Wikipédia:Projetos/Manutenção/Grupo de Trabalho de Revisão de Textos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Grupo de Trabalho de Revisão de Textos é um braço do WikiProjeto Manutenção que se dedica a identificar e corrigir erros gramaticais e ortográficos nos artigos da Wikipédia.

Introdução[editar código-fonte]

A Wikipédia é uma enciclopédia online colaborativa, livre e aberta a todos. Qualquer pessoa com acesso à internet pode alterar os conteúdos, sem a necessidade de ser um especialista no assunto. Contudo, como em qualquer atividade humana, erros podem acontecer. Alguns desses erros envolvem palavras digitadas incorretamente ou frases construídas de forma alheia às regras gramaticais da língua portuguesa.

Numa tentativa de diminuir o número de textos com erros, este grupo de trabalho foi formado para tentar planejar e coordenar uma estratégia para corrigir esses erros. Não se tem aqui a pretensão de corrigir toda a Wikipédia - são 1 122 744 artigos, número que só aumenta, sem contar os artigos que são expandidos. O que se pretende é tornar o trabalho de revisão de textos - que já ocorre de forma isolada por parte de alguns editores que trabalham independentemente - mais coordenado e, assim, mais eficiente.

Como identificar artigos com erros[editar código-fonte]

Sendo um projeto colaborativo, é natural que os conteúdos da Wikipédia sejam desenvolvidos por vários editores, embora não sejam raros artigos criados e expandidos por praticamente uma pessoa só. Sendo assim, ao identificar um erro logo na introdução de um artigo, pode ser ou não que haja mais deles no resto do artigo. Uma pessoa pode ter criado um artigo extenso sem nenhum erro, e outra pessoa pode ter adicionado um parágrafo com algum deslize de ortografia.

Buscar por erros comuns (exemplo: "haviam muitas", entre aspas) pode ajudar a prover uma lista inicial de artigos com erros. Mas lembre-se que esta busca, por exemplo, não retornará resultados como "haviam naquela época muitas". Isto é um exemplo de como a procura por erros nem sempre é simples.

O que NÃO deve ser corrigido[editar código-fonte]

  • Comentários de outros usuários em qualquer página de discussão. Editar comentários alheios é considerado indelicado, mesmo que seja apenas para corrigir erros.
  • Erros intencionais, com algum contexto (ex: "Mim Quer Tocar", faixa do álbum Nós Vamos Invadir sua Praia, do Ultraje a Rigor.)
  • Citações, desde que o erro não tenha sido causado por distração de quem transcreveu o texto. Na dúvida, e quando possível, cheque a fonte, ou consulte o autor da edição.
  • Variações da língua portuguesa. "Univerço" é uma grafia errada da palavra "universo" em qualquer versão da língua portuguesa. Contudo, "actividade" é uma grafia aceitável em Portugal e em países africanos, conquanto no Brasil só se aceite a grafia "atividade". Para saber mais sobre como lidar com as variações do nosso idioma, veja Wikipédia:Versões da língua portuguesa e sua lista de equivalências.
  • Estilos de escrita determinados pelo Livro de Estilo, que é como o nosso manual de redação. Para saber mais, veja Wikipédia:Livro de estilo, leitura fundamental para quem quer colaborar com revisão de textos.

Como corrigir[editar código-fonte]

Evite sumários de edições que possam soar sarcásticos, ofensivos, agressivos ou humilhantes. Limite-se a descrever de forma resumida o que você fez.

Correto:

  • Correções gramaticais/ortográficas
  • Corrigindo erros

Incorreto:

  • Nossa, alguém faltou às aulas de português...
  • Analfabetos agora podem editar a Wikipédia??
  • Credo, aqui tem mais erros que numa redação da primeira série.

Participantes[editar código-fonte]

Este projeto é aberto a todos e todas, sinta-se livre para assinar no final da lista (utilizando # ~~~~) caso você queira participar.

  1. Moemawiki (discussão) 21h09min de 26 de maio de 2015 (UTC)[responder]
  2. Claudio M Souza (discussão) 21h12min de 26 de maio de 2015 (UTC)[responder]
  3. Victão Lopes Diga! 21h34min de 26 de maio de 2015 (UTC)[responder]
  4. JMGM (discussão) 00h36min de 27 de maio de 2015 (UTC)[responder]
  5. HCa (discussão) 06h18min de 27 de maio de 2015 (UTC)[responder]
  6. Lucas msg 16h57min de 27 de maio de 2015 (UTC)[responder]
  7. Luz28 (Msgn) 17h15min de 27 de maio de 2015 (UTC).[responder]
  8. Luís Angelo "Tuga1143 10h48min de 31 de agosto de 2015 (UTC)[responder]
  9. Caiomarinho (discussão) 00h48min de 17 de junho de 2017 (UTC)[responder]