Ajuda:Guia de edição/Ligações internas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ligação interna, atalho interno, link interno ou interlink é a marcação de uma palavra ou conjunto de palavras de forma a que, com um clique, se aceda imediatamente ao verbete correspondente dentro da própria Wikipédia. Difere-se, assim, da ligação externa.

Como inserir uma ligação interna simples

  • Para inserir uma ligação interna, escreve-se o título do artigo a ligar, entre dois colchetes, da seguinte forma:
[[Título do artigo]].
Exemplo: [[Wikipedia:Página de testes]]
Resultado: Wikipedia:Página de testes

Quando o verbete não existe

  • Se o artigo ligado não existir, o texto aparecerá escrito a vermelho em vez de azul. Caso siga uma ligação vermelha, o leitor poderá criar um novo artigo com esse título.
Exemplo: [[Wikipedia:Isto é um exemplo, não grave esta página]]
Resultado: Wikipedia:Isto é um exemplo, não grave esta página

Ligação implícita com texto diferente (uso da barra vertical)

  • Se desejarmos apresentar no artigo um texto diferente do título do artigo, a ligação se constrói utilizando o recurso da barra vertical ou pipe trick. O espaço após a barra vertical deve ser preenchido com o texto que se deseja apresentar.

[[Título do artigo|texto a apresentar]]

Exemplo 1: [[Ajuda:Página de testes|Páginas de teste]]
Resultado: Páginas de teste
Exemplo 2: [[Luís Alves de Lima e Silva|Duque de Caxias]]
Resultado: Duque de Caxias

Intuitividade nas ligações com barra vertical

Sempre que possível, apresente as ligações o mais intuitivas possível. Certifique-se que o leitor saiba o que esperar ao clicar na ligação. Estruture o texto e as ligações para que tudo pareça razoável e faça sentido. Por exemplo, não escreva:

"César Lattes também ficou conhecido por seu trabalho em física de partículas."

Os leitores veriam a ligação para o termo abrangente "física de partículas", mas seriam direcionados para a página específica Píon, que é uma partícula subatômica descoberta na década de 40 por cientistas, dentre os quais Lattes. Se uma cópia física do artigo fosse impressa, a referência à partícula píon seria perdida. Esse tipo de erro em ligações pode ser chamado de ligação "ovo de Páscoa", pois só ao abrir se descobre o que contém. No exemplo, o artigo específico deveria ser citado em explícito, desta forma:

"César Lattes também ficou conhecido por seu trabalho em física de partículas, especialmente pela descoberta da partícula subatômica píon."

Ligação em palavras plurais

  • Em alguns casos particulares, nomeadamente em plurais, é possível usar uma forma de composição de ligações que permite uma escrita mais rápida, escrevendo o título do artigo entre os parêntesis retos e colocando o resto do texto imediatamente depois.
[[Título do artigo]]terminação
Exemplo 1: [[Batata]]s
Resultado 1: Batatas
Exemplo 2: [[Brasil]]eiro
Resultado 2: Brasileiro

Ligações para outros domínios

  • Outro truque é usar o chamado pipe trick para facilitar a apresentação de ligações para páginas de outros namespaces ou para artigos que tenham um sufixo entre parênteses.
[[Domínio:Título do artigo|]]
Exemplo 1: [[Wikipedia:Página de testes|]]
Resultado 1: Página de testes
Exemplo 2: [[França (desambiguação)|]]
Resultado 2: França

Ligações internas em subseções

  • Basta inserir # entre o título principal do verbete e o título da sua seção ou subseção que se quer direcionar com o clique, conforme mostrado abaixo:
[[Título do verbete#Seção ou subseção]]
Exemplo: Clique aqui para ir diretamente à seção "Lista de obras" no verbete "Machado de Assis".
Código usado acima: [[Machado de Assis#Lista de obras|Clique aqui para ir diretamente à seção "Lista de obras" no verbete "Machado de Assis"]]

Não inclua ligações internas no título da página a negrito

  • Finalmente, considere não incluir ligações internas no título da página a negrito, como utilizado na seção introdutória dos artigos. Em vez disso, prefira fazer a ligação interna na próxima ocorrência da palavra.

Ver também