Wikipédia:Seções de curiosidades

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Recomendação
O que se segue é uma recomendação da comunidade.
As recomendações são elaboradas através da experiência da comunidade e auxiliam no crescimento e na prosperidade do projeto.
Prefira utilizar a página de discussão antes de uma modificação que altere o contexto.
Atalhos:
WP:TRÍVIA
WP:TRIVIA
Text-x-generic-highlight-yellow-pen.png Resumindo: Seções com listas de informações variadas (como seções de "curiosidades") devem ser evitadas à medida que o artigo for desenvolvido. Estas informações se encaixam melhor ao artigo quando apresentadas de uma maneira organizada.

Evite criar listas de curiosidades. Diversos artigos contêm listas de fatos isolados, que costumam ser agrupados em sua própria seção, intitulada "Curiosidades", "Fatos", "Notas" (não confundir com a seção "notas" que armazena as notas de rodapé), "Trívia", "Miscelânea", "Outras informações", entre outros. Esta recomendação de estilo lida com a maneira com que estes fatos devem ser representados no artigo, e não se as informações contidas nestes fatos são realmente "curiosidades", ou se curiosidades devem ter lugar na Wikipédia.

As seções de curiosidade devem ser evitadas. Se sua existência for imprescindível, devem, na maioria das vezes, ser consideradas temporárias, até que um método melhor de apresentar estes fatos seja decidido.

Listas de informações variadas podem ser úteis no desenvolvimento de um novo artigo, na medida em que representam uma maneira fácil para os editores iniciantes de acrescentar informação sem ter de se preocupar com a organização ou apresentação do artigo; podem apenas acrescentar novos fatos à lista. No entanto, à medida que os artigos crescem, estas listas se tornam cada vez mais desorganizadas e de difícil leitura. Uma maneira melhor de organizar um artigo é agrupar e ordenar seus fatos de maneira lógica, dando-lhe uma apresentação integrada, que dê ao leitor contexto e transições suaves para cada conteúdo, seja um texto, lista ou tabela.

Guia

Seções de curiosidades não devem ser automaticamente removidas de maneira sumária dos artigos; pode ser possível integrar alguns dos itens ao texto do artigo. Alguns fatos podem ser encaminhados às seções existentes, enquanto outras podem fazer com que novas seções sejam criadas. Integre os itens de "curiosidade" ao corpo do artigo, se possível. Outra solução pode ser verificar se existem fontes a respeito deste tópico na cultura popular, e considerar utilizar estes itens como base para um novo artigo que discuta este tópico.

Itens que repitam informações já mencionadas em outros pontos do artigo, que não estejam fundamentados em fontes fiáveis, ou que não tenham importância significante ao assunto do artigo podem ser removidos na maioria dos casos.

Pode ser necessário fazer alguma pesquisa para contextualizar cada fato, ou acrescentar referências. Algumas informações podem ser especulativas ou estar incorretas factualmente, e deverão ser removidas; outras podem estar fora do escopo do artigo, e devem ser removidas ou movidas para outros artigos; já outras, como seções de "como fazer" ou fatos irrelevantes e/ou digressivos, que estejam fora do escopo da Wikipédia, devem removidas completamente.

O que esta recomendação não é

Existem diversos equívocos a respeito desta recomendação e do plano de ação que ela sugere:

  • Esta diretriz não sugere a remoção das seções de curiosidade, ou que elas sejam movimentadas para a página de discussão. Quando a informação ali contida for apropriada, é melhor que ela seja apresentada de maneira inadequada do que simplesmente não ser apresentada.
  • Esta diretriz não sugere que sempre se prefira prosa a listas. Muitas informações são melhor apresentadas no formato de lista.
  • Esta diretriz não sugere a inclusão ou exclusão de qualquer informação; ela serve apenas para dar recomendações de estilo. Questões sobre o que deve ou não ser incluído no artigo são abordadas pelas outras políticas e diretrizes da Wikipédia.

Nem todas as seções com listas são seções de curiosidades

Nesta recomendação, a expressão "seção de curiosidades" se refere ao conteúdo da seção, e não a seu nome. Uma seção de curiosidades é aquela que contém uma lista desorganizada e indiscriminada. No entanto, uma lista preenchida de maneira seletiva, relacionada a um tema relativamente específico, não é necessariamente uma seção de curiosidades, e pode ser a melhor maneira de se apresentar alguns tipos de informação.

Outras políticas têm prioridade

Devido à natureza das seções de curiosidades existentes em outras publicações (como o IMDb), é importante ressaltar que mesmo quando estas seções estiverem presentes nos artigos da Wikipédia, o seu conteúdo deve ser mantido de acordo com as outras políticas da Wikipédia.

Todas as seções dos artigos da Wikipédia, incluindo as seções de curiosidades e trívia, não podem conter especulações, rumores, "fatos" inventados, calúnia ou difamação. O grau de interesse público potencial que um assunto possa ter não o isenta de estar sujeito a regras como verificabilidade, ponto de vista neutro ou nada de pesquisa inédita (entre outras). Tenha também em mente que a melhor prática é sempre a de citar as fontes quando acrescentar novos fatos a qualquer seção, incluindo as seções de curiosidade.

Ver também