Wikipédia:Projetos/Biografias/Brasil 500

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Os 500 Mais dos 500 anos da História do Brasil, segundo a Wikipédia.

O objetivo desse projeto é simples: Estabelecer uma lista dos quinhentos brasileiros mais conhecidos/influentes/importantes nesses pouco mais de quinhentos anos de história do país, ao passo que atingimos 500 mil artigos na Wikipédia. Para isso, eu estou estabelecendo o mínimo de tempo possível, para que o projeto seja suficientemente dinâmico e não caia no esquecimento na Wikipédia. Data limite para o término da lista: 15 de novembro, dia da Proclamação da República Brasileira.

Com essa lista, pretende-se focar no desenvolvimento dessas biografias e destacar o máximo possível para que possamos justificar a existência de Wikipédia em português, não apenas como uma tradução das outras para quem não sabe ler inglês, alemão ou francês. Todos os membros da Wikipédia em português (não só os brazucas) estão convidados a participar.

Estratégia[editar código-fonte]

Tratá-la como um wikievento, não apenas como um projeto para sabe-lá-Deus-quando. Assim sendo, ações de gerenciamento de informação como anúncios regulares do desenvolvimento do projeto, anúncios pelos canais de comunicação utilizados pela comunidade para eventos e agilidade, com data marcada, entre outros.

Cronograma[editar código-fonte]

Entre hoje, 6 de outubro e 31 de outubro (3 semanas, portanto), será elaborada uma lista com todos os possíveis candidatos. Eles serão separados em duas categorias: "consenso" e "candidatos". Aqueles que possuem consenso da comunidade ficarão fora da votação. Duvido que Pelé ou Lula gerem algum tipo de dúvida sobre se devem entrar ou não. A lista de consenso terá vaga imediata para a lista final e poderá ser passada para a lista de candidatos a qualquer momento antes da votação caso alguém entenda que o artigo não mereça tal privilégio baseado em critérios técnicos. Entre 1 e 15 de novembro ocorre a votação baseada na lista de candidatos, para que as vagas finais sejam devidamente preenchidas, com uma bela apresentação final para uma lista que se propõe referência para os próximos anos na Wikipédia em português.

Coordenação[editar código-fonte]

Estou abrindo a possibilidade de coordenação para quem estiver disposto. Quanto mais ajuda, menos trabalho cada um tem.

  1.  Ð. Indech  図   11h56min de 6 de outubro de 2009 (UTC)[responder]
  2. Christian msg 12h43min de 6 de outubro de 2009 (UTC)[responder]
  3. Pati♥ Reginamsg 19h17min de 6 de outubro de 2009 (UTC)[responder]
  4. insira seu nome aqui