Wikipédia:Política de eliminação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Green check.svg Esta página documenta uma política da Wikipédia lusófona, uma norma amplamente aceita que todos os editores devem normalmente seguir. Quaisquer alterações devem ser consensuais. Ela foi decidida desde o início como base nos estatutos originais do projeto, com pequenas adaptações votadas devidamente pela comunidade.
Atalho:
WP:PDE
Política de eliminação vde
Por consenso
Categoria a verificar (4 itens)
Páginas para eliminar
Tutorial de nomeação
Tutorial de limpeza
Por problemas de direitos autorais
Categoria a verificar (17 itens)
Tutorial de nomeação
Tutorial de limpeza
Eliminação semirrápida
Categoria a verificar (198 itens)
Tutorial de nomeação
Eliminação rápida
Categoria a verificar (40 itens)
Tutorial de nomeação
Projeto Salvamento

A Eliminação é o processo pelo qual páginas são removidas da Wikipédia. Eliminar uma página não é o mesmo que esvaziar uma página. Uma página esvaziada pode ser editada e preenchida de novo e seu histórico continua acessível. Uma página eliminada desaparece, perde-se o histórico, podendo no entanto ser criada outra vez. O histórico de uma página eliminada é guardado temporariamente nos servidores da Wikipédia, e acessível a administradores, de modo a permitir o restauro de páginas eliminadas erradamente.

Razões para deleções

As razões para eliminação incluem, mas não são limitadas a, o seguinte (sujeito à condição que a melhora ou a eliminação de uma seção de ofensa, se prático, são preferíveis à eliminação de uma página inteira):

  1. Violações de direitos autorais e outro material que está dentro da política fair-use não aceito na Wikipédia em português
  2. Vandalismo, inclusive redirecionamentos inflamatórios, páginas que existem só para desacreditar o seu sujeito, absurdo evidente, ou linguagem inarticulada
  3. Publicidade ou outro spam sem conteúdo relevante (mas não um artigo sobre um sujeito relacionado com publicidade)
  4. Conteúdos iguais em páginas diferentes (a menos que fundir ou redirecionar seja apropriado)
  5. Artigos que não podem ser possivelmente atribuídos a fontes fiáveis, incluindo neologismo, teorias originais e conclusões, e artigos que são disparates (mas não artigos que descrevam disparates notáveis)
  6. Artigos nos quais todas as tentativas de encontrar fontes fiáveis para verificá-los falharem
  7. Artigos cujo sujeito não consegue se encontrar na guia de notoriedade relevante
  8. Artigos que quebram a política de Wikipedia:Biografias de pessoas vivas
  9. Predefinições redundantes ou inúteis de outra maneira
  10. Categorias que representam supercategorização
  11. Qualquer outro uso de artigo, predefinição, projeto, ou nome de usuário que é ao contrário da política estabelecida para nomes.
  12. Qualquer outro conteúdo não conveniente a uma enciclopédia
  13. Por ser maltraduzida ao ponto de ser incompreensível, geralmente feita por tradutores automáticos on-line.

Conceitos

Páginas que não se encaixarem nos padrões da Wikipédia podem ser eliminadas.

Páginas esvaziadas continuam existindo, porém sem conteúdo. Uma ligação interna para uma página eliminada é exibida na cor vermelha; para uma página esvaziada, ao contrário, ela aparece na cor azul, mesmo que a página em questão esteja vazia.

Páginas eliminadas ficam guardadas em uma espécie de "lixeira", visível apenas aos administradores e eliminadores. As páginas podem ser restauradas, isto é, a eliminação de páginas pode ser revertida.

Todas as eliminações ficam registradas no log de deleção, visível por todos os usuários em Especial:Log.

A eliminação é contrária ao espírito inicial da cultura wiki. Esta possibilidade foi introduzida na Wikipédia devido à proliferação de material que nada tinha a ver com uma enciclopédia. Por esta razão, a função de eliminação de páginas só está disponível para administradores e eliminadores. Os administradores e eliminadores não escolhem, entretanto, quais páginas propostas à eliminação por consenso devem ser excluídas. Eles apenas executam a função de eliminação de acordo com uma decisão que é tomada por toda a comunidade (vale lembrar que os votos dos administradores e eliminadores valem tanto quanto o voto de qualquer usuário, visto que eles não possuem privilégios editoriais em relação aos demais).

Métodos

Existem quatro métodos distintos para eliminação de páginas na Wikipédia lusófona.

