Wikipédia:A Wikipédia não possui regras fixas além dos cinco pilares

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Crystal Clear mimetype txt.png Este ensaio contém conselhos ou opiniões de um ou mais contribuidores da Wikipédia. Ensaios não são políticas nem recomendações, mas podem representar práticas já bem difundidas na comunidade ou ainda pontos de vista de minorias. Sinta-se livre e até encorajado para melhorar a página ou discutir na página de discussão, mas tenha prudência ao considerar esses pontos de vista já previamente trabalhados.
Ignore as regras

O 5º Pilar diz que "A Wikipédia não possui regras fixas" além dos cinco pilares. Portanto, se uma regra o impedir de melhorar a Wikipédia, ignore-a.

Explicação[editar | editar código-fonte]

Apesar da maioria das regras terem sido escritas após muitas experiências bem pensadas e com uma boa razão para existir, nenhuma regra pode prever todos os casos e todas as suas possíveis aplicações. Desse modo, podem existir casos em que uma aplicação diferente do convencional melhoraria a Wikipédia, mas esta não foi prevista pelas regras em vigor. Esses casos devem ser tratados como exceção à regra, devendo essa última ser ignorada.

Do mesmo modo, desde que você esteja com boas intenções e sua edição seja para melhorar a Wikipedia, não é necessário conhecer todas as regras para editar, seja audaz! Todas as boas edições são bem-vindas, pois até os piores erros são fáceis de corrigir: as versões antigas da página permanecem no histórico de edição e podem ser restauradas. Mas isso não significa que todas as suas edições sejam mantidas, a comunidade poderá reeditar seu texto, a fim de melhorá-lo.

As políticas e recomendações da Wikipédia constituem um conjunto regulamentar mutável, pelo que não dependa delas para justificar suas ações que, antes de tudo, devem-se sustentar por si próprias. Os fundamentos imutáveis da Wikipédia se encontram nos Cinco pilares, seja coerente com tais preceitos que a sua liberdade para atuar no projeto estará garantida e não se esqueça que o consenso é a melhor maneira de ser coerente.

Apesar do seu nome, "Ignore todas as regras" não sabota as outras regras. O seu propósito é para evitar que as outras regras sabotem o que estamos fazendo aqui: construir uma enciclopédia livre. As regras têm importância zero comparadas com este objectivo. Se elas ajudarem neste objectivo, óptimo. Se interferirem com ele, serão instantaneamente negadas.

Senso comum[editar | editar código-fonte]

Text-x-generic-highlight-yellow-pen.png Resumindo: A regra de ouro, de onde todo o Ignore todas as regras deriva.
Com bom senso:
  • algo correto continuará sendo correto mesmo sem seguir as regras.
  • algo errado continuará sendo errado mesmo se as regras permitirem ou não proibirem.

A Wikipédia possui muitas regras. Ao invés de seguir todas as regras, é aceitável usar o senso comum quando você for editar. Se envolver muito nas regras pode causar uma perda de perspectiva, então há momentos que é melhor ignorar as regras. Mesmo que uma contribuição "viole" a redação precisa de uma regra, ainda assim pode ser uma boa contribuição. Assim, não é obrigatório aprender todas as regras para contribuir, apenas tenha bom senso.

De modo similar, apenas por algo não ser proibido em uma regra, ou não ser explicitamente permitido, não significa que seja uma ideia aceitável em uma dada situação, não adianta usar de Wikiadvocacia para justificar uma ação, nem para subverter o sistema.

O espírito das regras[editar | editar código-fonte]

Text-x-generic-highlight-yellow-pen.png Resumindo: Quando usar as regras, o espirito da regra vale mais que a letra da mesma
  • O espírito da regra está acima da letra da regra. O propósito comum de construir uma enciclopédia livre está acima de ambas. Se este propósito comum for melhor servido ignorando o texto de uma regra em particular, então a regra devia ser porventura ignorada.
  • As regras não derivam o seu poder para ser cumprida por estarem escritas numa página denominada "Recomendação" ou "Política", mas por serem um reflexo das opiniões e práticas de muitos editores. (Veja também Wikipedia:Consenso.)
  • A maioria das regras são em última análise descritivas, não prescritivas; elas descrevem práticas correntes existentes. Por vezes, andam atrasadas em relação às práticas que descrevem.

