Wikipédia:Não morda a isca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Atalho:
WP:ISCA
Crystal Clear mimetype txt.png Este ensaio contém conselhos ou opiniões de um ou mais contribuidores da Wikipédia. Ensaios não são políticas nem recomendações, mas podem representar práticas já bem difundidas na comunidade ou ainda pontos de vista de minorias. Sinta-se livre e até encorajado para melhorar a página ou discutir na página de discussão, mas tenha prudência ao considerar esses pontos de vista já previamente trabalhados.
Peixes mordem a isca por instinto; você não precisa fazer isso.

Contas de propósito único ou usuários disruptivos podem provocá-lo a fazer algo usando as mais sutis formas, podem surgir para você como vítimas, como alguém que se importa ou alguém que está machucado. Eles podem misturar informações imprecisas ou citá-lo indevidamente para forçá-lo a responder. Eles podem subverter as regras de civilidade e transformá-las em armas. Eles podem até mesmo citar este ensaio.

Em disputa de conteúdo, uma estratégia bastante comum usada para que o oponente "morda a isca" envolve incitar o opositor - enquanto cuidadosamente mantém-se superficialmente civilizado - até que alguém dispara contra o iniciador. Este, então, faz uma reclamação a um administrador. Administradores pressionados pelo tempo podem olhar apenas para edições específicas sem, no entanto, estudar o contexto por completo que levou ao incidente, resultando num aviso ou bloqueio para o editor alvo do pedido. Ainda mais desestimulante é notar que essa tática possui quase nenhum risco. Raramente, há consequências negativas para aqueles que a utilizam. Em parte, porque o padrão de provocação em curso não pode ser facilmente explicado com um simples pedido de diferenciais de edição. Algumas vezes eles são contra um único editor em particular e às vezes eles são contra qualquer um que morderá a isca.

Não morda a isca. Você não tem obrigação de responder a coerções. Evite a tentação de dar a última palavra. É educado responder à primeira ou à segunda pergunta, mas você é livre para encerrar a discussão a qualquer ponto no qual perceba que demais interferências não trarão nada de útil. Não diga ao provocador que ele não é bem-vindo, já que isso pode ser usado contra você. Deixe que eles tenham a última palavra. Deixe que eles pulem e gritem. Eles podem gritar cada vez mais alto, mas o silêncio sempre funciona no final. Não morda a isca; apenas continue a nadar.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a Wikipédia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.