Wikipédia:Projetos/Animangá/Livro de estilo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Projeto Animangá

Este é um guia para a construção de artigos sobre anime e mangá. Como no livro de estilo geral as regras não são obrigatórias, mas como são utilizadas por todos os usuários, sugere-se que sejam seguidas para a padronização dos artigos.

Wikipe-tan cropped.png
Wikipe-tan face.svgPrincipalNuvola gaim.svgPortalNuvola apps klipper.pngTarefasNuvola apps kuser.svgParticipantesNuvola apps kpdf recolored.pngGuiaNuvola apps kchart.svgClassificaçãoIcon tools.svgFerramentas


Informações sobre os animes e mangás[editar | editar código-fonte]

As informações sobre o animangá devem seguir os critérios de notoriedade de elementos de ficção.

Todas as informações sobre os animangás são inicialmente escritas e agrupadas no artigo sobre o animangá e à medida que as informações são desenvolvidos e elas são desmembradas em artigos de suporte. Por exemplo, se tiver muitos personagens e informações sobre eles, eles são transferidos para uma lista de personagens. Os personagens que tiverem muita informação nessa lista merecem artigos próprios. O mesmo é válido para objetos, lugares, conceitos e outros elementos. Se uma seção no artigo ficar grande, ela pode ser separada num artigo próprio, mas a maioria dificilmente ficará grande um dia. Quando uma seção for desmembrada, deve ficar um texto bem pequeno e genérico para resumir a seção.

A separação dos elementos de ficção é feita respeitando os direitos máximos de um elemento conforme os critérios de notoriedade. Um personagem irrelevante não pode ter artigo próprio, mesmo se tiver muitas informações, e além disso essa grande quantidade de informação a mais pode ser provavelmente não-enciclopédica. Os direitos máximos dos elementos estão na tabela seguinte:

Direitos máximos[editar | editar código-fonte]

"Direitos" dos personagens "Deveres" dos personagens Exemplo
Artigo próprio + Sub artigos Deve aparecer na maioria dos episódios da série, sendo destaque nos mesmos Naruto Uzumaki (Naruto)
Artigo próprio Deve aparecer em mais de 50% da série, sendo destaque Winry Rockbell (Fullmetal Alchemist)
Listado e descrito em seções Deve aparecer em mais de 10% da série Videl (Dragon Ball Z)
Listado com uma ou duas linhas de descrição Deve aparecer na série e não ser figurante Steve Mason (Death Note)

Anime e mangá[editar | editar código-fonte]

O artigo sobre um anime e mangá deve ser o mesmo.

Vários animes diferentes da mesma franquia[editar | editar código-fonte]

  • Cada um dos animes deve ter artigo próprio se tiverem enredo diferente, com outros personagens, outro contexto ou outro mundo. Como é o caso de Yu-Gi-Oh! e Yu-Gi-Oh! GX.
  • Se um anime é continuação do outro, eles devem ter artigos separados se o estilo do anime mudar muito. Exemplo: Dragon Ball, Dragon Ball Z e Dragon Ball GT.
  • Se o anime é continuação do outro e não tiver diferença que não seja o nome, ele deve ser falado no artigo sobre o anime inicial e se a informação crescer muito ele é desmembrado em um novo artigo, contudo, não deve haver informações duplicadas, elas serão todas faladas no artigo inicial.

Estrutura do artigo[editar | editar código-fonte]

As páginas de animes devem seguir esta estrutura. Se alguma seção ficar muito grande, ela se tornará um artigo próprio.

