Wikipédia:O que é um artigo em destaque?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O que se segue é um artigo informativo sobre a Wikipédia, que foi entendido como consensual em Wikipédia:Esplanada/propostas/Oficializar artigos informativos (30mai2012).
Prefira utilizar a página de discussão ou até mesmo a esplanada antes de fazer uma modificação que altere o contexto.
Conteúdo destacado:

Conteúdo bom:

Revalidação:

Um artigo em destaque deve ser praticamente um artigo perfeito. Deve honrar a Wikipédia em português pela sua qualidade, independentemente do tema em questão. Assim como um artigo bom, também deve honrar pela sua qualidade, independentemente do tema em questão, sua neutralidade e estabilidade, focando-se no assunto principal sem cair em detalhes desnecessários, bem como requerem verificabilidade.

Entre as diferenças entre ambos, temos que:

  • Artigos destacados são nosso melhor trabalho; bons artigos são simplesmente satisfatórios. Um bom artigo deve ser suficientemente bem escrito; um artigo destacado deve ser profissionalmente bem escrito.
  • Um bom artigo não precisa seguir todos os itens do livro de estilo, apesar de seguir seus itens mais importantes.
  • Um artigo em destaque precisa ser completo, um bom artigo precisa ser amplo. Ser completo requer que todos os pontos principais sejam elaborados e detalhados; ser amplo requer simplesmente a cobertura destes principais pontos.

Critérios para artigo bom[editar | editar código-fonte]

Critérios para artigo destacado[editar | editar código-fonte]

Além de seguir todos os critérios para artigo bom:

