Wikipédia:Projetos/Música/Álbuns/Livro de estilo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A página está num processo de expansão ou reestruturação.
Esta página está a atravessar um processo de expansão ou reestruturação. A informação presente poderá mudar rapidamente, podendo conter erros que estão a ser corrigidos. Todos estão convidados a dar o seu contributo e a editar esta página. Caso esta não tenha sido editada durante vários dias, retire esta marcação.

Esta página foi editada pela última vez por Vitorvicentevalente (D C) 20 meses atrás. (Recarregar)

Information icon.svg Esta página (em desenvolvimento) tem como objectivo auxiliar a manutenção de artigos sobre álbuns de música.
Discuta aqui ou aqui qualquer procedimento que ache pertinente.

Estilo[editar | editar código-fonte]

Nome[editar | editar código-fonte]

Se existe um outro artigo com o mesmo nome, para os álbuns de estúdio basta usar o formato "<nome do álbum> (álbum)", por exemplo, "Hard Candy (álbum)". Se houver mais de que um álbum com o mesmo título, em seguida, desambigua, colocando o nome do artista no título, fazendo '<nome do álbum> (álbum de <nome do artista>)", por exemplo "Indestructible (álbum de Disturbed)". Em caso extremamente necessário de desambiguação, aplicasse ao título o tipo de álbum que trata o artigo, por exemplo se possuir um formato de EP ou vídeo será: "<nome do álbum de vídeo> (álbum de vídeo de <nome do artista>)" ou "<nome do EP> (EP de <nome do artista>)".

Formatação[editar | editar código-fonte]

Ao criar quaisquer artigos de álbuns, lembre-se que os títulos são formatados com duas plicas assim. O título do álbum deve estar em negrito na primeira frase da introdução e em cronologias.

Quando criar hiperligações para artigos de álbuns, use a "tubagem" para esconder os termos desambiguação, por exemplo, usar a sintaxe " [[Indestructible (álbum de Disturbed)|Indestructible]] ", para fazer a ligação, e simplesmente irá aparecer assim "Indestructible".

Embora a "tubagem" ser normalmente desencorajada em páginas de desambiguação, títulos de canções e álbuns são uma excepção:

  • Para uma música, usar aspas duplas com a sintaxe: [[Rehab (canção de Rihanna)|"Rehab"]] , para formatar o título como: "Rehab".
  • Para um álbum, utilizar duas plicas com a sintaxe: [[Indestructible (álbum de Disturbed)|''Indestructible'']], para formatar o título como: Indestructible.
  • Veja Wikipedia:Desambiguação para mais detalhes.

Capitalização de títulos[editar | editar código-fonte]

Para títulos de músicas, álbuns e nomes de bandas no idioma inglês, o padrão do projecto é capitalizar:

  • A primeira e última palavra no título.
  • Todas as outras palavras, à excepção das conjunções coordenativas (e, mas, ou, nem), preposições (de, para', no, a, sobre), artigos (uma, a,o), e a palavra para no infinitivo. Note que os verbos curtos (ser) e pronomes (eu, ele, seu) são capitalizados.

Em títulos de músicas ou álbuns num idioma que não seja o inglês, o padrão do projecto é a utilizar a capitalização adoptada por esse idioma, e não a capitalização inglesa.

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

É uma secção que deve ser dedicada a uma visão geral da recepção de um álbum por parte da crítica, documentada por fontes secundárias fiáveis como comentários, livros ou artigos respeitáveis. Certifique-se de incluir opiniões minoritárias também, devidamente citadas. Além disso, a forma como o álbum afectou a cultura de uma sociedade deve ser incluída para consolidar ainda mais a sua notabilidade.

As críticas profissionais podem incluir apenas opiniões escritas por jornalistas de música profissional, DJ, ou por qualquer pessoal de linhas ou publicações na imprensa com um editorial (pagos ou voluntários) e equipas de guionistas (que exclui blogues pessoais). O padrão para a inclusão deve atender a orientação da Wikipédia para fontes confiáveis ​​e independentes da editora discográfica, artista, etc. Uma lista de algumas fontes de opiniões de profissionais está disponível aqui. Devido a sua proliferação e ao facto de serem duvidosas, listas (por exemplo, Rolling Stone's 100 Greatest Punk Rock Albums of the Early 1980s) não devem ser incluídas.

