Wikipédia:Proposição de carta de entendimento entre a Wikimedia Foundation e voluntários brasileiros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Desde 2006 existem esforços para ser estabelecido um capítulo local da Wikimedia no Brasil. No entanto, por diversos fatores — dentre os quais falta de pessoas interessadas oriundas dos projetos Wikimedia e a extensão continental do país — até o momento tais esforços ainda não foram concretizados. Nesse meio tempo, no entanto, surgiu a já conhecida Wikimedia Portugal.

Capítulos existentes: (fundados), (aprovados), (em planejamento) e (em discussão).

O Brasil, juntamente com a Índia, é um dos locais que a Wikimedia Foundation considera como estratégicos para o seu crescimento. Existem diversas potenciais parcerias que podem beneficiar a Wikipedia, o Wikimedia Commons e os demais projetos de cultura livre da Wikimedia de forma inimaginável. — Acesso a fontes fiáveis geralmente restritas a pesquisadores e doação de textos e multimídias em licenças livres são apenas dois dos cenários possíveis.

No entanto, até o momento, os brasileiros não conseguiram estabelecer por conta própria uma instituição que viabilize tais maravilhosas parcerias. A Wikimedia Foundation tem ciência disso e não quer deixar passar mais nenhuma oportunidade.

Novidades em 2011[editar código-fonte]

No Wikimania de 2011, funcionários da Wikimedia e editores voluntários se reuniram para discutir a situação. Os voluntários foram comunicados de que a própria Wikimedia está em esforços iniciais para que seja estabelecido um escritório local da Foundation no Brasil, muito provavelmente na cidade de São Paulo.

Isso não é de todo algo inédito. A Índia tenta, desde 2004, estabelecer seu local chapter. Por motivos semelhantes a Foundation decidiu ela mesma estabelecer um escritório local na Índia. As experiências entre a organização e voluntários indianos despertaram reflexões entre os voluntários que estiveram presentes na Wikimania de 2011 — reflexões estas traduzidas na Carta de Entendimento.

A Carta de Entendimento[editar código-fonte]

A chamada Carta de Entendimento é um pedido dos voluntários brasileiros que estiveram na Wikimania de 2011 para que a Wikimedia Foundation adote, sempre que possível, medidas máximas de transparência, que o escritório oficial seja uma solução temporária e que não seja inviabilizada a futura criação de uma entidade no Brasil totalmente gerida por voluntários.

Wikimedianos que não estiveram presentes na referida Wikimania mas que concordam com os termos da carta são fortemente encorajados a tornarem-se signatários da mesma. Dessa forma, a Wikimedia Foundation poderá pesar de forma mais justa suas decisões quanto às atividades e quanto aos desejos dos voluntários brasileiros.

Tal assinatura não cria nenhum vínculo ou obrigação, apenas apoia o texto de seus autores.

A coleta de assinaturas dos apoiadores ocorrerá por tempo indeterminado.

Para centralização de esforços (já que serão diversas as wikis contactadas para que seus editores apoiem a iniciativa), tais assinaturas estão centralizadas em uma página do Meta-Wiki.

Notas
  1. Por se tratar de outra wiki, talvez você deseje, antes de assinar, personalizar suas configurações de assinatura no Meta-Wiki.
  2. Esta não é uma votação como as que ocorrem na Wikipédia lusófona, mas sim, uma coleta de assinaturas.
    1. Apesar disso, o uso de sockpuppets é desencorajado e pode resultar em punições.
    2. Opiniões discordantes são bem-vindas, mas na forma de comentários, nas páginas de discussão em que forem aplicáveis.