a parte principal de toda a biografia. No século???  ele propôs a [[Teoria da relatividade]]...

==Obras==
* ''Livro 1'', Primeiro o local da criação, depois o ano * ''Quadros ultrafamosos'' (Galeria, Museu, 
Coleção), ano da criação, comprimento × largura * ''Álbum Total'' (1999)

==Referências==
* FERNANDES, Félix Agostinho; '''Ervas daninhas portuguesas: breve introdução'''; 5.ª Edição;
Aveiro; Editorial Gôndola; 1987;ISBN 3-12-1234523-2 

==Ver também==
* [[Referência a outros artigos...]]
* [[...que tenham relação com este]]

==Ligações externas==
{{correlatos
|commons=Manuel Nuno Modelo
|wikiquote=Manuel Nuno Modelo
|wikcionário=Manuel Nuno Modelo
|wikilivros=Manuel Nuno Modelo
|wikinotícias=Manuel Nuno Modelo
|wikisource=Manuel Nuno Modelo
|wikispecies=Manuel Nuno Modelo
|meta=Manuel Nuno Modelo
}}
* [http://pt.wikipedia.com Galeria de fotos do Senhor Modelo]
* [http://pt.wikipedia.com Discursos do Senhor Modelo]

[[Categoria:Pessoas que mancam|Modelo, Manuel Nuno]]
[[Categoria:Astrônomos marinhos da China|Modelo, Manuel Nuno]]

Etapas da edição

  • Procure ver em "Busca", se o artigo biográfico que você quer criar já existe nesta Wikipédia com título semelhante. Exemplo: efetuando a busca por "Manuel Nuno Modelo", você pode encontrar artigo sobre a mesma personalidade com o título de "Manuel Modelo" ou "Nuno Modelo";
  • Nascimento, falecimento e acontecimentos importantes registrar no respectivo artigo anos, caso a personalidade seja realmente importante.
  • Para achar o artigo posteriormente: caso necessário crie um redirecionamento, como por exemplo em Sadat; quem iria procurar por Mohamed Anwar el-Sadat!? Ou uma desambiguação, como por exemplo em Silva, quando há muitas pessoas com esse nome. Veja também: Nomes próprios.

Grau acadêmico e títulos

Grau acadêmico, títulos de nobreza, patentes militares, etc. não aparecem nem no título do artigo nem antes do nome nas primeiras sentenças. Promoções, habilitações etc. são citadas no texto do artigo mas naturalmente em local adequado.

Biografias sem relevo enciclopédico

Ver artigo principal: Biografias não enciclopédicas

Biografias de pessoas vivas

Como qualquer outro artigo da Wikipédia, as biografias devem ser escritas num tom neutro e imparcial. Isso é especialmente relevante em biografias de pessoas vivas, pois o que é escrito na Wikipédia pode ter um impacto pessoal, social ou profissional sobre o biografado. Certifique-se de que tais artigos seguem a política da Wikipédia sobre biografias de pessoas vivas. Adicione ainda a predefinição {{página de discussão}} no topo das páginas de discussão dessas biografias, de modo a alertar outros editores e leitores sobre a existência desta política.

Identidade de gênero

Caso a biografia seja de uma pessoa transgênera, devem ser utilizadas palavras que reflitam a última autodeterminação de gênero do biografado, utilizando como base a fonte confiável mais recente. O uso de nomes que o biografado deixou de utilizar deve ser evitado exceto nos casos onde sejam necessários, de acordo com o bom senso e o consenso dos editores.

Caso a pessoa se identifique como não-binária, devem ser utilizadas palavras que não induzam ao leitor que o biografado pertença a um determinado gênero, dentro dos limites da norma culta da língua portuguesa. O uso de neologismos como o sistema elu e anglicismos como o pronome neutro de terceira pessoa they não será aceito.

Ver também