Wikipédia:Livro de estilo/O esboço perfeito

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Recomendação
O que se segue é uma recomendação do livro de estilo.
As recomendações são elaboradas através da experiência da comunidade e auxiliam no crescimento e na prosperidade do projeto.
Prefira utilizar a página de discussão antes de uma modificação que altere o contexto.

Um esboço é um artigo curto, geralmente de duas seções ou menos. A maioria dos esboços abarca apenas as informações essenciais sobre um tema. Isto não significa que ele não deva existir, mas sim que ele deve ser expandido.

Ao criar ou editar um esboço, lembre-se que o valor deste está no que futuramente será, e que este precisa crescer se é que se tornará alguma coisa. Não pressuponha que adições surgirão imediatamente do nada. A melhor maneira de atrair a atenção de outros possíveis contribuidores é editá-lo você mesmo. Mesmo pequenas edições aparecerão na página de edições recentes, onde muitos wikipedistas veteranos adoram assistir o que está acontecendo, e correm para ajudar a construção. Você não precisa fazer pesquisas exaustivas para criar uma fundação sobre a qual outros terão prazer em construir, mas você deve ser cuidadoso o suficiente para simplesmente adicionar o que sabe, ou corrigir o que você saiba que está incorreto (procure evitar chamar o trabalho de outros de "errado"). Entre as sugestões proverbiais sobre a Wikilândia, está a ideia de que os artigos não devem ser "perfeitos" -- uma ou duas palavras mal escritas convidam o leitor a corrigir o artigo e adicionar mais coisas (entretanto, é favor não inserir erros ortográficos deliberadamente para este fim). Um resumo desta ideia pode ser: decida entre criar um artigo ou editá-lo -- procure não fazer os dois. Veja abaixo algumas sugestões:

1. Forneça a mensagem "Isto é um esboço" adicionando {{esboço}}. (Veja Wikipedia:Esboço para detalhes; veja abaixo a aparência da mensagem)
Verifique se uma definição mais precisa já não existe em avisos de esboços diversos.
2. Siga as convenções do português correto. Escreva frases completas e claras.
3. Dê uma definição ou descrição precisa e clara sobre o seu tema. Para biografias e artigos não conceituais (i.e., sobre países e cidades), definições são impossíveis, portanto comece com uma descrição clara, útil e informativa sobre o assunto. Indique por que a pessoa é famosa, onde fica o lugar e o que o torna conhecido, os detalhes básicos de um evento e quando aconteceu, etc.
Uma boa definição ou descrição pode encorajar futuros contribuidores a complementarem o verbete, ao sugerir a limitação do artigo como esboço, pelo convite da mensagem a que o mesmo venha a ser ampliado.
Por exemplo: Salvador Allende (Valparaíso, 26 de junho de 1908 — Santiago do Chile, 11 de setembro de 1973) foi presidente do Chile de 1970 até 1973 seria uma boa descrição inicial (para a introdução).
4. Todos os verbetes da Wikipédia devem conter fontes fiáveis, e a regra vale obviamente também para os esboços: procure sempre informar as fontes para as informações que trouxe ao verbete.
Se tiver dificuldades para inserir as referências, leia o tutorial sobre como proceder. Verbetes que não citam suas fontes podem ter conteúdo apagado, ou ainda receber uma marcação pedindo para que as fontes sejam citadas.
5. Note que verbetes com uma ou duas linhas de informação somente, mesmo que contenham seções para ligações externas e ligações internas (ex: seção "Ver também"), infocaixas, categorias e interwikis - não são consideradas esboço, mas artigos mínimos e, portanto, devem ser marcados com a tag respectiva. Não chame de "esboço" artigos mínimos - isto dificulta o trabalho de ampliação do conteúdo. Se quer ter um esboço, dedique um pouco de tempo a uma pesquisa maior, e acresça mais dados ao seu verbete.
6. Finalmente, observe que a mensagem de esboço deve se parecer com isto:
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.


Ver também