Não ignore o consenso[editar | editar código-fonte]

Text-x-generic-highlight-yellow-pen.png Resumindo: Mesmo se ignorar as regras, não ignore o consenso

Em termos gerais, caso você acredite que as regras estão te impedindo de melhorar a Wikipédia, você pode ignorá-las. No entanto, às vezes há desentendimentos se uma edição realmente é um aprimoramento de algo. Para ajudar a resolver guerras de edições, a Wikipedia recomenda a procura de consenso. Mesmo se você acreditar estar aprimorando a Wikipédia você jamais deverá ignorar algum consenso existente contra sua edição.

Todas as demais regras partem do princípios de "manter e melhorar a Wikipédia". A regra de consenso é diferente, já que é possível você acreditar estar fazendo uma ação positiva quando na verdade poderá estar causando um mal. A regra de consenso ajuda a suavizar isso. Caso essa regra do consenso seja ignorada, você talvez justifique uma mesma edição várias vezes como sendo uma melhora ou uma manutenção à Wikipédia, mesmo se vários editores estiverem em consenso a reverter várias vezes. Você pensará "as guerras de edições são uma coisa ruim ao projeto, mas esta edição é um melhoramento, a culpa é deles por estarem insistentemente me revertendo".

Assim, geralmente não se deve ignorar uma regra com uma justificativa que já foi considerada e rejeitada quando a regra foi discutida e aprovada pois o consenso na época foi que a regra deve ser aplicada mesmo quando esse argumento é valido. Tal argumento não é forte o suficiente para invalidar a regra.

Resultados claros[editar | editar código-fonte]

Text-x-generic-highlight-yellow-pen.png Resumindo: Se o final está claro não comece o processo, aplique o resultado esperado

Alguns processos já possuem um resultado claro antes mesmo de começar. Casos como esses são conhecidos como "nem que o inferno congele".

Citação: Senso comum escreveu: «Se um assunto só tiver hipótese de obter o efeito desejado quando o inferno congelar, então é melhor não forçar mais o seu avanço»

Desse modo devemos evitar cumprir os processos descritos nas regras quando o resultado está claro e esse processo só vai gerar um desgaste para os usuários. Aplicação na prática:

  • Um caso proposto mas que nunca foi discutido: Se um artigo foi eliminado por eliminação rápida, mesmo que nos limites das regras, e se tiver poucas hipóteses de sobreviver após restauro e votação, então o seu restauro pode ser contraprodutivo.

Prazos flexíveis[editar | editar código-fonte]

Text-x-generic-highlight-yellow-pen.png Resumindo: Flexibilize os prazos

Muitos dos processos da Wikipédia possuem prazos fixos para dar uma certa ordem as coisas. No entanto, encurtar ou aumentar o prazo pode trazer benefícios maiores que o de manter a ordem.

Quando um processo já possui um resultado claro antes de terminar devemos interromper o processo para evitar que se cumpra o prazo apenas para cumprir. Aplicação na prática:

  • Na candidatura a autorrevisor e reversor, removendo o prazo e permitindo que o primeiro administrador/burocrata a aprovar encerre o pedido
  • Na candidatura para editor de interface: "Uma vez feita a solicitação, esta ficará aberta durante uma semana (ou menos, caso esteja claro que o usuário cumpra os critérios de avaliação expostos no próximo parágrafo)"
  • Na candidatura a artigo bom: pode ser encerrada na metade do prazo caso não aja oposição e tenha cinco votos a favor (dois a menos que o necessário no processo normal)
  • Outras possíveis situações de encurtar o prazo já foram discutidas, como: Páginas para eliminar

Em outras ocasiões, os prazos forçam um ponto final para um processo que não devia terminar, sendo mais vantajoso continuar por mais algum tempo para dar a oportunidade de editar artigos ou para a discussão continuar e se avaliar melhor a situação. Aplicação na prática:

  • Prorrogação nas páginas para eliminar, quando após os sete dias iniciais a comunidade se mostra dividida ou não houve participação suficiente.
  • Prorrogação nas candidaturas a administrador, caso os burocratas fiquem em dúvida se o resultado reflete a opinião da comunidade.
  • Outras possíveis situações de aumentar o prazo já foram discutidas, como: Revalidação.

