Wikipédia:Ptwikis/PtwikisBot

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

PtwikisBot é um robô que pode ser operado por qualquer usuário com acesso ao projeto ptwikis no Tool Labs, ele é tanto um usuário na wiki como também é um robô IRC que fica nos canais dos projetos lusófonos.

Tarefas na wiki[editar código-fonte]

Nenhuma no momento

Funções no IRC[editar código-fonte]

Links
Ao se digitar algum texto com [[wikilinks]] ele irá transformar em uma url para a página relacionada à wiki do canal ou dependendo do prefixo, ex: [[en:link]] gera link para Wikipédia em inglês, [[b:link]] gera link para o Wikilivros, etc.
Monitoramento das mudanças recentes e avisos sobre possíveis vandalismos
As mudanças recentes da Wikipédia são monitoradas em tempo real, o robô exibe avisos no canal #wikipedia-pt-botsconectar sobre eventos como bloqueios e disparos de filtros, os avisos podem ser modificados conforme a necessidade de quem frequenta o canal. Peça a um operador para adicionar novas funções.
!admin
Quando alguém usa esse comando em algum canal o robô avisa no canal #wikipedia-ptconectar que alguém está chamando administradores em outro canal.

Lista de comandos[editar código-fonte]

Os comandos só podem ser usados por quem tem cloak Wikimedia.

Comando Função
!link
!sem link
Ativa e desativa a conversão de wikilinks no canal.
!avisos Apenas no canal #wikipedia-pt-botsconectar: Liga e desliga avisos sobre disparos de filtros ligados a vandalismo ou outros filtros em grande quantidade.
!avisos+ <cloak>
!avisos- <cloak>
Adiciona e remove usuários que ativam os avisos assim que entram em #wikipedia-pt-botsconectar, deve ser utilizado o cloak do usuário (ex: !avisos+ wikipedia/nome-na-wiki).
!mr <flag> Exibe mudanças recentes relacionadas à flag (veja tabela abaixo). Quando não indicada flag as mudanças recentes são desligadas.
!entre em <canal> Faz o robô entrar no canal pedido.
!saia Faz o robô deixar o canal.
!reload Recarrega as funções do robô. Esse comando só tem utilidade para os programadores do robô.
Flags para mudanças recentes
Flag O que é exibido
ips Edições de IPs.
sem grupo Edições de usuários registrados que não possui nenum dos grupos: autorrevisor, reversor, administrador, eliminador ou burocrata.
com grupo Edições de usuários que possuem algum dos grupos: autorrevisor, reversor, administrador, eliminador ou burocrata.
bot Edições de robôs
filtro Disparos de filtros que desautorizam.
registro[/tipo] Se não informado o tipo, exibe todos registros; se informado um tipo, exibe os registros desse tipo, por exemplo !mr registro/newusers exibe os registros que aparecem em Especial:Registro/newusers.

Para operadores[editar código-fonte]

Os arquivos do ptwikisBot se encontram na pasta /bot do ptwikis, novos scripts do robô deverão ser colocados nessa pasta.

Robô na wiki[editar código-fonte]

O pywikibot já está configurado com a versão core que é compartilhada no Tool Labs, um script desenvolvido para usar a versão core deverá rodar normalmente e editar usando a conta Usuário:PtwikisBot.

Poderá ser usado também os scripts padrões do pywikibot usando o comando python /shared/pywikipedia/core/pwb.py script argumentos.

Seja cauteloso ao usar o pywikibot, ele foi instalado para a realização de tarefas em que seja vantajoso a manutenção por mais de um operador e tarefas que se beneficiem de outros recursos do ptwikis, use preferencialmente seu próprio robô quando não houver vantagens em usar o ptwikisBot. Ao usar o robô faça um pedido de robô se a tarefa for grande, se estiver realizando algo simples certifique-se de que você está identificado como o operador da tarefa. O mal uso do robô poderá incorrer em seu bloqueio ou desinstalação.

Robô IRC[editar código-fonte]

O robô IRC está conectado à rede Freenode em todos canais dos projetos lusófons listados em WP:Chat, e também está ligado ao irc.wikimedia.org no canal pt.wikipedia, do qual recebe as mudanças recentes na Wikipédia.

O arquivo principal do robô IRC é o ircbot.py, que usa Twisted (en:Twisted (software)) para fazer a conexão com os servidores IRC, e existe o arquivo secundário bottools.py. Essa separação em dois scripts é feita para que o robô possa ser reconfigurado sem precisar ser reiniciado, ao reconfigurar as funções em bottools.py use o comando !reload em algum canal IRC para recarregar as funções.

No bottools.py existe a função cmd, essa função recebe comandos que começam por "!" ou "ptwikisBot:", processa o comando e se a função retorna uma string ela é enviada ao mesmo canal que enviou o comando, a função é sempre chamada em uma thread separada para que uma demora no processamento do comando não pare os outros processos do robô.

Iniciar e parar
Para parar o robô IRC use o comando jstop ptwikisbot estando logado no ptwikis (após become ptwikis), em qualquer pasta. Para iniciar entre na pasta /bot e use o comando jstart -j y -cwd -mem 600m -N ptwikisbot ircbot.py.