Wikipédia:Projetos/Música/Álbuns/Livro de estilo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Information icon.svg Esta página (em desenvolvimento) tem como objectivo auxiliar a manutenção de artigos sobre álbuns de música.
Discuta aqui qualquer procedimento que ache pertinente.

Este é um manual para desenvolver artigos sobre álbuns, concebido por membros do WikiProjeto Álbuns. O seu uso deve ser entendido apenas como guia para a criação e desenvolvimento de forma correcta e padronizada de páginas sobre álbuns. Em certos pontos, poderá utilizar como exemplo para artigos sobre canções.

Diretrizes gerais[editar | editar código-fonte]

Título[editar | editar código-fonte]

O nome do artigo deve corresponder ao título do álbum, logo a desambiguação deve ser feita apenas se necessário. Quando não existe outro uso enciclopédico para o nome do trabalho, não deve ser feita a sua desambiguação (London Calling, e não London Calling (álbum)). Se existe um outro artigo com o mesmo nome, para os álbuns de estúdio basta usar o formato "<nome do álbum> (álbum)", por exemplo, "Hard Candy (álbum)". Se houver mais de que um álbum com o mesmo título, em seguida, desambigue colocando o nome do artista no título, fazendo '<nome do álbum> (álbum de <nome do artista>)", por exemplo "Indestructible (álbum de Disturbed)". Em caso extremamente necessário de desambiguação, aplica-se ao título o tipo de álbum que trata o artigo, por exemplo se possuir um formato de EP ou vídeo será: "<nome do álbum de vídeo> (álbum de vídeo de <nome do artista>)" ou "<nome do EP> (EP de <nome do artista>)". Para casos de artistas que editem diversos álbuns com o mesmo título, a sua desambiguação deve ser feita através do ano, por exemplo, Weezer (álbum de 1994) e Weezer (álbum de 2001) (a menos que os álbuns tenham sido lançados no mesmo ano, nesse caso, o seu título deve ser desambiguado por alguma convenção comummente aceite).

No caso do título do álbum utilizar o alfabeto latino, o nome do artigo deve respeitar esse mesmo título. Traduções dos nomes dos trabalhos não devem ser incluídas ou assumidas no título, respeitando a denominação original dada ao álbum.

Se o título do álbum não é redigido com o alfabeto latino, o nome do artigo deve ser transliterado para usar caracteres latinos. Por exemplo, Vrisko To Logo Na Zo, não Βρίσκω Το Λόγο Να Ζω (nome escrito com alfabeto grego) e Boku no Miteiru Fūkei, não 僕の見ている風景 (nome escrito com alfabeto chinês). O título original deverá ser indicado entre parênteses (assim) na primeira frase de introdução do artigo, após a transliteração.

Formatação[editar | editar código-fonte]

Ao criar quaisquer artigos de álbuns, lembre-se que os títulos são formatados com duas plicas assim. O título do álbum deve estar em negrito na primeira frase da introdução e em cronologias.

Quando criar hiperligações para artigos de álbuns, use a barra vertical (|) para esconder os termos desambiguação, por exemplo, " [[Indestructible (álbum de Disturbed)|Indestructible]]", para fazer a ligação, e simplesmente irá aparecer assim "Indestructible".

Embora o uso da barra vertical seja normalmente desencorajada em páginas de desambiguação, títulos de canções e álbuns são uma excepção:

  • Para uma música, usar aspas duplas com a sintaxe: [[Rehab (canção de Rihanna)|"Rehab"]], para formatar o título como: "Rehab".
  • Para um álbum, utilizar duas plicas com a sintaxe: [[Indestructible (álbum de Disturbed)|''Indestructible'']], para formatar o título como: Indestructible.
  • Veja Wikipedia:Desambiguação para mais detalhes.

Capitalização[editar | editar código-fonte]

Para títulos de músicas, álbuns e nomes de bandas no idioma inglês, o padrão do projecto é capitalizar:

  1. A primeira e última palavra no título.
  2. Todas as outras palavras, à excepção de:

Note que os verbos curtos (ser) e pronomes (eu, ele, seu) são capitalizados.

Em títulos de músicas ou álbuns num idioma que não seja o inglês, o padrão do projecto é a utilizar a capitalização adoptada por esse idioma, e não a capitalização inglesa. Caso não tenha certeza sobre a formatação do título da obra, consulte fontes confiáveis no idioma da mesma para um uso apropriado.

Datas[editar | editar código-fonte]

Embora esta forma não seja obrigatória, poderá incluir o ano de lançamento de um álbum após mencionar o seu título pela primeira vez num artigo ou parágrafo ("o álbum da banda Nirvana, Nevermind (1991), foi o segundo lançamento da sua discografia"). Não estabeleça ligações internas nas datas ([[1991 na música|1991]]), em vez disso, se for apropriado, prefira fazer menção ao ano na seção "Ver também".