  • Eliminação por consenso: o método mais tradicional de eliminação consiste em nomear um artigo para eliminação. O item é listado em uma página especial (Wikipedia:Páginas para eliminar) e os editores discutem se o artigo deve ser mantido ou apagado. Findo um prazo estipulado previamente, os votos são computados e um administrador ou eliminador apaga ou não o item, conforme a decisão da comunidade.
  • Eliminação semirrápida: método considerado alternativo, intermediário entre a eliminação por consenso e a eliminação rápida, foi instituído oficialmente em 26 de junho de 2009. É um meio termo entre a eliminação por consenso e a eliminação rápida. Devem receber esta marcação os artigos aos quais se acredita que possam apresentar alguma notoriedade, no entanto têm o conteúdo muito mal-desenvolvido, com propaganda, aparente pesquisa inédita ou sejam simples esboços que não apresentem o motivo de sua relevância. A marcação ESR significará que o criador e demais interessados terão um prazo para melhorar o artigo ou explicar em sua aba de discussão o porquê de ele ser enciclopédico. Se a marcação não resultar em nenhuma melhoria dentro do tempo proposto, qualquer administrador ou eliminador poderá eliminá-lo. Se uma melhoria ou argumentação for tentada nesse meio tempo, mas não se conseguir chegar a um consenso sobre o assunto, o artigo poderá ser encaminhado para eliminação por consenso.
  • Eliminação por problemas de direitos autorais: páginas que sejam comprovadamente violações de direitos autorais (VDA) recebem uma marcação especial e permanecem de "quarentena" por um período de tempo estabelecido pela comunidade. Se, após esse prazo, não forem substituídas por outras sem este problema, são eliminadas pelos administradores ou eliminadores.
  • Eliminação rápida (ER): certos tipos de itens não precisam passar pelo processo tradicional de consenso para serem eliminados. Trata-se de páginas para as quais a comunidade deliberou que pode ser aplicada uma regra de eliminação rápida (ER). Nesses casos, as páginas simplesmente recebem uma marcação especial. Ao deparar-se com uma página indicada para ER, o administrador ou eliminador confirma a validade da marcação à luz das normas vigentes e, em caso positivo, elimina a página.

Para cada um destes quatro métodos, existem critérios e regras que definem em que situações as páginas podem ser eliminadas e como devem ser apurados os resultados das votações para eliminação.

Documentação

As ligações abaixo apresentam, de modo organizado, toda a documentação disponível na Wikipédia a respeito do processo de eliminação. Ver também Ajuda:Guia de eliminação.

Eliminação por consenso

  • Wikipedia:Eliminação por consenso: descreve de forma geral o processo de eliminação por consenso. Aborda as regras formais para eliminação segundo esta metodologia, e contém links para os resultados de discussões anteriores e das decisões históricas da comunidade que deliberaram sobre o assunto.
  • Tutorial de nomeação: descreve todos os passos necessários para a nomeação de uma página para eliminação. Contém recomendações e dicas sobre situações especiais, tais como nomeações múltiplas e renomeações.
  • Tutorial de eliminação por consenso: recomendações gerais sobre como participar e como contribuir para manter o processo de eliminação eficiente.
  • Tutorial de limpeza: voltado para administradores e eliminadores, descreve todos os passos necessários para executar a limpeza das páginas listadas para eliminação.
  • Onde ocorrem as votações para eliminação de páginas: Wikipedia:Páginas para eliminar (WP:PE)

Eliminação por problemas de direitos autorais

Eliminação semirrápida

Eliminação rápida

  • Wikipedia:Eliminação rápida: descreve de forma geral o processo de eliminação rápida. Aborda as regras formais para eliminação segundo esta metodologia, e contém links para os resultados das decisões históricas da comunidade que deliberaram sobre o assunto.
  • Tutorial de nomeação: descreve todos os passos necessários para marcar páginas para eliminação rápida.
  • Tutorial de limpeza: voltado para administradores e eliminadores, contém recomendações gerais sobre como eliminar páginas por ER.
  • Neste link são listadas todas as páginas marcadas para eliminação rápida: Categoria:Páginas para eliminação rápida.

Procedimento

O procedimento de eliminação de páginas é manual, o que significa que os itens são removidos um a um. Na barra de ferramentas superior que aparece para administradores e eliminadores, encontra-se uma aba que não existe para os demais editores, conforme indicado na figura abaixo.

WikipediaPtEliminar.png

Para eliminar o item, o administrador ou eliminador clica nesta aba, preenche um formulário indicando a razão para a eliminação e confirma a operação.

Ver também

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikcionário Definições no Wikcionário
Wikisource Textos originais no Wikisource
  • Wikipedia:Restauro, sobre o processo de restaurar páginas que tenham sido anteriormente eliminadas.
Info  Nota ortográfica: Esta página foi revista para obedecer às normas do Acordo Ortográfico de 1990.