Wikipédia:Política de banimento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gtk-dialog-info.svg Esta página encontra-se inativa e é mantida por motivos históricos. Se quiser discutir sobre o assunto abordado é aconselhável fazê-lo na esplanada.
Razão: Política extinta por votação.

O banimento da Wikipédia é uma revogação formal dos privilégios de edição no todo ou em parte da Wikipédia. Um banimento pode ser temporário e de duração finita ou indefinido e potencialmente permanente. O convite padrão de "edite esta página" que a Wikipédia estende, não se aplica aos utilizadores banidos.

Editores podem ser banidos como resultado de um processo de resolução de disputa. Enquanto banimentos frequentemente se aplicam a todo o projeto, banimentos parciais são às vezes usados quando as atividades disruptivas de um utilizador limitam-se a uma página específica ou assunto determinado. Por exemplo, um usuário pode ser banido de um único artigo ou de todo um tema.

Usuários que violem banimentos parciais poderão ser bloqueados temporariamente para reforçar o banimento. Quando assim for julgado apropriado, banimentos parciais poderão ser estendidos para incluir páginas de discussão.

Banimento não deve ser confundido com bloqueio, um recurso técnico usado para prevenir que uma conta ou endereço IP edite a Wikipédia. Bloqueios são um mecanismo que pode ser utilizado para reforçar banimentos, mas são empregados mais frequentemente para lidar com vandalismo e violações da regra das três reversões. Bloqueios não são o único mecanismo usado para reforçar banimentos. Um banimento é um constructo social e, por si só, não desabilita a capacidade de um utilizador em editar qualquer página.

Decisão de banir

A decisão de banir um utilizador pode surgir de várias fontes:

  1. A comunidade da Wikipédia toma decisões de acordo com as políticas apropriadas definidas por ela e apoiadas pelo consenso, ou (mais raramente) seguindo o consenso sobre o caso em si. Se nenhum administrador propõe desbloquear um usuário e o bloqueio foi considerado apropriado pela comunidade, o utilizador é considerado banido.
  2. Numa mediação de conflito, o banimento pode ser recomendado como solução extrema, quando ficar evidente que o usuário não pretende submeter-se à solução proposta pelo mediador. Estes banimentos serão sempre temporários, com duração máxima de um ano.
  3. O mediador acima citado poderá indicar um tutor para acompanhar as atividades do utilizador faltoso durante um período probatório (a ser definido). Em caso de reincidência durante este período, o tutor poderá solicitar o banimento com a duração máxima prevista no item 2.
  4. Por analogia, tanto a Wikimedia Foundation quanto o Jimbo Wales detêm o poder de banir qualquer utilizador, embora raramente esta prerrogativa tenha sido exercida, mesmo na Wikipédia anglófona.

Banimento pela comunidade

Existem situações em que um utilizador esgota de tal modo a paciência da comunidade, ao ponto de ser bloqueado por um longo período e não haver nenhum administrador que se proponha a desbloqueá-lo. Tais utilizadores são bloqueados com base na política de bloqueio e mesmo após pedidos de revisão efetuados por membros da comunidade, houve o consenso entre os administradores de que o bloqueio não deveria ser levantado. Quando a maioria simples dos administradores em atividade falha em chegar a um consenso sobre a aplicação do bloqueio, o utilizador em questão pode ser finalmente desbloqueado ou pode ser bloqueado por um período ainda maior (através de pedidos de revisão provocados por factos agravantes). Editores que permanecerem bloqueados indefinidamente depois da devida consideração da comunidade (inclusive em relação aos pedidos de desbloqueio efetuados no foro adequado), serão considerados "banidos pela comunidade da Wikipédia" e terão seus nomes inscritos na lista de utilizadores banidos.

Processo de apelação

Banimentos impostos pela comunidade podem ser submetidos à apreciação em revisão de bloqueios. Banidos não devem criar sock puppets ou usar um IP para solicitar uma revisão. Em vez disso, devem pedir ao administrador de plantão por e-mail que seja preenchida uma solicitação em seu nome. A solicitação será então copiada e colada pelo administrador no local apropriado, para apreciação do colegiado de administradores em atividade.

Utilizadores que tiverem sido banidos indefinidamente só poderão apelar da decisão um ano depois da aplicação da pena. Ao utilizador banido reserva-se o direito de apelar a qualquer tempo à Wikimedia Foundation ou a Jimbo Wales. Todavia, concretamente, eles jamais se manifestaram em tais casos.

Lidar com utilizadores banidos

Espera-se que os utilizadores banidos deixem a Wikipédia (temporária ou definitivamente) com seu orgulho e dignidade intactos. Para tal, é considerado inadequado tirar vantagem da ausência do banido para fazer pouco caso ou zombar do mesmo.

