Wikipédia:Presumindo a suposição de boa-fé

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Merge-arrows 2.svg Foi proposta a fusão desta página do projeto com Wikipédia:Não acuse ninguém de ataque pessoal por acusar um ataque pessoal. Pode-se discutir o procedimento aqui.
Editor, considere adicionar mês e ano na marcação. Isso pode ser feito automaticamente, com {{Fusão|1=Wikipédia:Não acuse ninguém de ataque pessoal por acusar um ataque pessoal|{{subst:DATA}}}}.
Merge-arrows 2.svg Foi proposta a fusão desta página do projeto com Wikipédia:Não insulte os vândalos. Pode-se discutir o procedimento aqui.
Editor, considere adicionar mês e ano na marcação. Isso pode ser feito automaticamente, com {{Fusão|1=Wikipédia:Não insulte os vândalos|{{subst:DATA}}}}.
Crystal Clear mimetype txt.png Este ensaio contém conselhos ou opiniões de um ou mais contribuidores da Wikipédia. Ensaios não são políticas nem recomendações, mas podem representar práticas já bem difundidas na comunidade ou ainda pontos de vista de minorias. Sinta-se livre e até encorajado para melhorar a página ou discutir na página de discussão, mas tenha prudência ao considerar esses pontos de vista já previamente trabalhados.

Em debates acalorados, os usuários muitas vezes citam a guia da Wikipedia de assumir a boa fé - ABF. Contudo, o mesmo ato de citar "assuma a boa fé", assume que o oponente está assumindo a má fé.

A Lei de Carbonite nos diz, "quanto mais um usuário invocar a assunção de boa fé como uma defesa, menor a probabilidade que disse o usuário estava a atuar de boa fé." Combinando a lei de Carbonite com ABF que produzimos a ASBF: Assuma a suposição da boa fé, que simplesmente afirma:


"Quando envolvidos em uma discussão, nunca é o melhor citar WP:Assumir a Boa-fé."


Na verdade, isto é simplesmente uma extensão do ABF, que permite que alguém incorretamente julgue as intenções ou presunções de alguém. O ABF reconhece que o ato de citar ABF necessita que assuma a suposição da má fé, e está assim aberto à sua própria forma de abuso — um abuso que a lei de Carbonite revela como uma eventualidade. Enquanto ABF ainda deve ser citada para situações especialmente odiosas, ou no debate entre novos usuários, deve ser evitado sempre que possível.