Wikipédia:Não divulgue sua banda na Wikipédia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Crystal Clear mimetype txt.png Este ensaio contém conselhos ou opiniões de um ou mais contribuidores da Wikipédia. Ensaios não são políticas nem recomendações, mas podem representar práticas já bem difundidas na comunidade ou ainda pontos de vista de minorias. Sinta-se livre e até encorajado para melhorar a página ou discutir na página de discussão, mas tenha prudência ao considerar esses pontos de vista já previamente trabalhados.
Ninguém se importa se você toca guitarra nas ruas...

Há uma grande quantidade de assuntos na Wikipédia com os quais ninguém se importa. É especialmente importante ter isso em mente visto que um número expressivo de páginas novas são sobre bandas de garagem. Aqui, os Patrulheiros das Páginas Novas poderão aprender como localizar páginas dedicadas a estes grupos e os criadores das referidas páginas compreenderão porque seus artigos foram apagados tão rapidamente.

Características típicas de páginas de bandas de garagem

De forma notável, embora páginas sobre bandas de garagem desconhecidas sejam criadas por editores de todo o mundo, boa parte delas compartilham várias características:

  • Falta de capitalização: pessoas que escrevem artigos sobre suas bandas de garagem geralmente esquecem que não só os nomes próprios em língua portuguesa devem ser escritos com a letra inicial em maiúscula, como ignoram que uma convenção da Wikipédia lusófona estabeleceu que títulos de artigos sobre filmes, canções, – e bandas – devem ser escritos com maiúscula inicial em todas as palavras (exce(p)to artigos, preposições, conjunções e advérbios, que se escrevem com minúscula). Assim, "Neco e os Desdentados" se transformam em "Neco e os desdentados".
  • Falta de qualquer tipo de formatação: visto que aparentemente boa parte dos criadores-de-artigos-sobre-bandas-de-garagem não possuem experiência anterior com a Wikipédia e seu sistema de formatação, páginas de bandas de garagem freqüentemente são desprovidas das instruções de impressão presentes em artigos-padrão. Algumas características comuns incluem:
  • Falta de divisões de seção, por vezes colocando tudo num único parágrafo
  • Falta de quaisquer ligações internas, infoboxes, categorias, ligações externas (exceto, ocasionalmente, para a página da banda no MySpace e/ou no Orkut), ou qualquer coisa além de texto
  • Colocar a quantidade errada de sinais de "=" ao fazer cabeçalhos, resultando em coisas como == MEMBROS =
  • Uso absurdo e aleatório da tecla ENTER
  • Uso de espaços em branco no começo das linhas, ativando acidentalmente o mecanismo de pré-formatação
  • Uso excessivo de pontos de exclamação
  • Tentar (sem sucesso) exagerar a importância da banda ou de seus integrantes: muitos artigos sobre bandas de garagem incluem uma lista mal-formatada dos membros da banda, junto com "realizações" do tipo:

Membros:

tota maracajá - guitarista nascido para o rock tota escreveu muitas das melhores musicas do neco e os desdentados incluindo "pedi perdao e ela me chutou assim mesmo"

binho serafim- baixo o melhor baixista de guaporé eh binho serafim, ele toca os riffs que chacoalham os dentes dos desdentados

uoshington sales- batera

antonio pires- teclado

  • Uso da palavra "hardcore": todas as bandas de garagem, mesmo que não sejam "hardcore" parecem amar se descrever como tal.

Como saber se alguém se interessa por minha banda de garagem?

O princípio básico é: não há como saber. Todavia, existem formas de saber se o seu artigo merece estar na Wikipédia. Se uma ou mais das seguintes afirmações se aplicam ao seu grupo, certamente ele não merece estar aqui (uma definição mais formal pode ser obtida em Critérios de notoriedade, mas você certamente não vai querer ler tudo aquilo, vai?)

  • Você nunca lançou um álbum "de verdade": lançar um álbum de verdade significa ter seu trabalho distribuído por uma gravadora, ou, pelo menos, ter uma distribuição em larga escala feita por um selo independente. Queimar CDs das suas canções no computador e tentar vendê-los, ou lançar sua canção em podcast, ou na sua página do MySpace não conta.
  • Sua banda está procurando alguém: um expressivo percentual de páginas na Wikipédia sobre bandas de garagem anunciam que elas "ainda estao procurando um baterista" ou qualquer coisa do gênero. Se a sua banda ainda está procurando integrantes, então, ninguém tem nada a ver com isso, exceto se esta busca tiver sido tema de pelo menos um artigo na Bizz ou na Rolling Stone.
  • Você nunca fez um tour "de verdade": da mesma forma que álbuns de verdade, sair num tour de verdade não significa a mesma coisa que tocar no ginásio do seu colégio, na praça da cidade etc. Você deve ter sido convidado para tocar num local de significado musical real para que isso tenha valor.
  • Você não está tendo nenhum lucro: seja porque você só fica ensaiando com seus amigos em vez de realmente ser uma banda ou simplesmente porque ninguém vai pagar para ouvir sua canção, se o seu grupo não está ganhando nenhum dinheiro, ninguém vai querer saber de você.
  • Você acabou de formar sua banda: pare, relaxe, respire fundo e veja se você está realmente montando uma banda, pois há uma grande possibilidade de que não esteja. A Wikipédia é para bandas que são, não para bandas que vão ser.
  • Sua única característica marcante foi a classificação num concurso de bandas: a menos que você tenha conseguido o primeiro lugar (e, às vezes, mesmo se você tiver conseguido o primeiro lugar), ninguém liga. Concursos de bandas são pequenas farsas estruturadas para exibir talentos locais e não vão lhe garantir um contrato de gravação. Mesmo se você terminar em primeiro lugar, isso não significa absolutamente nada: sua banda continua desconhecida e existem milhares de outras, muito melhores, lá fora.

Ver também