Editar em prol de utilizadores banidos

Aos wikipedistas não é permitido postar ou editar material sob a direção de um utilizador banido, atividade denominada "procuração", a menos que sejam capazes de confirmar que as mudanças obedecem aos princípios da verificabilidade e que possuem razões independentes (e não sugeridas por terceiros) para fazê-las.

Evasivas e observâncias

O cumprimento dos banimentos pela Wikipédia deve levar em consideração uma série de interesses, muitas vezes antagônicos:

  • Maximizar a qualidade da enciclopédia;
  • Evitar incómodos ou agravos a quaisquer vítimas de identidade fraudulenta;
  • Maximizar o número de utilizadores que podem editar a Wikipédia;
  • Evitar conflitos no seio da comunidade com respeito a utilizadores banidos;
  • Dissuadir ou evitar que utilizadores banidos editem a Wikipédia.

Devido a estes vários aspectos, nenhum utilizador deve sentir-se obrigado a dar apoio formal a um banimento.

Bloqueios

A conta principal de qualquer utilizador banido é costumeiramente bloqueada 1 pela duração do banimento, seja ele temporário ou definitivo.

Se o utilizador banido criar fantoches para furtar-se ao banimento, estas serão bloqueadas em infinito. O mesmo raciocínio é válido quando o usuário banido utilizar um endereço IP estático.

Reinício e prorrogação do banimento ao ser tentado um subterfúgio

Qualquer tentativa de voltar a editar por parte de um utilizador banido, desrespeitando a pena aplicada, provocará a reinicialização ou prorrogação do "contador de banimento". Nenhuma consideração formal é normalmente necessária, e qualquer administrador de plantão pode aplicá-la.

Por exemplo, se alguém é banido por dez dias, mas no sexto dia tenta utilizar-se de subterfúgios para contornar o banimento, o "contador" é reinicializado e a duração total da pena é acrescida dos quatro dias que faltavam para completar o banimento original. Portanto, se não houver nova tentativa de furtar-se ao banimento, o utilizador ficará banido por dezesseis dias.

Observância na reversão de edições

Quaisquer edições feitas em desafio a um banimento podem ser revertidas pela observância da pena, a despeito dos méritos que a edição possua. Visto que o utilizador banido não está autorizado a fazer tais edições, não há necessidade de discuti-las antes da reversão. Ao reverter edições, deve tomar-se cuidado em não recolocar material que possa estar violando políticas fundamentais tais como Neutralidade, Verificabilidade e Biografias de Pessoas Vivas.

Espera-se que os demais usuários evitem recolocar edições feitas por utilizadores banidos. Editores que assim não procederem, assumem completa responsabilidade pelo conteúdo adicionado. Não é possível reverter páginas recentemente criadas, visto que não há nada para onde se reverter. Tais páginas devem ser eliminadas rapidamente. Qualquer utilizador pode colocar uma tag de {{pg-banido}} para marcar tal página.

Páginas de utilizador

Páginas de utilizadores banidos devem ter seu conteúdo substituído por um aviso do banimento e ligações para qualquer discussão aplicável ou páginas de tomada de decisão. O objetivo deste aviso é anunciar o banimento aos editores que encontrem edições feitas pelo utilizador banido. Diferentemente de editores que foram temporariamente bloqueados, aos utilizadores banidos não é permitido editar suas páginas de utilizador ou de discussão. Para assegurar que tal não ocorra e para impedir vandalismo por parte de adversários do banido, tais páginas serão bloqueadas para edição por utilizadores comuns.

Outros meios

Tentativas recorrentes de furtar-se ao banimento podem exigir a tomada de decisões técnicas mais sérias, como uma queixa formal dirigida ao administrador da rede na qual as edições se originam.

Reencarnações

Utilizadores banidos por vezes retornam à Wikipédia usando outro nome de utilizador. Obviamente, tais "reencarnações" serão tratadas como uso abusivo de sock puppets: a conta será bloqueada ao infinito e suas edições serão revertidas ou excluídas.

Influência exterior

A tentativa de coagir utilizadores através da ameaça de sanções legais, seja em qualquer lugar, é motivo suficiente para a aplicação do banimento imediato. Não havendo outros agravantes, a duração deste banimento será de no mínimo 30 dias.

Abrangência e reciprocidade

A Wikipédia lusófona não possui autoridade sobre a Meta-Wiki, projetos associados ou Wikipédias em outros idiomas. Como tal, banimentos gerados por esta comunidade ou pela deliberação do colegiado de administradores, não são extensíveis a outros projetos.

O reconhecimento recíproco de banimentos é uma área ainda não estabelecida na política interna, por conta da raridade de casos em que utilizadores banidos tentaram ingressar em outro projeto.

Ver também

Notas

  1. Conforme texto na en-wiki, do qual esse foi traduzido, isso se aplica nos casos em que o banimento abrange todo o projeto.