    1. O artigo precisa estar adequado às normas do português – culto, formal e imparcial - e ao contido no livro de estilo.
      1. Note que culto é para evitar certos termos desaconselháveis em uma enciclopédia, derivados de uma linguagem coloquial, informal e parcial.
      2. Artigos técnicos devem ser bem redigidos, como nos demais casos. No entanto, deve-se atentar para a regra de acessibilidade de conteúdo.
    2. Variações desaconselháveis em livros gramáticos também terão avaliação, para manter a clareza e a objetividade do texto.
    3. Para enciclopédia, há de se usar a linguagem enciclopédica dissertativa-objetiva, que em geral, está relacionada com a transmissão de conhecimento.
    4. Para artigos instáveis pelos motivos acima citados, haverá a interrupção imediata da votação.
    • Exceções serão abertas quando:
    1. Envolverem apenas vandalismos despropositados e sem fundamentos.
  1. O artigo deve conter, obrigatoriamente, uma (1) imagem relacionada ao tema discorrido, sempre que possível e de acordo com as políticas de imagens
    1. Para temas abstratos como o amor, que não possuem uma imagem específica, deve-se utilizar dos símbolos (plano abstrato de ilustração). Exemplo: coração para amor, pomba para a paz.
    2. Para outros temas abstratos, como os estados de espírito, usa-se as expressões faciais ou cenas que demonstrem o tema especificamente. Por exemplo: um sorriso simbolizaria a alegria, as lágrimas, a tristeza.
    3. Para biografados sem rosto (fisionomia desconhecida) – por exemplo: pintores, escultores e escritores antigos - utilizar de uma de suas obras (plano concreto de ilustração) mais famosas como imagem principal do artigo, devidamente legendada.
      1. Para escritores, caso exista, a imagem de um de seus livros. A edição não se faz importante.
      2. A imagem de um dos personagens mais famosos de um escritor também pode ser usada, desde que utilizada com legenda apropriada, indicando claramente, não ser o biografado.
    4. A imagem principal deve ser estritamente ligada ao tema do artigo e não deverão constar imagens descontextualizadas.
    5. Infringindo os motivos acima citados e não enquadrado nas exceções abaixo, o artigo sofrerá com a interrupção imediata da votação.
    • Exceções serão abertas quando:
    1. O artigo trabalhar no plano das idéias (de língua e suas regras, políticas, culturais, sociais, filosóficas...) como tema principal e não houver meios de ser ilustrada sob nenhuma circunstância específica, para não incorrer na obrigatoriedade de ser estritamente ligada ao tema principal.
    2. O completo é abordar tudo o que for possível de modo objetivo e não resumido. Pode-se usar de informações completivas ao texto, como fazem as ligações internas, desde que necessárias serem mencionadas no corpo do mesmo.
    3. Infringindo os motivos acima citados e não enquadrado nas exceções abaixo, o proponente terá o tempo de votação para a adequação. No entanto, caso a falha seja grave e a necessidade de pesquisa e ampliação do texto seja grande e essencial, a votação será imediatamente interrompida.
      1. Falhas graves significam falta de conteúdo que prejudicam as informações passadas. No caso de países, por exemplo, faltar seções inteiras sobre clima, economia e afins, será considerada falha grave. Caso falte informações dentro dos tópicos, não. Caso falte um ou dois tópicos, não.
    • Exceções serão abertas quando:
    1. Envolverem assuntos que ainda se desenrolarão em desdobramentos ou atualizações.
  2. Deve ter uma wikificação perfeita, sem falhas (ver discussão):
    1. Isso significa bem formatar o texto, com as notas de rodapé ajustadas ou na ‘ref name’ - inseridas em seção específica de Notas -, bem como para os demais casos de wikificação e formas de referenciação descritas no critério sétimo destas regras.
    2. Cuidado no uso de palavras estrangeiras, utilizando de uma marcação itálica para diferenciá-las.
    3. Cuidado no uso dos recursos de diferenciação no texto, como negritos, sublinhados e cores.
    4. Infringindo os motivos acima citados e não enquadrado nas exceções abaixo, o proponente terá o tempo de votação para a adequação.
    • Exceções serão abertas quando:
    1. Se quiser destacar nomes importantes para o artigo.
    2. Se utilizar das cores em determinadas partes de uma tabela.
  3. Ligações internas (ver discussão)}} (ver página da votação):
    1. O artigo deve possuir todas as palavras dignas de verbetes e relevantes ao assunto do artigo entre colchetes, sem repeti-las, e de acordo com o guia de edição.
    2. Ligações internas a vermelho serão avaliadas caso a caso, devendo ou não obrigatoriedade de azulamento.
      1. É apenas recomendado ao votante justificar, caso desaprove a presença do link em vermelho, para que o proponente adeque com maior facilidade a ligação.
    3. A introdução não deve conter ligações vermelhas, pois a mesma é um resumo de todo o conteúdo a ser discorrido. Além disso, a introdução será usada na página principal, caso o artigo torne-se destacado.
      1. Esta medida é meramente estética, pois visa a não mistura de cores em apresentação de artigo.
    4. Infringindo os motivos acima citados e não enquadrado nas exceções abaixo, o proponente terá o tempo de votação para as adequações.
    • Exceções serão abertas quando:
    1. Se repetir ligações internas na infobox, imagem, texto e tabela, por exemplo.
