Wikipédia:Não morda a isca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Peixes mordem a isca por instinto; você não precisa fazer isso.

Contas de propósito único ou usuários disruptivos podem provocá-lo a fazer algo usando as mais sutis formas, podem surgir para você como vítimas, como alguém que se importa ou alguém que está machucado. Eles podem misturar informações imprecisas ou citá-lo indevidamente para forçá-lo a responder. Eles podem subverter as regras de civilidade e transformá-las em armas. Eles podem até mesmo citar este ensaio.

Em disputa de conteúdo, uma estratégia bastante comum usada para que o oponente "morda a isca" envolve incitar o opositor - enquanto cuidadosamente mantém-se superficialmente civilizado - até que alguém dispara contra o iniciador. Este, então, faz uma reclamação a um administrador. Administradores pressionados pelo tempo podem olhar apenas para edições específicas sem, no entanto, estudar o contexto por completo que levou ao incidente, resultando num aviso ou bloqueio para o editor alvo do pedido. Ainda mais desestimulante é notar que essa tática possui quase nenhum risco. Raramente, há consequências negativas para aqueles que a utilizam. Em parte, porque o padrão de provocação em curso não pode ser facilmente explicado com um simples pedido de diferenciais de edição. Algumas vezes eles são contra um único editor em particular e às vezes eles são contra qualquer um que morderá a isca.

Não morda a isca. Você não tem obrigação de responder a coerções. Evite a tentação de dar a última palavra. É educado responder à primeira ou à segunda pergunta, mas você é livre para encerrar a discussão a qualquer ponto no qual perceba que demais interferências não trarão nada de útil. Não diga ao provocador que ele não é bem-vindo, já que isso pode ser usado contra você. Deixe que eles tenham a última palavra. Deixe que eles pulem e gritem. Eles podem gritar cada vez mais alto, mas o silêncio sempre funciona no final. Não morda a isca; apenas continue a nadar.

Ícone de esboço Este artigo sobre a Wikipédia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.