1 – Tabela
A tabela de informações é inserida por meio da predefinição {{Info/Animangá}}. Ver as regras de utilização na página de discussão da mesma. Ela deve vir no começo de cada artigo. Ao definir as cores da tabela, é essencial garantir a acessibilidade do conteúdo, por exemplo, tomando cuidado para que haja contraste suficiente entre as cores do texto e do fundo. Além disso é preferível utilizar um padrão: colocar uma cor para um artigo, e todas as páginas desse artigo manter a mesma cor. Por exemplo, Naruto tem todas as suas tabelas amarelas. Qualquer dúvida, ver a página de disscusão dessa predefinição.
2 – Introdução
Comece com {{nihongo|Nome original|Nome tradução em língua}}, [que resulta em Nome original (Nome tradução em língua?) ] é um anime/mangá (escreva apenas o primeiro que foi criado). Informe o mangaká ou diretor e o gênero, e outras coisas importantes inicialmente.
Em poucas palavras, defina esse animangá, onde ele é publicado e um resumo simples para a história. Faça os leigos que lerem sobre determinado mangá entenderem rapidamente, pegando gosto para continuar a leitura. Uma recomendação é a pessoa que for escrever essa parte imaginar esse artigo em destaque: a introdução estará na página principal, logo ela deve ser bem escrita com bastante informação, mas sem contar muito do enredo.
3 – História
Coloque uma sinapse introdutiva de história para dizer do que se trata a história. Não pode conter spoiler. Não ponha muitos elementos, mas explique, se possível, pelo menos o primeiro volume do mangá. O máximo de informações possível sobre a história mas sem contar muitos elementos. Não se foque no personagem principal. Tente abranger o mangá como um todo. Seja imparcial. Se possível, coloque as sagas divididas depois da história.
4 – Elementos da História
Explique brevemente os termos do mangá. Explique como é a forma de poder (magia, espíritos, o que tiver), os objetos usados frequentemente, os lugares mais importantes. Sempre se lembrando de não contar muitos spoilers. Tente apenas introduzir o assunto. Para desenvolvê-lo completamente coloque um link para o artigo. Por exemplo: no mangá existem vários estilos diferentes de luta. Crie um artigo Estilos de Luta e lá desenvolva tudo o que tiver, na página principal apenas introduza o artigo.
5 – Personagens
  • Comece com os personagens principais. Faça um resumo deles.
  • Com uma linha de espaço, fale sobre os personagens secundários.
  • Com mais um espaço, faça uma lista dos outros, e onde eles aparecem.
Se as informações sobre algum personagem começar a crescer, fazer uma subseção para ele, e outra para o resto.
6 – Lugares
Listar os lugares fictícios existentes no animangá quando necessários. Se o animangá possui lugares especiais e incomuns, eles devem ser citados. Não é necessário citar lugares normais em certos animes como escola, Tóquio e a casa do personagem, já que são lugares típicos do Japão. Planetas, castelos e floresta petrificada já são exóticos.
7 – Sagas
Se o anime ou mangá forem divididos oficialmente em sagas, as sagas deveram ser citadas nesta seção. As sagas paralelas também.
8 – Desenvolvimento
Descrever a evolução da criação da série. Como foi desenvolvida com o passar do tempo. Fale sobre a história de produção. Quando começou, se teve problemas durante a produção. Se foi cancelado, e por qual motivo. Se a equipe foi modificada durante o processo. Enfim, fale sobre como foi feito o animangá.
9 – Diferenças entre o anime e o mangá
Criar uma seção para citar as diferenças entre o anime e o mangá.
10 – Lista de episódios
Se forem poucos episódios, eles devem ser listados numa seção. Se forem muitos eles devem ser listados num anexo separado.
11 – Filmes e OVAs
Criar uma seção para citar os filmes e OVAs feitos para o anime se existirem.
12 – Trilha sonora
Criar uma seção sobre as músicas da trilha sonora do anime. Incluindo aberturas e encerramentos dizendo os episódios. Falar de álbuns comerciais se existirem.
13 – Recepção e crítica
Dizer como o público recebeu o animangá e o que a crítica especializada acha.
14 – Censuras e mudanças
Criar uma seção para citar as mudanças e cortes sofridos pelo anime e mangá no lançamento no Brasil.
15 – Avanço da série
Crie subseções para o anime e para o mangá. Deve falar sobre a expansão da série pelo mundo, e datas de lançamento.
Coloque informações sobre o animangá na forma de lista. Volumes lançados, onde era lançado, que empresa publicava, quantos capítulos existem, e tudo o que couber aqui.
16 – Jogos de Video games
Criar uma seção para citar os jogos eletrônicos baseados no anime.
17 – Dubladores – Seiyu
Coloque uma lista dos dubladores do anime, do tipo:
  • Nome do personagem – [[Nome do dublador]]
  • Se o dublador dublar mais de um personagem, colocar o personagem em outra linha, nunca na mesma linha.
  • Ordenar a lista de acordo com a ordem de importância.
    • Primeiro os protagonistas e antagonistas.
    • Personagens Secundários.
    • Figurantes.
  • Caso haja uma lista para dubladores japoneses, e outra para dubladores brasileiros, criar uma subseção inicialmente como medida emergencial.
    • Juntar as duas seções formando uma tabela com os dubladores. Personagem | Dub JAP | Dub BRA
18 – Ver também
Na seção Ver também, coloque todas as subpáginas sobre o animangá. Se tiver mais de cinco subpáginas, considere criar uma predefinição para a série, com todos os links das subpáginas.
19 – Categorias
Os artigos de anime e mangá devem ser inseridos diretamente na categoria do gênero. Assim um anime sobre Mecha ficaria na Categoria:Animes de Mecha. Ver Categoria:Animes por gênero
20 – Interwikis
Colocar interwikis. Uma lista pode ser encontrada no artigo em inglês.

