Wikipédia:Robôs/Pedidos de aprovação/Felipe L. Bot

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

pedidoediçõescontadorlogsblock userblock logflag logflag botSUL util

Operator: Felipe L. Ewald

Automatic or manually assisted: Manual

Programming language(s): WPCleaner

Function summary: Corrigir os erros reportados pelo projeto Check Wikipedia.

Edit period(s) (e.g. continuous, daily, one time run): semanal (uma ou duas vezes)

Edit rate requested: 7 edições por minuto.

Already has a bot flag (Y/N): Não

Function details: Venho fazer este pedido, pois de acordo com os termos de utilização de semirrobôs é necessário definir um limite de 20 segundos entre as edições, o que torna inviável a utilização do WPCleaner: o programa não coloca as edições numa fila de espera, permitindo assim, que se continue editando as páginas. Também venho fazer esta solicitação para evitar que estas edições menores fiquem enchendo a lista de mudanças recentes atrapalhando assim a verificação de vandalismos.

Neste link é possível visualizar as estatísticas do Check Wiki. Pretendo corrigir todos os erros da lista, não tendo nenhum em especifico, mas creio que irie começar com o nº 19.

Já aproveito para informar que futuramente pretendo fazer um pedido para utilizar o AutoWikiBrowser para auxiliar no processo. Obrigado.

Discussion[editar código-fonte]

Olá Felipe. Nunca usei o WPCleaner, mas pelo que vi na documentação dele (que você traduziu), em Opções>Limites tem o campo "Tempo mínimo entre as edições consecutivas", você tentou colocar 20 nesse campo? Mesmo se você tiver o robô aprovado você precisará limitar a velocidade para 6 edições por minuto (uma a cada 10 segundos), e em todas wikis existem regras sobre velocidade máxima de robôs, provavelmente existe alguma configuração para limitar a velocidade, pois não dá para aprovar um robô que não tem limite de velocidade. E também reparei que você não é autorrevisor, robôs são ferramentas que exigem atenção e conhecimento das regras do projeto, então ser autorrevisor é um requisito básico. Danilo.mac(discussão) 17h31min de 18 de fevereiro de 2015 (UTC)[responder]

Boa noite Danilo.mac(discussão). Primeiramente, obrigado por atender ao meu pedido. Em segundo lugar, desculpe pela demora em responder, mas com a volta as aulas o tempo ficou escasso. Sim, eu havia definido a opção "Tempo mínimo entre edições consecutivas" para 20 segundos e "Máximo de edições por minuto" em 3, pois fui alertado pelo usuário Marcos Dias ? que eu não estava seguindo os limites definidos para semirrobôs (que ocorreu porque o WPCleaner não está listado na página de semirrobôs).
Quanto à questão dos limites, bem, 10 segundos ainda são melhor que 20. No caso, as correções que pretendo fazer usando o WPCleaner são manuais (edição assistida), portanto não seria um bot. A questão é que a correção de determinados erros do Check Wiki não necessitam mais que alguns poucos segundos, por exemplo o erro número Nº 7 ou o Nº 8, pois o programa já mostra no código onde o erro está, assim, a conta de bot seria apenas para poder diminuir o limite de edições consecutivas para que nos momentos em que a correção levasse menos de 20 segundos o programa não ficasse "congelado" esperando o limite passar e para evitar que estas edições encham a lista de mudanças recentes e não para poder rodar algum bot.
Mas infelizmente creio que terei que esperar algum tempo ainda, pois não sou autorrevisor. Talvez eu tenha me equivocado na leitura das regras, mas não lembro de ter lido em Wikipédia:Robôs ou em Wikipédia:Política de robôs que era necessário ter o estatuto de autorrevisor, apenas em Wikipédia:Semirrobô e da forma como foi colocado dá a entender que para poder operar o AWB é que é necessário ser autorrevisor (ver proposta), mas pela lógica se é necessário ser autorrevisor para poder operar um semirrobô também seria para operar um robô. Creio que seria interessante deixar isso claro nas duas páginas supracitadas. Irei esperar uma resposta e em seguida penso que devo suspender o meu pedido. --Felipe L. Ewald (discussão) 21h46min de 21 de fevereiro de 2015 (UTC)[responder]

@Danilo.mac: Eu baixei o WPCleaner para analisar, e não diria que ele se enquadra como um robô ou semirobô. Ele apenas lista e exibe páginas para o usuário manualmente corrigir os erros (fazendo um sintax highlight nos erros). Ele até possui um botão para fazer algumas tarefas automatizadas como Bot, mas o próprio programa alerta que é um recurso experimental e que deve ser utilizado com precaução. Assim sendo, creio realmente ser desnecessário flag de robô para usar esse programa.

A opção que mencionou para limitar o número de edições realmente existe e fica um pouco escondida, mas é possível limitar o número de edições. O problema é que, por padrão, o software de fato vem configurado sem nenhum limite explícito. Creio que valha a pena colocar um aviso na documentação exigindo que todos os usuários a configurem. --Diego Queiroz (discussão) 01h51min de 26 de fevereiro de 2015 (UTC)[responder]

Caro Diego Queiroz, se ele não se enquadra como robô nem como semirrobô eu suponho que não seria necessário definir o limite de 20 segundos entre as edições, mas ao fazer isso, sem a flag de robô, estarei imundando as mudanças recentes. E, ao contrário, se definir o limite, a utilização do programa para correção de erros que não demandem mais de 20 segundos torna-se um pouco infrutífera. Obs.: na tela principal do programa há a opção "Projeto Check Wikipedia" que é a que eu utilizo para fazer as correções. Ela permite abrir várias páginas em abas, realizar as correções e então salvar.
Obrigado pela atenção e desculpe por ter tomado o seu tempo. Por não atender aos requisitos e por ser considerada desnecessária a flag de robô para a utilização do programa pelo Danilo.mac, estou Cancelado o meu pedido. --Felipe L. Ewald (discussão) 22h51min de 28 de fevereiro de 2015 (UTC)[responder]