A maior parte das informações devem ser incluídas em formato de prosa, complementando com as avaliações listadas na predefinição {{Críticas profissionais}}, como um resumo em forma de tabela. A predefinição não deve ser uma substituta para uma secção em forma de parágrafo, a menos que a avaliação não possa ser precisamente resumida a uma classificação em estrelas, ou a uma frase como "desfavorável". Se a um artigo estiver a faltar uma secção de recepção em prosa, mas a informação é apenas apresentada na tabela, adicione o parâmetro |semprosa = sim à predefinição, que assinalará as páginas que necessitam de atenção.

Não inclua mais de dez avaliações na predefinição, como discutido pela comunidade. Quando escolher as fontes de crítica, considere a sua notabilidade e mantenha o ponto de vista neutro. Para álbuns mais clássicos, experimente incluir apenas críticas contemporâneas, mas sim mais recentes também.

Distinções[editar | editar código-fonte]

Distinções são prémios de prestígio dados a um álbum por publicações e associações. Isto pode incluir um álbum do ano ou algum outro tipo de reconhecimento. Este tipo de informação deve ser adicionada com cuidado e assinalada por ordem alfabética.

Conteúdo do artigo[editar | editar código-fonte]

Corpo principal[editar | editar código-fonte]

Escreva uma descrição do álbum. Escreva o básico primeiro (isto é, informações que devem ser contidas na caixa de informação). Então, escreva sobre o álbum e a sua produção, suas influências e seu efeito sobre a cultura (com referências, é claro). Porque o artigo inteiro é sobre o álbum, é recomendável que haja cabeçalhos de secção com títulos como "Tema e fundo musical" ou "Sobre o álbum".

Providencie de material factual. Não inclua "pesquisa inédita", tais como opiniões sobre um tema, ou interpretações das letras ou até mesmo declarações sobre o que o álbum é "sobre", a menos que eles podem ser fornecidos sob a forma de citações que podem ser referenciadas a partir de fontes com alguma credibilidade (como o compositor, ou um intérprete notável). Outros sites estão disponíveis para pessoas que querem dar interpretações subjectivas de canções.

Listas de faixas do álbum[editar | editar código-fonte]

Para uma melhor apresentação do alinhamento das faixas contidas no respectivo álbum, utilize a predefinição {{Lista de faixas}}.

Créditos pessoais[editar | editar código-fonte]

Deve ser incluída uma secção denominada "Créditos", que indica os nomes de quem trabalhou no álbum, e respectivamente que tarefa desempenhou. Os nomes devem estar a direccionar para o artigo principal e a secção deve ser acompanhada de referências fiáveis.

Tabelas musicais e sucessão[editar | editar código-fonte]

Álbuns que são populares o suficiente para aparecer em tabelas musicais oficiais proeminente devem ter uma secção intitulada "Desempenho nas tabelas musicais". Esta secção deve descrever os registos na história das tabelas de música, e geralmente inclui uma tabela mostrando as melhores posições. Se o álbum alcançou em algum país a primeira posição, abaixo da tabela deve ser incluída uma caixa de precessão e sucessão. Para ajudar a pesquisar o histórico de um álbum veja a lista de sites confiáveis que incluem as posições alcançadas nas tabelas musicais abaixo.

Certificações[editar | editar código-fonte]

Na caixa de informação e no corpo do texto, deve conter a informação da certificação do álbum, caso tenha sido certificado em álbum país, por alguma entidade. Veja Wikipedia:Projetos/Música/Álbuns/Certificações, para mais informações.

Datas de lançamento[editar | editar código-fonte]

Deve ser incluída uma tabela referenciada, com as datas de lançamento do álbum nos diferentes países ou no mundo.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Apenas hiperligações oficiais devem ser colocadas, site oficial do álbum (se tiver). As ligações externas, não devem violar os direitos de autor.