Não descreva datas incertas usando o nome da estação, por exemplo, "lançado no inverno de 1995". Isto pode ser ambíguo, pois as estações no hemisfério norte e sul ocorrem em horários opostos do ano. Em vez disso, use a data mais precisa possível, como "fevereiro de 1995" ou "início de 1995", se uma data mais precisa não poder ser verificada.

Topo do artigo[editar | editar código-fonte]

Marcações[editar | editar código-fonte]

A área anterior à caixa de informação de artigos deve ser utilizada para marcas e predefinições relacionadas com a Wikipédia, caso se aplique. Notas e ligações internas para desambiguações devem ser o primeiro componente do artigo; se o leitor abriu o artigo por engano, deverá ser-lhe apresentado um auxiliar de navegação. Avisos e alertas devem ser colocados após as notas superiores.

Caixa de informação[editar | editar código-fonte]

Na linha seguinte, sem qualquer espaçamento entre o topo da caixa de texto ou marcação wiki, a predefinição {{Info/Álbum}} deve ser acrescentada. Para evitar o uso da caixa de informação de forma incompleta ou inadequada, recomenda-se que copie e cole diretamente a partir da documentação da predefinição através da ligação acima, e não a partir de um outro artigo que pode não estar a usar a predefinição de forma correta.

Introdução[editar | editar código-fonte]

Na primeira frase do artigo, o título do álbum deve ser formatado em negrito e itálico. Também deve ser mencionada a nacionalidade do artista ou grupo, data de lançamento e editora discográfica quando possível. Se o álbum tem um título estendido que não é usado no nome da página, ou um nome alternativo, a introdução é o lugar apropriado para o descrever (ver The Beatles (álbum)). Indique ainda o número cronológico do tipo de obra na discografia (quarto álbum de estúdio de Bob Marley) ou caso seja o primeiro prefira usar "álbum de estreia de Nirvana".

É importante que a informação se mantenha breve e os detalhes apresentados mais adiante no corpo do artigo. Dependendo do comprimento do artigo, recomenda-se que se escreva de um a quatro parágrafos na seção introdutória. Tente resumir e capturar os detalhes importantes sobre o álbum que chamem a atenção do leitor. Providencie de material factual e não inclua pesquisa inédita.

Corpo do artigo[editar | editar código-fonte]

De seguida, é apresentada uma lista de possíveis seções que podem ser incluídas num artigo sobre um álbum. Como nem todas as obras são iguais, seria complicado elaborar uma lista uniforme de seções obrigatórias, mas geralmente é preferível que o texto em prosa seja prioritário e as tabelas e listas (créditos, desempenho comercial, lista de faixas, etc.) deixadas para o final. Crie apenas seções para as quais existe informação disponível. Por exemplo, no caso de haver informação apenas para escrever uma única frase sobre o título de um álbum, considere fundir o seu conteúdo com uma seção relevante. Se houver informação suficiente sobre o título de um álbum para escrever uma peça detalhada com vários parágrafos, então o mais indicado é criar uma seção indicada sobre o assunto.

Sinta-se livre para expressar a sua criatividade e ignorar todas as regras sempre que desejar!

Digressões[editar | editar código-fonte]

As digressões nem sempre são notórias o suficiente para vigorarem num artigo individual (ver WP:TURNE). Nestes casos, a informação sobre concertos e festivais deve ser incorporada na página do artista ou grupo ou na do álbum que a impulsionou. Não inclua a lista de datas ou receitas, a menos que o espetáculo não tenha notoriedade suficiente para ter artigo individual. Breves detalhes e aspetos sobre o sucesso comercial e financeiro, outros atos musicais envolvidos na digressão, constituição do palco ou outras participações especiais devem ser mencionados.

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

Esta secção deve ser dedicada a uma visão geral da recepção de um álbum por parte da crítica, documentada por fontes secundárias fiáveis como comentários, livros ou artigos respeitáveis. Certifique-se que inclui opiniões minoritárias também, devidamente citadas. Além disso, a forma como o álbum afectou a cultura de uma sociedade deve ser mencionada para consolidar ainda mais a sua notabilidade.

As críticas profissionais podem incluir apenas opiniões escritas por jornalistas de música profissional, DJ ou qualquer pessoal de publicações na imprensa com um editorial (pagos ou voluntários), e equipas de guionistas (que exclui blogues pessoais). O padrão para a inclusão deve atender a orientação da Wikipédia para fontes confiáveis ​​e independentes da editora discográfica, artista, etc. Uma lista de algumas fontes de opiniões de profissionais está disponível aqui. Devido a sua proliferação e ao facto de serem duvidosas, listas (por exemplo, Rolling Stone's 100 Greatest Punk Rock Albums of the Early 1980s) não devem ser incluídas. Este tipo de listas não deve ser enumerada, mas sim citada no texto em prosa como apropriado.