    2. Ligações azuis podem ser completivas, ou seja, não apenas estritamente ligadas ao conteúdo abordado, ainda que possuam uma leve ligação. Por exemplo: se o artigo fala sobre "Geografia" em geral e cita a "Floresta Amazônica", esta poderá ser linkada. Se o artigo é sobre uma "cantora", a palavra "dança" poderá ser linkada.
  4. Deve ter todas as referências e /ou bibliografia necessárias para a verificação de quem desejar (ver discussão):
    1. Serão aceitas fontes secundárias e primárias, segundo as regras vigentes na Wikipédia. Fontes terciárias poderão ser apenas as enciclopédicas.
    2. São utilizadas três formas de se ligar a bibliografia ao texto: o didático, inserido na predefinição <ref></ref>, o {{Harvnb}} e a ”citar livro”. Todas são comuns e devem conter as páginas específicas pesquisadas.
      1. A bibliografia não ligada ao corpo do texto, torna sua busca mais complicada ao leitor, que procurará descobrir do que se trata especificamente a referência, sendo, portanto, desaconselhado o seu uso.
    3. As demais fontes, como as de jornais e revistas (inseridos na <ref></ref> ou nas predefinições mais específicas), web e DOI, devem também constar ao longo do artigo, junto às informações passadas. Todas aparecerão na seção apropriada.
    4. Não há limite máximo de referências. O mínimo deve corroborar todas as informações passadas, sem gerar parcialidade.
    5. A repetição de uma mesma referência não é permitida, exceto pelo uso da <ref name>.
      1. Para livros, as páginas distintas não são consideradas repetições, apenas facilitadoras para se encontrar a fonte precisa.
    6. Aquele que contribuir deve seguir as regras presentes no Livro de estilo, quando utilizar de qualquer tipo de fonte nele mencionada.
      1. Referências na introdução, que apenas resume o texto abordado no artigo, são desnecessárias, desde que a informação se repita no corpo do texto e lá esteja referenciada.
    7. Ao longo do artigo, é obrigatório o uso de apenas uma das formas permitidas de referenciação na Wikipédia.
    8. Infringindo os motivos acima citados, a votação será imediatamente interrompida, pois o artigo precisa ter suas informações facilmente verificáveis, além de estarem corroboradas.
    • Não serão abertos quaisquer tipos de exceções.
  5. Deve ter um layout simples e limpo, encaixando 'redondo' o texto (ver discussão):
    1. Organização e limpeza estrutural do artigo. Por exemplo, em biografias, não se deve misturar vida pessoal com carreira e a ordem cronológica deve ser mantida para os artigos em geral, pois ainda que os assuntos sejam simultâneos, um começa primeiro.
      1. Isto não significa abolir as divisões em tópicos por assunto.
    2. Para se estruturar um artigo, deve-se levar em consideração a resolução de 1024x768, pois tem sido a mais utilizada, e não se deve desestruturar os tópicos ou a própria página.
      1. Isto significa que imagens de um tópico não devam invadir outro e as imagens devem ter o tamanho preciso das delimitações da formatação da página do artigo. O mesmo vale para as tabelas e caixas de informação
    3. Infoboxes devem ser usadas em artigos que já possuem uso aceito pela comunidade - sobre álbuns musicais, grupos da fauna e flora, geográficos (países, cidades, estados...), seleções, times e equipes, biográficas... -, pois as mesmas resumem de forma organizada (e topicais), as informações mais essenciais, sendo desnecessário procurar, ao longo do texto, certas especificidades.
    4. Seções de curiosidades não serão permitidas em artigos propostos a destaque. As mesmas devem ser incorporadas ao texto de modo dissertativo e não em forma de lista. É essencial que as informações sejam referenciadas.
      1. A inutilidade destas informações é subjetiva, sendo, portanto, permitidas de serem passadas.
    5. É aconselhado o uso das predefinições para citações, ligações a artigos principais, desambiguações, portais e navboxes, pois são de uso comum em artigos destacados.
    6. Artigos cujo código wiki tenha tamanho superior a 190KB deverão ser desmembrados, a fim de evitar falhas e demoras de carregamento em determinados servidores.
      1. Não há tamanho mínimo, desde que o artigo trate o tema de forma completa e não compacta como os artigos bons.
    7. Infringindo os motivos acima citados e não enquadrado nas exceções abaixo, o proponente terá o tempo de votação para realizar a adequação.
    • Exceções serão abertas quando:
    1. Se referir a posição das imagens, pois trata-se de gosto pessoal.
    2. Se referir a galerias quando em assuntos que demonstrem necessidade das mesmas – no caso de artigos sobre artes em geral - e não apenas estejam a ocupar espaço.
    3. Para infoboxes que abranjam outros casos e casos nos quais não seria possível se criar uma. Exemplos: temas abstratos, conceituais, artísticos e históricos.
      1. Para estes, o uso é desaconselhado, pois assim, tem-se mantido o padrão.
  6. Um artigo não eleito pode se recandidatar (ver discussão)
    1. Desde que possua mudanças em seu conteúdo e sua forma, conforme auxílio de outros usuários na votação anterior.
      1. Isto significa atender as exigências das regras, que foram apontadas, pertinentemente, pelos votantes.
    2. No ato da recandidatura, o proponente deve apresentar, em seu texto, as mudanças relevantes que realizou, para acompanhamento de novos votantes.
    3. O tempo para recandidatar um artigo reprovado é de trinta dias.
    4. Caso o artigo candidato a recandidatura não se enquadre nos casos acima, a nova tentativa será imediatamente recusada.

Ver também[editar | editar código-fonte]