Wikipédia:Ligação vermelha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Crystal Clear mimetype txt.png Este ensaio contém conselhos ou opiniões de um ou mais contribuidores da Wikipédia. Ensaios não são políticas nem recomendações, mas podem representar práticas já bem difundidas na comunidade ou ainda pontos de vista de minorias. Sinta-se livre e até encorajado para melhorar a página ou discutir na página de discussão, mas tenha prudência ao considerar esses pontos de vista já previamente trabalhados.

Uma ligação vermelha, como esta, significa uma ligação para uma página que não existe na Wikipédia. Por vezes é útil ao editar o texto de um artigo indicar que uma página será criada em breve ou que um artigo deveria ser criado porque o tópico seria relevante e verificável. Além disso, uma pesquisa académica conduzida em 2008 mostrou que as ligações vermelhas ajudam a Wikipédia a crescer.1 Os artigos não devem conter tópicos que provavelmente nunca terão artigos, tais como os interesses românticos de celebridades (que não é uma celebridade por direito próprio) ou todos os capítulos de um livro; nem devem possuir ligações vermelhas para artigos apagados.

Boas ligações vermelhas ajudam a Wikipédia—elas conduzem novos contribuidores a direções úteis, e lembram-nos de que a Wikipédia está longe de estar acabada.

Criar ligações vermelhas[editar | editar código-fonte]

Uma ligação vermelha aparece sempre que parênteses retos (colchetes) duplos [[ ]] são colocados à volta de uma palavra ou frase para a qual a Wikipédia não tem um artigo.

Quando criar ligações vermelhas[editar | editar código-fonte]

Apenas faça ligações internas para termos relevantes dentro do contexto. Por favor, crie ligações vermelhas para artigos que pretenda criar, termos técnicos que mereçam uma cobertura maior do que uma entrada de dicionário, ou tópicos que deviam obviamente ser tratados em um artigo próprio.

Evite ligações vermelhas desnecessárias[editar | editar código-fonte]

Não crie ligações vermelhas para artigos que nunca serão criados, incluindo artigos que não cumpram com as convenções de nomenclatura da Wikipédia.

Lidando com ligações vermelhas existentes[editar | editar código-fonte]

Em geral, ligações vermelhas não devem ser removidas de artigos se apontarem para algo que poderá sustentá-los.

Uma ligação vermelha existente pode indicar uma das seguintes coisas:

  • Um novo artigo é necessário. Quando um wikipedista escreve um artigo, é prática comum fazer ligação para tópicos chave relacionados pertinentes para a compreensão do assunto, mesmo que estes tópicos não tenham ainda um artigo na Wikipédia. Isto tem várias aplicações:
  • Dentro de um artigo, tal ligação prepara um artigo para ser completamente suportado. A qualquer altura, um wikipedista pode escrever um artigo sobre o assunto ligado independentemente e, quando isto acontece, já há uma ligação preparada esperando por ela. A ligação vermelha também concede aos leitores a oportunidade para criarem o artigo necessário à própria altura.
  • Nas Listas de tópicos é útil incluir todos os tópicos do assunto que conseguir encontrar ou que pense que seja plausível sustentar um artigo. Quando todos forem tornados em ligações, a lista imediatamente mostra onde há falhas na cobertura da Wikipédia para esse assunto, uma vez que todos os tópicos que não tenham artigo aparecerão em vermelho. Tais listas são ferramentas úteis para expandir um assunto em áreas em desenvolvimento na Wikipédia, pois mostram onde é preciso trabalhar mais.
  • Uma ligação vermelha pode indicar a necessidade de criar um redirecionamento para outro tema.
  • WikiProjetos podem criar robôs para determinar que artigos eles precisam mais. Editores podem também, depois de carregar numa ligação vermelha, usar a função "artigos afluentes" para determinar quantas vezes o assunto é referenciado noutros artigos.
  • A ligação está quebrada e já não liga para um artigo (talvez porque o artigo subjacente foi eliminado). Nestes casos, a ligação normalmente terá de ser removida ou renomeada para apontar para um artigo existente.
  • A ligação pode ter sido feita por alguém que não saiba o que é que deve e não deve ser ligado a partir de um artigo. Avalie sempre se um ligação vermelha está a ligar para uma página que precisa mesmo de ser criada.
  • A ligação vermelha pode expressar um erro ortográfico. Neste caso, tente perceber qual era o artigo pretendido e corrija a ligação.
  • O assunto da ligação vermelha pode estar coberto numa edição da Wikipédia em outra língua.

Nota[editar | editar código-fonte]

Pode modificar nas preferências o modo como as ligações vermelhas são apresentadas para que apareçam com pontos de interrogação (veja na secção "Diversos" das preferências).

Exemplo: Derby Field Airport?

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Spinellis, Diomidis e Louridas, Panagiotis (2008): The collaborative organization of knowledge. in Communications of the ACM, August 2008, Vol 51, No 8, páginas 68 - 73. DOI:10.1145/1378704.1378720. Citação: "Most new articles are created shortly after a corresponding reference to them is entered into the system". Veja também inflationary hypothesis of Wikipedia growth