Justifique[editar | editar código-fonte]

Text-x-generic-highlight-yellow-pen.png Resumindo: Dê um bom motivo para ignorar as regras

Citação: René Descartes1 escreveu: «Bom senso é de todas as coisas do mundo a mais igualmente distribuída, pois todo mundo acha que possui bastante bom senso de modo que mesmo aqueles mais difíceis de agradar em todos os outros assuntos nunca desejam mais bom senso do que eles já possuem»

Ao ignorar uma regra estamos usando o nosso bom senso para isso. Mas mesmo assim devemos justificar os motivos de estarmos ignorando a regra. Baseie seus argumentos nos princípios fundadores, políticas existentes e e nos interesses de uma enciclopédia, e não apenas no seu bom senso. Falar para o outro usuário "simplesmente use o bom senso" é suscetível de ser interpretado como um insulto, por bons motivos. Se em um caso particular você achar que seguir literalmente uma regra ou fazer algo que uma regra tecnicamente permite prejudica a Wikipédia, então ao invés de dizer aos que discordam de você para usar o bom senso, se concentre apenas em explicar porque ignorar a regra vai melhorar a Wikipédia neste caso em específico.

Tenha cuidado ao citar esses princípios de forma muito agressiva. Embora seja bastante aceitável explicar suas ações ao dizer "me parece bom senso", você deve ter cuidado para não implicar que outros editores estão sem senso comum, o que pode ser considerado incivilidade. Os wikipedistas possuem diversas origens étnicas, religiosas, políticas, culturais e ideológicas, e possuem percepções bem variadas sobre tudo desde ciência até comprar sapatos. Outros editores são suscetíveis a atribuir significados e valores a palavras e conceitos bem diferentes que você, então procure explicar seus argumentos tanto quanto possível. Citar políticas e recomendações concretamente terá mais resultado que simplesmente citar "senso comum" e ficar por isso mesmo.

O que "Ignore todas as regras" não quer dizer[editar | editar código-fonte]

  • Não significa que qualquer acção é justificável. Não é uma carta de trunfo nem uma carta branca. Um ignorador-de-regras deve justificar como as suas acções melhoram a enciclopédia se for desafiado. Na verdade, toda a gente deve ser capaz de fazer isto em qualquer altura. Em casos de conflito, o que conta como melhoria é decidido por consenso.
  • Não impede que aponte as regras a alguém que as quebrou, mas por favor considere que o seu julgamento pode ter sido correcto. (Veja também Wikipedia:Assuma a boa fé.)
  • Não é uma resposta se alguém perguntar porque quebrou uma regra. A maioria das regras foi derivada através de muitas experiências bem pensadas e existe por razões muito boas; por isso também só devem ser quebradas por boas razões.
  • Não é uma isenção de prestação de contas. Ainda é responsável por efeitos razoavelmente previsíveis das suas acções na enciclopédia e em outros editores.
  • Não é um convite para usar a Wikipédia para propósitos contrários ao de construir um enciclopédia livre. (Veja também Wikipedia:Sobre e Wikipedia:O que a Wikipédia não é.)
  • Não quer dizer necessariamente que existe uma excepção para toda a regra. Violação de direitos de autor flagrantes, por exemplo, não fazem uma enciclopédia melhor.

Leituras[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Descartes, René. Discurso sobre o Método. [S.l.: s.n.], 1637.
Info  Nota ortográfica: Esta página foi revista para obedecer às normas do Acordo Ortográfico de 1990.