Wikipédia:O roto falando do esfarrapado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Atalho:
WP:RFE
Crystal Clear mimetype txt.png Este ensaio contém conselhos ou opiniões de um ou mais contribuidores da Wikipédia. Ensaios não são políticas nem recomendações, mas podem representar práticas já bem difundidas na comunidade ou ainda pontos de vista de minorias. Sinta-se livre e até encorajado para melhorar a página ou discutir na página de discussão, mas tenha prudência ao considerar esses pontos de vista já previamente trabalhados.
O roto falando do esfarrapado

Muitas vezes, na Wikipédia, um editor alerta os demais para que mantenham a civilidade, enquanto ele próprio escreve de maneira descortês. Outras vezes, usa um tom agressivo contra outro e, ao mesmo tempo, acusa esse outro de fazer ataques pessoais. Eventualmente, um usuário tenta subverter o sistema, fazendo edições que contrariam o espírito do projeto ou mesmo as regras escritas. Esse usuário, muitas vezes propositadamente, incita outros wikipedistas a reagir, ignorando as regras, para depois acusá-los de incivilidade.

Existe ainda aquele que, de má fé, acusa o outro de usar de má fé. Finalmente há aqueles que se envolvem em guerra de edições usando sempre a mesma desculpa esfarrapada: "Foi ele quem começou". Essa desculpa não o protegerá das consequências do seu comportamento. Portanto mantenha a cabeça fria e procure se entender com a outra parte, nas páginas de discussão.