Wikipédia:Lista de artigos com problemas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Páginas com fontes questionáveis[editar código-fonte]

Páginas órfãs[editar código-fonte]

Ver: Especial:Páginas órfãs

Páginas sem fontes[editar código-fonte]

Páginas curtas[editar código-fonte]

Ver: Especial:Páginas curtas

Artigos desatualizados[editar código-fonte]

Artigos sem imagem[editar código-fonte]

Ver: Wikipedia:Imagens pedidas e Categoria:!Artigos sem imagens

Artigos a serem wikificados[editar código-fonte]

Ver: Categoria:!Artigos precisando de wikificação

Artigos a serem reciclados[editar código-fonte]

Ver: Categoria:!Páginas a reciclar

Deixo abaixo tradução do conceito de maçonaria no ponto de vista anglófono(os países que falam inglês):

Maçonaria é uma organização fraternal que surgiu a partir de origens obscuras, em finais do século XVI e XVII. Maçonaria agora existe em diversas formas em todo o mundo, com uma participação estimada em cerca de 5 milhões de euros (incluindo cerca de 480.000, na Inglaterra, Escócia e Irlanda sozinho, e pouco menos de dois milhões nos Estados Unidos). [1] [2] As diversas todos partilham formas ideais morais e metafísicos, que incluem, na maioria dos casos, uma declaração constitucional de crença em um Ser Supremo [3].

A Fraternidade é organizado administrativamente em Grand Lodges (ou, por vezes, orienta), que rege cada uma a sua própria jurisdição, que consiste na subordinação (ou componente) Lodges. Grand Lodges reconhecem uns aos outros através de um processo de marcos e regularidade. Há também appendant organismos, que são as organizações relacionadas com os principais ramos da maçonaria, mas com a sua própria administração independente.

Maçonaria usa as metáforas da operatório stonemasons' ferramentas e implementos, contra o pano de fundo o prédio alegórico do Rei Templo de Salomão, para transmitir o que foi descrito por ambos os maçons e os críticos como "um sistema de moralidade velada na alegoria e ilustrado por símbolos." [4] [5] TEXTO SOBRE MAÇONARIA MUITO MAL TRADUZIDO--Osvaldo Lofego (discussão) 04h30min de 27 de fevereiro de 2010 (UTC)[responder]

"horário de verão". Sugiro substituir a expressão pela forma correta que deve ser "hora de verão",conforme consta,apropriadamente,nos decretos oficiais,inclusive o usado na lista de referências.Algumas fontes,ainda que 'oficiais',trazem o mesmo erro que se repete,também,na informação do 'pelo horário de Brasília',etc.O correto é "hora [legal]de Brasília,de Roma,de qualquer lugar,em que pese a insistência,no erro,de jornalistas arrogantes...

Revoluções[editar código-fonte]

Constam-se alguns problemas, principalmente falta de fontes. Poderiam ser supridas através de referências de sites, ensaios, citações de livros internacionais nas Wikipédias inglesa e espanhola.

Artigos a revisar[editar código-fonte]

Ver: Categoria:!Artigos a revisar

Páginas de tradução inadequada[editar código-fonte]

Ver: Categoria:!Artigos mal traduzidos

Páginas que violam o princípio da imparcialidade[editar código-fonte]

Ver: Categoria:!Artigos parciais, Categoria:!Artigos em disputa

  • Afrocentrismo: Algum tipo de edição tentou utilizar alguma tese polêmica sem ter fontes. Pode gerar futuros problemas. A Wikipédia inglesa(en:Afrocentrism) está posicionado na tese básica de que o afrocentrismo "is a world view which emphasizes the importance of African people, taken as a single group and often equated with "Black people", in culture, philosophy, and history." Tradução: "uma visão do mundo que enfatiza a importância do povo africana, tomada como um grupo singular e freqüentemente igualada com a do "povo negro", na Cultura, Filosofia, e História."(citada com fontes no tópico inglês supracitado).

UMA ÁREA PROBLEMÁTICA, que estava em público até este momento na introdução do artigo: "Mesmo os grupos ditos negróides puros pelos afrocentristas apresentam genes caucasóides, negróides e até mesmo mongolóides; estes povos são chamados afro-asiáticos e englobam dos Somalis aos Etíopes".

UMA ÁREA PROBLEMÁTICA: "Manifesta-se como uma espécie de doutrina, corrente no meio acadêmico em determinados períodos da história, que enxerga as culturas não-européias de forma exótica e as encara de modo xenófobo".

Páginas sensíveis[editar código-fonte]

Páginas que já tiveram problemas de parcialidade e que podem voltar a ter.

  • César Maia
  • Coca-Cola
  • Islamismo
  • Maçonaria: SUGESTÃO: Subdividir o tópico em várias pernas para que possa se DISTINGÜIR O CONCEITO BRASILEIRO, O CONCEITO LUSITANO, O CONCEITO AFRICANO, O CONCEITO NO MUNDO E O CONCEITO NA ÁFRICA(PAÍSES LUSÓFONOS), onde poderia se desenvolver a definição de maçonaria nessas regiões. Ver fórum de discussão.
  • Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB)
  • Reencarnação: SUGESTÃO: Não seria interessante subdividir este tópico reencarnação em três âmbitos, no que definisse isso: o viés científico, viés religioso(cristã, espírita, islâmica, judaica etc...) e o viés filosófico? Isso vale para todos os tópicos(exemplo: circuncisão, em que as três áreas se fazem muito presentes.)

Outras listas de páginas com problemas[editar código-fonte]

Páginas marcadas com mensagens MediaWiki[editar código-fonte]