Wikipédia:Projetos/Ciências sociais/Recursos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Recursos externos

Nesta página são disponibilizados recursos externos que podem ser úteis para escrever e referenciar artigos da Wikipédia relacionados com as ciências sociais.

Geral[editar código-fonte]

Para todos os assuntos cobertos por este WikiProjeto.

Fonte url Comentários
Scielo [1] Permite pesquisar artigos em uma coleção de periódicos científicos brasileiros, com acesso ao texto completo sem pagamento ou cadastro. É possível pesquisar com até três filtros combinados por AND, OR ou AND NOT e especificando os campos título, autor, assunto, resumo do artigo, ano etc. Já a pesquisa em formulário livre, sem possibilidade dessas especificações, elimina o limite de três filtros. Há também acesso a periódicos de Portugal, América do Sul, Caribe e Espanha (a opção "Regional" pesquisa em todos os países).
Portal Periódicos (CAPES) [2] Permite pesquisar por publicações científicas pagas e gratuitas. A busca avançada por base possibilita listar apenas as bases de dados de acesso gratuito referentes à grande área desejada — nas ciências humanas, por exemplo, lista 133 bases de dados com acesso livre a periódicos, livros, teses e estatísticas publicadas em português e outras línguas.
Portal Domínio Público [3] Portal mantido pelo governo federal brasileiro. Há vários materiais (imagem, som, vídeo e texto) que podem ser utilizados para referenciar artigos. Há uma pesquisa refinada, pelo título, autor, idioma tipo de mídia e categoria, sendo essa última podendo refinar o assunto, escolhendo direito, psicologia, sociologia, além de várias outras categorias.
Insira aqui o nome do site [4] Forneça comentários sobre o site inserido.

Antropologia[editar código-fonte]

Fonte url Comentários
Instituto Antropos [5] Site de um instituto de antropologia. Há artigos sobre diversos povos, podendo ser pesquisado facilmente. Esse instituto abriga uma revista de antropologia e de missiologia.

Direito[editar código-fonte]

Fonte url Comentários
Consultor Jurídico [6] Revista eletrônica que publica notícias ligadas a temas jurídicos. Ganhou 4 prêmios e é acessado por advogados, juízes e ministros de tribunais. Há artigos de opinião de várias pessoas da área jurídica. É utilizado como fonte por grandes jornais e veículos de comunicação.
Supremo Tribunal Federal [7] Site oficial do Supremo Tribunal Federal, a corte mais alta do Brasil. Poderá ser pesquisado qualquer ação vinda da Suprema Corte que cause polêmica a nível regional ou nacional.
Supremo Tribunal de Justiça de Portugal [8] Site oficial do Supremo Tribunal de Justiça, a corte mais alta de Portugal. Poderá ser pesquisado qualquer ação vinda da Suprema Corte que cause polêmica a nível regional ou nacional

Economia[editar código-fonte]

Fonte url Comentários
The Economist [9] The Economist é uma revista semanal inglesa que defende o livre-comércio, do internacionalismo e da mínima interferência do governo, especialmente nos negócios de mercado. O site contém um sistema de pesquisa simples, mas útil.

Relações Internacionais[editar código-fonte]

Fonte url Comentários
BrasilGlobalNet [10] Sítio mantido pelo Ministério de Relações Exteriores do Brasil detalhando as relações comerciais entre o Brasil e diversos outros países. Útil para artigos sobre relações bilaterais do Brasil.