Lista de episódios / capítulos[editar | editar código-fonte]

  • Deve ser criada uma lista de episódios para o anime, e uma lista de capítulos para o mangá agrupados conforme a edição japonesa, e mencionando como é organizada a edição brasileira.
    • A lista de capítulos deve se chamar "Anexo:Lista de capítulos de", seguido do nome da série.

Artigos técnicos[editar | editar código-fonte]

Para criar um artigo sobre algum termo específico algumas regras devem ser seguidas. Primeiro introduza o artigo em um parágrafo, e copie a introdução da história escrita no artigo principal, para a pessoa saber sobre o que fala a série.

Depois desenvolva. Coloque o máximo de informações possíveis. Tente ser IMPARCIAL, não se importando com spoilers. Não coloque muita coisa da história, só os fatos, a não ser que seja extremamente importante.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Nome[editar | editar código-fonte]

O nome do personagem deve seguir padrões ocidentais:

  • O prenome deve vir antes do sobrenome
  • A grafia deve ser ocidental, se o nome japonês foi baseado num nome em inglês ou outra língua, deve ser usado o nome na língua original, mas e na versão dublada, a pronúncia for a mesma usada no Japão, deve-se usar a grafia japonesa (em romaji).

Listas[editar | editar código-fonte]

O conteúdo dos personagens deve ser inicialmente escrito em [[Anexo:Lista de personagens de {Nome do anime}], que terá uma seção para cada personagem do anime (agrupados em organizações). Apenas quando o conteúdo for suficiente para um artigo próprio deve ser feito um artigo a parte, resumir a seção do personagem, e colocar a predefinição {{artigo principal}}. A lista deve organizar os personagens em grupos para facilitar a orientação do leitor.

Artigo de grupos de personagem[editar | editar código-fonte]

Um grupo de personagens correlacionados podem ser descritos num artigo próprio sobre o grupo ao qual pertencem. O grupo começa a ser descrito na lista de personagem e quando o grupo fica grande, ele recebe artigo próprio e as informações dos personagens do grupo irão juntos para o artigo do grupo.

Agrupamento por local[editar | editar código-fonte]

Uma forma de agrupar os personagens é agrupar pelo lugar de origem ou onde vivem. Um lugar mesmo não merecendo artigo prórprio pode ter um artigo somente para listar os personagens pertencentes a esse lugar.