Predefinição para críticas[editar | editar código-fonte]

A maior parte das informações devem ser incluídas em formato de prosa, complementando com as avaliações listadas na predefinição {{Críticas profissionais}}, como um resumo em forma de tabela. A predefinição não deve ser uma substituta para uma secção em forma de parágrafo, a menos que a avaliação não possa ser precisamente resumida a uma classificação em estrelas, ou a uma frase como "desfavorável". Se a um artigo estiver a faltar uma secção de recepção em prosa, mas a informação é apenas apresentada na tabela, adicione o parâmetro |semprosa = sim à predefinição, que assinalará as páginas que necessitam de atenção.

Não inclua mais de dez avaliações na predefinição, como discutido pela comunidade. Quando escolher as fontes de crítica, considere a sua notabilidade e mantenha o ponto de vista neutro. Para álbuns mais clássicos, experimente incluir apenas críticas contemporâneas, mas sim mais recentes também.

Distinções[editar | editar código-fonte]

Os álbuns podem ser distinguidos com prémios de prestígio por publicações e associações. Isto pode incluir também listas de álbuns mais vendidos num determinado ano ou qualquer outro tipo de reconhecimento. Este tipo de informação deve ser adicionada com cuidado e assinalada por ordem alfabética. Este tipo de informação deve ser gerida e adicionada de forma cuidadosa. deixando evidente a sua notoriedade.

Listas de faixas do álbum[editar | editar código-fonte]

Para uma melhor apresentação do alinhamento das faixas contidas no respectivo álbum, utilize a predefinição {{Lista de faixas}}.

Créditos pessoais[editar | editar código-fonte]

Deve ser incluída uma secção denominada "Créditos", que indica os nomes de quem trabalhou no álbum, e respectivamente que tarefa desempenhou. Os nomes devem estar a direccionar para o artigo principal e a secção deve ser acompanhada de referências fiáveis.

Tabelas musicais[editar | editar código-fonte]

Os álbuns que são populares o suficiente para aparecer em tabelas musicais oficiais, tais como Billboard 200 ou UK Albums Chart, devem ter uma seção que informe o seu desempenho comercial. Deve ser incluída uma tabela com as melhores posições nas listas de cada país, evitando referir o número de dias, semanas ou edições em que a obra permaneceu nesse mesmo lugar. Consulte a ligação interna acima para consultar uma lista de tabelas musicais a incluir e a evitar.

Certificações[editar | editar código-fonte]

Um álbum que tenha vendido ou sido distribuído por um certo número de unidades num país recebe uma condecoração em forma de certificação. Este tipo de reconhecimento deve ser mencionado no corpo do artigo, ou caso possua mais do que uma certificação, apresentada uma tabela com a lista dos vários prémios recebidos. A predefinição {{Certificação}} deve ser utilizada para especificar o número e nível recebido.

Histórico de lançamento[editar | editar código-fonte]

Os álbuns podem ser lançados em países, datas, formatos, por editoras e com números de catálogo distintos. Deve ser incluída uma tabela (ver exemplo abaixo) referenciada para esta informação. A caixa de informação deve apenas mencionar a primeira data de lançamento, seja qual for o país.

País Data Editora discográfica/Gravadora Formato Catálogo
 Reino Unido 22 de Novembro de 1968 Apple Vinil duplo PMC 7067-8
 Estados Unidos 25 de Novembro de 1968 Apple, Capitol SWBO 101
 Japão 11 de Março de 1998 Toshiba-EMI CD duplo TOCP 51119-20
21 de Janeiro de 2004 Toshiba-EMI Vinil remasterizado TOJP 60139-40

Final do artigo[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ao colocar a predefinição {{Referências}} no final do artigo, será exibida uma coleção de todas as fontes citadas ao longo da página. É recomendado que sejam utilizadas as predefinições para referências que as formatam de forma automática e correta.

Tenha especial atenção na identificação de fonte confiáveis adicionadas aos artigos. Sítios e páginas do tipo wiki que sejam geridas por utilizadores, tais como Discogs ou Rate Your Music, nunca devem ser utilizados como fontes. O uso de redes sociais como o Facebook ou o Twitter deve ser evitado. Para uma lista de sugestões de boas referências para artigos sobre álbuns, consulte Wikipédia:Projetos/Música/Álbuns/Fontes.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Artigos sobre álbuns podem conter uma seção de ligações externas, mas devem ser incluídas apenas hiperligações oficiais e relevantes. Matérias sobre o artista e não sobre o álbum em si não necessitam de serem incluídas, uma vez que devem estar na biografia do respetivo músico. Ligações para avaliações individuais não devem ser incluídas aqui; em vez disso, adicione texto em prosa que descreva os comentários notórios numa seção apropriada. Podem ser acrescentadas ligações externas para letras de faixas e vídeos de singles, mas recorde-se que as ligações externas não devem violar os direitos de autor.

Predefinições de navegação[editar | editar código-fonte]

Se o artista ou grupo possuir uma predefinição de navegação, esta deve ser adicionada após as ligações externas mas antes da lista de categorias. Se um artista ou grupo possuir uma coleção significativa de lançamentos ou artigos relacionados, e ainda não tiver uma destas predefinições, pode encontrar as instruções necessárias na ligação interna acima que lhe permite criar uma.

Ver também[editar | editar código-fonte]