Agrupamento por filme[editar | editar código-fonte]

Outra forma de agrupar os personagens que aparece somente em um certo filme do anime. Assim os personagens podem ser todos descritos no artigo sobre o filme.

Artigo próprio do personagem[editar | editar código-fonte]

  1. Introdução: Para os personagens que tiverem artigo próprio eles devem inicar o texto com "Personagem X ({{nihongo|<u>Nome em japones</u>}} éum personagem do [[{anime, mangá, anime e mangá, filme, etc, dependendo do que tiver no animangá}]] [[Anime X]]. Após isso será introduzido o personagem, sua personalidade, onde ele nasceu, o que ele faz. Sem dar spoilers.
  2. História: Coloque a predefinição {{revelações sobre o enredo}} e comece a história. Coloque toda a história dele, sob o ponto de vista dele (é preferível que você tome o lugar de um narrador observador dos fatos que acontecem em volta da personagem em questão). No personagem principal coloque a história toda, tudo o que tiver da história coloque nele, na ordem que o mangá mostra. Depois, pode-se encerrar os spoilers com a predefinição {{spoiler-fim}}.
  3. Diferença entre anime e mangá: Caso o animangá tenha versões em anime e em mangá, e tenham diferenças entre elas, criar a seção e informe também as diferenças entre a participação do personagem no mangá e no anime.
  4. Predefinição da série: Como existe o artigo do animangá, da lista de personagens, e do personagem, a série já deve ter uma predefinição própria, normalmente com o nome do animangá. Neste caso inserir, antes das categorias, a predefinição {{Nome do animangá}}
  5. Categorias: O personagem deve ter no mínimo a categoria do animangá, mas se existir uma categoria específica para os personagens da série ele deve estar categorizado apenas na categoria para os persoangens. Adicionar então na categoria [[Categoria:Personagens de Anime X]].
  6. Interwikis: Adicionar os interwikis caso existam. É válido adicionar o link para uma seção de uma lista caso a outra wikipedia só tenha informações sobre o personagem na lista de personagens da série. Caso não exista conteúdo sobre o personagem em outras wikis adicionar a predefinição {{Sem interwiki}}.

Profissionais[editar | editar código-fonte]

Uma personalidade do ramo merece um artigo próprio, claro. Uma introdução sobre quem ele é, alguns de seus trabalhos de maiores destaques e uma seção sobre trabalhos com um resumo de suas participações em trabalhos e uma lista de trabalhos do tipo:

  • Nome do animangá (ano de lançamento).

Dubladores e Seiyu[editar | editar código-fonte]

  1. Introdução
  2. Lista de trabalhos:
    [[Nome do animangá]] ([[ano de lançamento]]) — [[Nome do personagem]]
    Dublagens de personagens principais de anime devem ter a linha toda em negrito.
  3. Prêmios: Citar os prêmios recebidos e indicações, incluindo sempre o link para o prêmio, e uma referencia caso não exista artigo para o prêmio. Se existir o próprio artigo dará as referencias para todos os premiados.
  4. Referencias e fontes: Criar a seção "Referencias e fontes", indicando de onde o conteúdo foi baseado. Algumas fontes são Anime Blade, AnimeNfo e enciclopédia anime. Caso esses sites não tenham um link específico para dubladores é necessário ir na página do anime e ver se ele está listado lá.
  5. Ligações externas: Colocar o texto "Ligações externas" como título da seção. Usar a predefinição {{link}} para listar os sites.
  6. Categorias: A categoria é [[:Categoria:Dubladores de Nome do país]]. Caso o dublador faça também outros trabalhos (ator, cantor, etc), adicionar também essas categorias, no mesmo estilo (Cantor de Nome do país)
  7. Interwikis: Caso o dublador tenha artigo em outra Wikipédia colocar o link. Caso contrário usar a predefinição {{Sem interwiki}}

Nomes em japonês[editar | editar código-fonte]

Na Wikipédia existe um formato padrão para a escrita de referências em japonês, verifique o item de ajuda sobre esse padrão.